O que é um chapéu Budenovka?

A aparência característica do soldado do Exército Vermelho era a budenovka - um cocar complexo e multifuncional. Junto com a túnica e o sobretudo, é considerado o cartão de visita do Exército Vermelho Operário e Camponês.. Budenovka foi retratada em cartões postais e cartazes publicados há um século. Até agora, para os estrangeiros continua a ser um dos símbolos da Rússia.

Um pouco da história do aparecimento de budenovka

Não há uma resposta única para a questão de como surgiu Budenovka, porque existem duas versões desses eventos: soviética e imperial.

Budenovka do Exército VermelhoOs historiadores soviéticos explicam o surgimento deste cocar pela necessidade, em 1918, de equipar rapidamente os soldados do jovem Exército Vermelho e encontrar uma opção para usá-los em climas quentes e frios. A comissão que desenvolveu o novo uniforme militar incluiu os artistas Kustodiev, Vasnetsov e outros.

Logo as primeiras amostras foram enviadas para as unidades operacionais: sobretudos de abas compridas com fechos laterais complexos, túnicas, calças de montaria e chapéus de capacete, originalmente chamados de “heróis”.

Budenovka consistia em várias cunhas que formavam um topo pontiagudo. O formato do cocar lembrava os capacetes dos heróis épicos, por isso recebeu esse nome. No exército sob o comando de Frunze, foi gradualmente renomeado como “Frunze”. Quando o novo uniforme chegou aos cavaleiros de Semyon Budyonny, o nome renasceu como Budenovka, e não havia outras opções no futuro.

A versão imperial diz que neste uniforme, costurado pelo czar em 1915, as tropas russas deveriam participar do Desfile da Vitória sobre a Alemanha, em Berlim. Também foi criado de acordo com os esboços de Vasnetsov. Neste caso, pode-se explicar o seu estilo “heróico”. Capacetes, chapéus, sobretudos com “conversas”, túnicas largas, fechos neles e nos sobretudos - tudo está repleto de antigos motivos russos, estranhos à jovem república, engasgados de sangue.

Importante! De uma forma ou de outra, Budenovki apareceu no Exército Vermelho e existiu até 1943. Eles não resistiram ao teste da geada durante a guerra soviético-finlandesa de 1940 e gradualmente começaram a ser substituídos por protetores de orelha, bonés e bonés de verão mais quentes.

Que tipo de chapéu é esse?

menino em budenovkaA base do capacete de tecido Budenovka era um boné feito de 6 triângulos esféricos afilados conectados. Foi isolado com forro de algodão. Uma viseira oval costurada foi costurada na frente. Havia uma placa traseira na parte de trás. Se estivesse quente, era esgalgado, levantado e preso com botões na parte de trás do capacete. Se necessário, podia ser desatado e suas pontas alongadas protegiam o pescoço do vento, da chuva e do frio por todos os lados. Prendeu-se na frente, sob o queixo.

Um elemento obrigatório era uma estrela pentagonal como símbolo de pertencimento ao Exército Vermelho. Foi costurado na parte frontal central, acima da viseira. Inicialmente, as estrelas não eram vermelhas. Eles eram de cor azul e sua cor mudava dependendo da afiliação do soldado do Exército Vermelho a qualquer ramo do exército. A infantaria recebeu estrelas carmesim, a artilharia recebeu estrelas laranja, que posteriormente foram substituídas por estrelas pretas, e os cavaleiros receberam uma versão azul.

As tropas blindadas (mais tarde forças blindadas) receberam uma estrela vermelha, os aviadores receberam uma cor azul e as tropas de engenharia também aderiram à versão preta, os guardas de fronteira instalaram-se em estrelas verdes sobre um fundo cinza do cocar. E apenas em cartazes ou pinturas os soldados do Exército Vermelho eram sempre retratados usando Budenovkas com estrelas vermelhas..

O mesmo chapéu é usado pelos agentes de segurança desde 1922. A versão deles era azul escuro com uma estrela de tecido verde escuro. Um ano depois, a cor da budenovka foi alterada para preto e as estrelas para carmesim. No ano seguinte, o capacete tornou-se cinza escuro com uma estrela salpicada.

Várias versões de budenovka

Ao longo do seu quarto de século de história, este cocar sofreu várias alterações:

  • garota em budenovkaa versão da estrela do Exército Vermelho mudou - de tecido passou a ser metal, em forma de distintivo, depois novamente em tecido;
  • o tamanho da estrela também sofreu alterações, ora aumentando ora diminuindo;
  • Foi introduzida uma Budenovka de linho em vez de uma de pano, que passou a ser usada apenas no inverno. O cocar de verão não tinha placa traseira, mas tinha duas viseiras - uma na frente e outra atrás. Esta versão foi popularmente apelidada de “olá e adeus”.Com sua ponta afiada parecia um capacete alemão;
  • logo, em vez da versão de linho, foi introduzido um boné para o verão, e a versão de inverno foi mantida para a budenovka;
  • as cunhas esféricas do arnês em meados dos anos 20 começaram a terminar com uma extremidade mais plana em vez de afiada. O capacete ficou arredondado, o pomo ficou menos saliente. Sua altura geral diminuiu.

Como ela mudou agora?

budenovka modernaCancelado nas tropas regulares, o chapéu Budenovka foi preservado nas versões de chapéus infantis. A indústria produziu capacetes semelhantes para proteger a cabeça e o pescoço da criança do frio. Eles eram destinados a meninos em idade pré-escolar ou escolar primária. Juntamente com elementos alongados que escondem as orelhas e parte do rosto pelas laterais, este cocar foi reconhecido pelos pais como um cordão confiável contra as intempéries..

Muitos deles costuravam ou tricotavam eles próprios esses chapéus, sempre mantendo a estrela vermelha. Com ele, a criança poderia participar de jogos com temas militares – especialmente populares entre as crianças soviéticas.

É interessante que um estilo tão “antigo” de repente começou a voltar à vida no século XXI. As fashionistas agora preferem usar versões em malha com orelhas alongadas. Em sua forma moderna, a budenovka tornou-se um cocar baixo e pontudo com as laterais pendentes.. O tipo mais comum de tricô para um chapéu da moda é o ponto purl. Portanto, parece unido e monolítico. Somente um chapéu bem ajustado à cabeça manterá sua forma. Um pré-requisito para preservar o penteado é o forro de tecido, de preferência de seda.

Importante! Tricotado com tranças, cones, listras e círculos, o chapéu Budenovka parece elegante e fresco. E suas versões bicolores ou multicoloridas também são muito populares.Particularmente bonitos são os chapéus com padrões noruegueses forrados com seda, lã ou pele sintética.

Que lugar ocupa a budenovka na moda hoje?

homem em budenovkaO estilo militar ainda é uma das tendências da temporada. As meninas estão adotando estilos de chapéus abertamente masculinos com grande entusiasmo. Junto com um boné e protetores de orelha, a Budenovka entrou no guarda-roupa de indivíduos corajosos e extraordinários. Usam-no com ou sem viseira, mas sempre com a parte superior pontiaguda, imitação de uma pequena placa traseira virada para baixo e partes laterais alongadas. As orelhas às vezes terminam com longas borlas.

Entre os homens, o budenovka como chapéu de lã também é popular. Existem opções mais sofisticadas, tricotadas com diversos padrões e motivos. Há também modelos simples e monocromáticos, em crochê, densos, mantendo o punho afiado. Budenovka também é usado como touca de banho feita de feltro, escondendo de forma confiável a cabeça da exposição a altas temperaturas.. Nesta versão, inscrições e desenhos humorísticos costumam ser bordados no capacete.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano