Um chapéu não só permite que você se mantenha aquecido, mas também cria uma imagem brilhante e única. Hoje tornou-se popular usar motivos orientais na sua imagem. Uma das manifestações desta tendência é o turbante.
Que tipo de cocar é esse?
Um turbante é uma peça de roupa que é um longo pedaço de tecido retangular que deve ser enrolado na cabeça. A tela é colocada em uma determinada sequência, graças à qual é criado um cocar completo.
Quem usa turbante?
Este produto era originalmente um cocar masculino. Foi usado e continua a cumprir esta tradição hoje na Ásia e na África, nos estados da Península Arábica, na Índia, bem como nos países onde a religião oficial é o Islã. Com o tempo, as mulheres também adotaram a tradição de usar este cocar. Hoje, um turbante permite que o belo sexo tenha uma aparência elegante e sofisticada. Mas nem sempre foi assim...
Referência histórica
A primeira menção a este cocar remonta ao século VII.A história de um turbante que ajuda um muçulmano a se tornar uma pessoa piedosa, fiel e decente está contida em Hadiths antigos. Fontes sobre os atos e ditos do Profeta Muhammad dizem que foi ele quem ordenou que todos os representantes do Islã o usassem.. Muhammad e seus companheiros precisavam deste item para participar de serviços religiosos.
No século XIII, durante o Califado Árabe, o turbante tornou-se obrigatório para todos os homens. Seu tamanho dependia da posição social da pessoa e sua cor dependia da nacionalidade e da religião. E se uma pessoa morresse repentinamente, seu cocar era usado para embrulhar o corpo do falecido.
No Império Otomano dos séculos 15 a 16, o sultão usava um turbante de tamanho máximo. Sua altura às vezes chegava a mais de 70 centímetros. O tamanho deste cocar diminuiu dependendo da posição na carreira. E quem usava um produto que não correspondia ao seu status social recebia desprezo público e espancamentos como punição pela arrogância.
A flor da dinastia reinante na Turquia e no Irã era a tulipa. Os monarcas costumavam usá-lo nas dobras dos turbantes para decoração. Entre os povos turcos, a tulipa é pronunciada como turbante. Foi deste território que o nome do cocar veio para a Europa e depois para a Rússia.
Como é diferente de um turbante ou hijab?
Assim como o turbante, o turbante e o hijab vieram até nós dos países orientais. Muitas vezes as pessoas não veem a diferença entre esses itens do guarda-roupa, mas eles certamente existem. O turbante é um cocar adequado tanto para mulheres como para homens, que é um tecido que se enrola na cabeça. Do persa esta palavra significa “tecido feito de urtiga”.
Importante! Em nosso país, muitos consideram turbante e turbante sinônimos.Mas a principal diferença é que o segundo possui uma borda inferior indireta. Além disso, o turbante possui mais camadas.
Hijab é um lenço feminino para mulheres muçulmanas que cobre cabelos, pescoço, lábios e nariz. Apenas os olhos da mulher permanecem abertos.
Chapéu turbante - o que é isso?
Nem todos os fashionistas modernos passarão muito tempo enrolando tecido na cabeça em uma determinada sequência. Para esses casos, foi inventado um chapéu turbante. É um cocar cujo formato lembra um turbante. Pode ser colocado ou retirado a qualquer momento. Os materiais com os quais este item de guarda-roupa é feito são variados.
Uma variação desse tipo de chapéu é uma bandagem que replica a parte inferior do turbante e não cobre completamente a cabeça.. Este tipo de cocar protege do vento e é mais indicado para a estação quente. Esta é uma excelente opção para quem deseja agregar um elemento oriental à sua imagem, pois o produto é o representante mais marcante da cultura do Oriente.
As vantagens desse cocar são as seguintes:
- versatilidade - pode ser combinado tanto com agasalhos quanto com terno ou vestido formal;
- praticidade - esse chapéu permitirá que você enfatize a sofisticação da sua imagem e esconda imperfeições (estilo ruim ou imperfeições na pele da testa);
- sem restrições de idade - deixará uma jovem e uma velha elegantes e bonitas.
- Este gorro é feito de algodão, malha ou lã.
Turbante elegante: recursos de uso
O turbante é uma peça de roupa extraordinária; não é visto nas mulheres com tanta frequência como chapéus ou boinas.Portanto, você deve levar em consideração as características deste produto para que ele te enfeite e complete seu look.
Por que as fashionistas usam turbantes?
Nos últimos anos, este cocar tornou-se muito popular entre os representantes europeus e americanos da indústria cinematográfica e do show business.
Importante! Este item de guarda-roupa é único, ou seja, é adequado para mulheres de qualquer idade e cor. Além disso, pode ser usado tanto por proprietários de formato de rosto retangular quanto por pessoas com rosto redondo. O principal é escolher a cor, o material e o design certos!
Do que isso é feito?
- Algodão e linho assumem facilmente o formato da cabeça. O tecido feito com este material tem textura macia e é resistente ao desgaste;
- Seda e cetim criam uma aparência elegante e atraente. Esse o material possui alto grau de higroscopicidade, o que dá à pele a oportunidade de “respirar”»;
- veludo irá adicionar luxo ao seu visual. Graças ao denso arranjo dos fios no tecido, evitará que o vento penetre sob o toucado.
Com o que eles decoram?
Definitivamente, um turbante irá adicionar um “toque” ao seu visual. Mas para tornar este produto mais brilhante e criativo, vários elementos decorativos adicionais são frequentemente adicionados:
- textura adicional é criada pela textura do tecido selecionado, bem como pela direção e número de dobras;
- adicione um pouco de brilho e brilho colocando uma pequena quantidade de pequenas strass ou miçangas contrastando com o turbante se o tecido for de uma única cor;
- uma pedra ou pena no centro do produto é possível se sua imagem for rígida e simples;
- um cordão de fios contrastante localizado em um cocar feito de tecido liso;
- um broche adicionará originalidade à sua imagem e criará um toque brilhante;
- o véu é um elemento muito criativo e adequado exclusivamente para looks retrô;
- um nó adicional aumentará o formato do cocar, se necessário.
Importante! Não exagere na quantidade de broches, strass e nós. A sua presença deve criar uma imagem harmoniosa! A solução ideal seria usar um elemento decorativo.
Com o que você usa turbante?
Pode ser usado com quase tudo no seu guarda-roupa. Considere as opções de combinação:
- Um produto tricotado combina perfeitamente com um casaco de pele e um casaco. Adicione ao seu look luvas que cubram completamente a palma da mão e os calcanhares;
- tecido de seda e cetim do cocar em combinação com um vestido até o chão criará um look de noite elegante e romântico;
- O look ideal, adequado para um passeio de verão ou primavera, será conseguido combinando um turbante e um vestido curto ou vestido de verão;
- Para um look do dia a dia, a combinação desse cocar, jeans e camiseta vai ficar prática e linda;
- Na hora de ir à praia, além do maiô, não esqueça de levar um turbante feito de materiais naturais. Ele adicionará diversão e flerte à sua imagem e também protegerá sua cabeça dos efeitos nocivos da luz solar;
- Uma ótima combinação seria uma imagem composta por um terno formal e um capacete do mesmo material.
Importante! Na hora de escolher um cocar, estabeleça uma regra para você - ele deve combinar em cor ou tonalidade com as coisas para as quais será acessório!
Como amarrar um turbante com estilo?
Existem várias maneiras básicas de proteger o tecido:
- pegue um lenço de chiffon ou seda e coloque-o no meio, na nuca. Conecte as pontas do tecido perto da testa e torça duas vezes. Enrole o tecido restante em volta da cabeça e esconda as pontas sob o produto. Se necessário, prenda a estrutura com grampos ou grampos de cabelo;
- Esta opção de amarrar turbante é indicada para quem tem cabelo comprido. Divida-os em 2 partes iguais e torça o tecido do lenço ou estola em uma corda fraca. Coloque o torniquete em volta do pescoço e torça as pontas com o cabelo. Em seguida, cruze as pontas na testa, puxe-as para trás, prenda com um elástico fino e prenda sob o tecido;
- uma das opções pode ser criada a partir de vários lenços. Suas extremidades devem ser conectadas entre si ou torcidas em um feixe. Agora execute as operações indicadas acima;
- pegue um lenço em forma de triângulo ou dobre um lenço quadrado ao meio. Coloque a maior parte no pescoço de forma que as pontas fiquem para baixo. Incline a cabeça para a frente e enrole-a em um lenço em padrão cruzado. Amarre as pontas atrás e prenda-as.
Exemplos de imagens femininas com turbante
O look nº 1 é composto por um vestido camisa longo, um turbante bordô feito de tecido de veludo e botas de salto alto. Um princípio importante do uso de turbante é levado em consideração aqui - uma combinação de cores contrastantes. As cores leitosa e bordô criam a composição perfeita. É importante que as roupas contenham a cor com que é feito o cocar. Podem ser botões, como no modelo apresentado, ou um cinto fino, se se tratar de vestido. Sapatos de salto alto ajudam a alongar a silhueta e reduzir visualmente o formato do turbante.
A imagem nº 2 ilustra como um turbante pode ser usado nas roupas do dia a dia. A combinação de um toucado brilhante, uma camisa e jeans em tons pastéis básicos cria um look harmonioso.
O look nº 3 apresenta-se na forma de uma combinação de terninho executivo preto, top leitoso e turbante preto. É aí que entra em jogo a regra de combinar roupas com um acessório tão inusitado: roupas e turbantes da mesma cor devem ser “diluídos” com um elemento de cor diferente. Esta seleção de cores ajuda a criar uma aparência brilhante e enfatiza a beleza do modelo.
Se você quer diversificar seu guarda-roupa, adicionar um pouco de brilho e ousadia à sua imagem, fique à vontade para adquirir um turbante. Uma seleção competente de materiais, cores e estilos permitirá que você desfrute de si e de sua beleza!