Como fazer um cilindro de papel?

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de criar todos os tipos de artesanato em papel ou papelão. Isso inclui fantasias de carnaval para crianças, peças para cenários teatrais e até auxílios para o processo educativo. E talvez os mais populares e trabalhosos deles sejam cilindros.

Se você não conhece certas sutilezas, pode ser muito difícil montar figuras tridimensionais com contornos suaves a partir de folhas de papel rebeldes. É por isso que é necessário lidar com como fazer corretamente um cilindro de papel.

cilindro de papel

Como fazer rapidamente um cilindro de papel e papelão?

Primeiro, vejamos em que partes consiste o cilindro e em que sequência o processo de montagem é realizado.

Instruções de montagem passo a passo

diagrama de cilindro

Passo 1. Desenhe 2 círculos do tamanho desejado - estas são as futuras bases do cilindro.

Passo 2. Desenhe um retângulo - o corpo da figura. Sua altura pode ser absolutamente arbitrária, mas sua largura deve corresponder exatamente à circunferência da base. Você pode descobrir esse valor de 2 maneiras:

  • medir com fita métrica, posicionando-a na borda (o método apresenta alto grau de erro e não é adequado para peças pequenas);
  • calcular por fórmula C = πd.

etapa 3. Desenhe margens de costura ao longo das linhas superior, inferior e lateral. Recorte as peças ao longo do contorno.

Passo 4. Para facilitar o processo de colagem das bases ao corpo do cilindro, corte as folgas na parte superior e inferior.

Etapa 5. Cole o cilindro ao longo da costura lateral. Dobre as margens de costura em ângulos de 90 graus.

Etapa 6. Cole primeiro uma base e depois a segunda.

cilindro

Como fazer uma cartola de papel com as próprias mãos: instruções passo a passo

chapéu de cilindro

Há muitos looks de carnaval que são impensáveis ​​sem cartola, mas o mais Este acessório é muito procurado por mágicos e feiticeiros.

Em primeiro lugar, são determinadas as dimensões do futuro cilindro. Para isso, meça o volume da cabeça do mágico e faça novos cálculos com base no valor obtido.

Este processo não deve ser negligenciado, pois muitas vezes o sucesso de todo o evento depende da correção das medições. É aconselhável não utilizar meios improvisados ​​​​para esse fim, mas sim uma fita métrica especial para os trabalhos de costura.

kit de ferramentas

Na medição, a fita é colocada sobre as orelhas e ao longo da linha das sobrancelhas, tentando garantir que fique paralela à superfície do chão. O valor resultante é registrado OG.

Para construir as peças do futuro cilindro você precisará de:

  • bússola;
  • lápis;
  • governante;
  • tesoura;
  • cola;
  • cartão.

Para fazer adereços, é melhor usar papelão fino e denso, com aproximadamente 1 mm de espessura. Caso não seja possível adquirir esse material, ele pode ser substituído por uma folha de papel whatman.

Infelizmente, mesmo o papel Whatman mais durável tem uma densidade de 200 g/m2, e isso não é suficiente para fazer um cilindro mágico de alta qualidade. Para aumentar a rigidez do material, basta colar várias folhas de papel.

Apesar de o papel Whatman ser considerado de alta qualidade e praticamente não deformar quando exposto à umidade, é melhor secar as folhas coladas na prensa. Esta é a única maneira de garantir que não se formem “ondas” sobre eles.

Fazendo um chapéu de mágico (cilindro) de papelão: diagrama e descrição

padrão de chapéu de cilindro

O chapéu de um mágico consiste em três partes principais:

  • fundo;
  • cilindro;
  • Campos.

É claro que as dimensões do cilindro em cada caso específico são puramente individuais e cada um pode escolhê-las a seu critério. Mas para que o chapéu de mágico acabado tenha uma aparência mais ou menos proporcional, é preciso levar em conta uma regra simples: a altura do cilindro não deve ultrapassar a largura da aba.

O desenvolvimento de um cilindro é um retângulo, cujo comprimento é igual à medida do perímetro cefálico feita e a altura é medida arbitrariamente. Ao construir um desenho, é importante monitorar não só a consistência das dimensões, mas também a correção dos ângulos. Mesmo um ligeiro desalinhamento de alguns milímetros será perceptível durante a montagem das peças e causará muitos problemas e decepções. O cilindro do mágico é uma peça bastante volumosa, o que significa que a margem para colagem deve ser de pelo menos 40–50 mm.

Instruções:

  1. Desenhe um retângulo com largura = OG e altura arbitrária. Adicione uma margem de colagem de 5 cm de largura ao longo da linha de altura.
  2. Usando um compasso, desenhe a parte inferior do chapéu, calculando o raio usando a fórmula: = OG: 6,28 (provavelmente o número não será um número inteiro, mas terá vários dígitos após a vírgula).Desenhe margens para colagem aumentando a abertura do compasso em 3–4 cm e desenhando outro círculo a partir do mesmo centro.
  3. Desenhe a aba do chapéu. Neste caso, você precisará desenhar 3 círculos de um centro. O raio do primeiro corresponde ao que foi calculado na construção do fundo do cilindro. A segunda é tomada arbitrariamente, dependendo da largura desejada dos campos. Normalmente R2 = 8–10 cm + R1. E o terceiro é 3-4 cm menor que o primeiro - essa é a margem de colagem R3 = R1-4 cm.
  4. Recorte as peças ao longo do contorno.
  5. Cole o cilindro. Para garantir que as mesadas agarrem bem e não se desgrudem nos momentos mais inoportunos, deve-se colocar sobre elas qualquer peso durante a secagem. Pode ser uma garrafa de água ou um saco plástico cheio de areia ou sal.
  6. Faça entalhes na parte inferior e nas margens a cada 1 - 1,5 cm.
  7. Dobre as costuras em um ângulo de 90 graus. De baixo para baixo e nas margens para cima.
  8. Cubra generosamente a margem com cola e conecte-a ao cilindro, pressionando. Neste caso, na hora da secagem, também faz sentido utilizar um agente espessante. Um saco cheio de sal é a opção ideal, pois assume facilmente qualquer formato e tem um peso significativo.
  9. Cole os campos.

O chapéu do feiticeiro está pronto! Você pode começar a decorá-lo.

chapéu de cilindro

Decorando o cilindro

Decorar o cilindro é a etapa mais interessante do trabalho. Não há restrições aqui. Tudo depende apenas do vôo da fantasia e das preferências de gosto. Para as meninas feiticeiras, todos os tipos de brilhos e lantejoulas são apropriados, mas para as jovens feiticeiras é melhor usar materiais mais “sérios”. Bem, claro, ninguém cancelou os clássicos. Uma cartola preta brilhante é um atributo indispensável de um verdadeiro mágico.

chapéu de cilindro

A maneira mais fácil e rápida é pintar. Tinta, guache e até tinta de emulsão são perfeitas para esse trabalho.Mas é melhor evitar aquarelas, pois elas têm um poder de cobertura muito baixo e será muito difícil evitar manchas. Uma fita de cetim com laço lacônico dará o toque final a todo o look. Além disso, a cor da fita pode ser escolhida para combinar com a cor do próprio chapéu ou com uma cor diametralmente oposta. Se você acha que isso é muito “chato” e completamente inapropriado para um cocar de férias, você pode adicionar um toque de “diversão” em alguns segundos. Anexe qualquer estêncil de papel ao cilindro, espalhe os vazios com cola e polvilhe com glitter.

cartola do noivo

Se você cobrir o cilindro com tecido, não haverá indícios de que ele é feito de papel. Os adereços adquirirão uma aparência muito respeitável e apresentável. Não há absolutamente nenhuma necessidade de usar materiais caros. Até mesmo o tecido do forro serve. Pode parecer que tal trabalho exija destreza e certas habilidades, mas não é o caso. Até um iniciante pode dar conta dessa tarefa, bastando ter paciência e cuidado.

chapéu de cilindro

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano