A beleza e a aparência das antigas mulheres russas despertaram elogios de outros povos. Cada pessoa tem sua opinião, sua visão sobre o ideal de beleza, mas todos têm a mesma opinião em relação às mulheres russas, elas sempre foram descritas com elegância, destacadas pela pele branca como a neve com rubor nas bochechas, lindas, longas cabelo. Pelo estilo do cocar, todos puderam reconhecer seu dono, idade, família e situação financeira. A decoração mais popular para mulheres casadas eram os kokoshniks.
Kokoshniks eram feitos de tecido brilhante e ricamente decorados. Essas roupas foram feitas por artesãs durante muitos dias. Eles foram preservados com muito cuidado. Os tipos de kokui eram muito diversos. Os vestidos são tão tradicionais que se poderia usá-los para determinar o habitat do proprietário.
Em que consiste um kokoshnik?
Kokoshnik - um antigo cocar russo para mulheres, em forma de crista (crescente) ao redor da cabeça, com a parte frontal pintada, localizada bem acima da testa. As fitas são fixadas nas costas.Símbolo do traje tradicional russo. Derivado de kokosh “frango” e “galo”. Este nome vem da comparação do cocar com a crista de um pássaro. O rosto se torna o centro das atenções. Além disso, o kokoshnik enfatiza a importância do evento.
Em uma nota! O objetivo da decoração é cobrir bem os cabelos e esconder os cabelos longos.
Dependendo do local de residência nos diferentes territórios da Rússia, formou-se uma forma própria e única de kokui, que era determinada por várias características: a peculiaridade do penteado, amarrado em duas tranças (eles podiam trançar na cabeça, acima da testa , na parte de trás da cabeça, etc.), uma variedade de decorações e inserções. Para dar beleza à imagem, foram acrescentadas lâminas de veludo e bordas de contas, punhos e outros detalhes, cuja base foi um kokoshnik.
De acordo com seu design, existem 4 tipos de kokoshniks:
- com um chifre,
- formato cilíndrico com topo plano,
- forma de elipse,
- penteado duplo.
O kokoshnik consiste nas seguintes partes:
- cabeça;
- cabelo (parte inferior);
- mais baixo;
- tapa;
- Óculos;
- lâminas.
De que eram feitos os componentes do kokoshnik?
Kokosh estava chapado Óculos com detalhes em renda e fundo em pérola (parte inferior), fundo redondo em veludo e nuca com pedraria. Nas laterais estavam pendurados pingentes feitos de miçangas ou outras miçangas. Ao ser colocado, era levemente deslocado para a testa, e a nuca era feita de lona, presa com fitas. Kokui parecia um leque leve.
Apoiar foi feito sobre uma base forte de damasco e veludo, chita sobre uma base forte (lona, papelão, material para boné). A parte mole era obrigatoriamente costurada medindo a cabeça da dona do vestido. A parte superior do pente era decorada com tranças estampadas, miçangas ou pérolas e rendas complexas, que davam ainda mais admiração ao look.
Padrões florais e pássaros estilizados eram frequentemente usados como exemplos de padrões de bordado. Na parte de trás da cabeça, os enfeites costumavam ser feitos com fios de ouro. E na parte de trás o kokuya estava preso com fitas de seda. A orla podia ser decorada com batinas, fios de pérolas caindo (ou outro material), o que permitia que moças não muito jovens escondessem os sinais da idade no rosto. Lenços ou um véu leve podiam ser usados em cima do kokoshnik; os atributos eram cobertos com rendas e padrões. Os lenços eram presos sob o queixo ou baixados do topo do kokush, nos ombros ou nas costas.
Qual é o nome da parte traseira do kokoshnik e quais são suas funções?
A parte de trás era chamada de manguito. Era feito de material denso, lindo veludo. No inverno, usava-se pele de zibelina ou castor para proteger a cabeça do frio. Então o kokoshnik ficou ainda mais bonito. O punho servia para cobrir as costuras do produto. Quando o kokui era feito de tecido fino, as meninas podiam amarrá-lo com fitas no queixo ou fazer um lindo laço grande na nuca.
Agora, muitos kokoshinichki são mantidos em museus e coleções pessoais. Na cultura moderna, esse cocar é um atributo indispensável do traje de Ano Novo da Donzela da Neve, Rainha Amidala do filme Star Wars, e também é usado em outras áreas.