O que é um boné?

Nos últimos anos, o boné em muitas de suas formas tem batido persistentemente na porta do guarda-roupa feminino: tecido tradicional, feltro, malha, pele. Quer se trate de um legado dos tempos soviéticos ou de uma nova tendência da moda, vamos analisar tudo passo a passo.

Que tipo de cocar é esse?

Um boné é um boné leve, ligeiramente achatado nas laterais. No mundo moderno é usado em diferentes capacidades:

  • boné do exército vermelhocomo elemento de uniforme militar;
  • parte do uniforme (aeromoça, pioneiro, vendedor);
  • cocar da moda.

Um pouco de história...

Seu protótipo foi o cocar dos militares escoceses - o Glengarry, que foi usado por eles como uniforme desde meados do século XIX. No início do século 20, um novo uniforme com um “boné de vôo dobrável” ou um “boné de pano dobrável macio para pilotos” foi introduzido no exército da Rússia czarista para aviadores e balonistas.. Esse era o boné, chamado na gíria profissional de “perletka” ou “polyotka”.

O corte possibilitou antes da partida substituir o cocar de tecido por um capacete, dobrá-lo nas linhas longitudinais e prendê-lo sob as alças. A facilidade de uso e a praticidade tiveram um papel decisivo para que outros ramos das Forças Armadas também passassem a cobrir a cabeça com bonés.

O Exército Vermelho introduziu este cocar nos uniformes dos cadetes militares. Sua cor era então verde escuro com a adição de uma borda vermelha, uma faixa preta no queixo e uma estrela do Exército Vermelho. Isso foi em 1919, e em 1935 os comandantes e soldados do Exército Vermelho receberam o boné. Foi feito de tecido cáqui. Para a vestimenta do comandante foi fornecida uma estrela de pano e a orla foi debruada na cor do ramo de serviço. As forças blindadas usavam um boné de aço, as forças aéreas usavam um boné azul.

boné de todos os ladosNo mesmo ano, a Wehrmacht introduziu tal cocar no uniforme de suas tropas.. Inicialmente era um boné cor de feldgrau com acabamento em alumínio de oficial. Seu corte e decoração eram bastante complexos - com cantos nas lapelas, diferentes alturas na frente e nas costas, costura de flagelo na parte inferior, bordado de águia imperial e cocar tricolor abaixo. Ao final da guerra, o corte foi simplificado, os elementos do bordado foram combinados e a cor foi substituída pelo cáqui.

O Exército Soviético também preferiu este cocar. Nas forças terrestres, ainda manteve a tonalidade cáqui com debrum colorido de acordo com o tipo de tropa (vermelho, carmesim, azul, preto). Os marinheiros militares usavam bonés pretos e debruns brancos eram fornecidos aos oficiais. O estado-maior de comando de todas as patentes das tropas usava um cocar ao qual era fixada uma cocar, e uma estrela vermelha era fornecida aos soldados.

Importante! O exército da Rússia moderna manteve o uso de boné, modificando-o para boné bicorne. A cocar é a mesma para todos os ramos das forças armadas.

Que tipos de bonés existem?

Além dos chapéus usados ​​por militares, pioneiros, comissários de bordo e pessoal de serviço, a população civil usa com prazer diferentes tipos de chapéus de inverno.

  1. boné por trásEmbaixador (traduzido como embaixador, representante). Nos tempos soviéticos, os líderes do país e altos funcionários do partido gostavam muito desses chapéus, feitos de pele mouton ou de astracã prateada. Naquela época as pessoas os chamavam de “tortas”. Usando um chapéu com faixa, Brejnev participava de desfiles, e todos os membros do Politburo que estavam por perto usavam exatamente os mesmos bonés. Gorbachev, que chegou ao poder, introduziu as “tortas” de pele de vison na moda.
  2. Moscovita. A versão feminina do embaixador, inventada na década de 50 do século XX. Naquela época, esses chapéus com um elegante vinco longitudinal eram usados ​​​​por mulheres ricas ou funcionários do partido.
  3. Gógol. O corte é igual ao modelo anterior, mas sem a faixa. Esse tipo de chapéu também era apreciado e usado pela elite estatal: Kirov nos anos 30, Suslov nos anos 70.

Quando e com o que costumam ser usados?

imagem com bonéNa década de 80, as casas de moda reviveram esse cocar. Os tecidos e a decoração mudaram radicalmente. O boné se tornou um acessório requintado, que logo poderá ser visto em algumas pessoas do show business: Elton John, Sergei Penkin.

Para usar um cocar tão estiloso é preciso ter coragem e elegância especial. Poucas garotas se atrevem a fazer isso. Porém, a tendência da moda foi adotada por pessoas famosas: Evelina Khromchenko, Ksenia Sobchak, Yulia Bordovskikh, Tina Kandelaki, Anna Dello Russo. E como Renata Litvinova fica chique e estilosa de boné!

Importante! Esses modelos de chapéus combinam apenas com meninas jovens e esbeltas. O boné é contra-indicado para senhoras mais velhas, pois não enfeita mulheres curvilíneas.

O chapéu de pele embaixador parece muito elegante e apresentável. O estilo faz você parecer mais magro e aumenta visualmente sua altura. Recomenda-se usá-lo sob um casaco. Os complementos devem ser impecáveis: sapatos adequados, luvas, cachecol, pasta.

Recomenda-se complementar um look casual jeans com um boné de feltro azul: um chapéu leve e elegante confere feminilidade e graça às calças e camisas jeans.

Um cocar de feltro cinza com véu ficará elegante com um sobretudo combinando, um poncho de malha com tranças, um vestido verde ou um terno azul. Aqui o estilo aristocrático é complementado pelo mistério da organza (tule).

Um boné de malha preto vai bem com pele clara de um casaco de pele liso e botas pretas de amarrar e salto. As versões de verão de uma jaqueta moscovita de feltro com inserções de renda ficarão igualmente charmosas com jeans e um vestido elegante.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano