Como costurar um chapéu?

A papakha, como espécie de cocar masculino, é parte integrante de muitas nacionalidades ao redor do mundo, bem como um dos elementos do uniforme militar. Geralmente é feito de pele de ovelha ou pele de astracã. Tem a forma de um cilindro ou hemisfério com fundo plano ou côncavo. Você aprenderá como costurar uma coisa dessas em nosso artigo.

Do que vamos costurar?

chapéusOs cossacos chamam isso de Kubanka. Para eles, esta peça de roupa é considerada um símbolo de cultura e honra desde a Primeira Guerra Mundial. Existem duas variedades que diferem em altura. É diretamente ele mesmo kubanka - cerca de 10 cm, e papakha, sua altura atinge 19–20 cm. Costuraremos o Kubanka. Existem várias maneiras, mas queremos oferecer a mais simples. Para fazer isso você precisa preparar:

  • máquina de costura;
  • overloque;
  • tesoura;
  • faca de rolo para corte;
  • Pele Tsigeiku (pele de astracã natural ou artificial, preta);
  • pano vermelho (cortina, couro, feltro);
  • trança prateada estreita (cerca de 1 cm de largura);
  • adesivo não tecido para reforço de peças;
  • trança de algodão;
  • forro, preferencialmente com isolamento de poliéster;
  • padrões de papel grosso;
  • tópicos;
  • alfinetes;
  • fita métrica;
  • governante;
  • giz de alfaiate;
  • marcador.

Padrão de chapéu

Criaremos um molde para o tamanho 58 com 12 cm de altura, se você tiver experiência em costura poderá desenhar diretamente no tecido. Aconselhamos os iniciantes a fazerem primeiro no papel. Então…

  1. meninas de chapéuDesenhe um retângulo de 58x14 cm.
  2. Reserve 2 cm ao longo da borda superior de ambos os lados. E de baixo 2 cm nas laterais.
  3. Encontre o centro, desenhe uma linha. Conecte todos os pontos e obteremos uma parte arredondada.
  4. Na parte superior, ao longo da reta central, recue 1,5 cm e conecte também todos os pontos. Este será o lado.
  5. Agora, para fazer o fundo, basta desenhar um círculo com 16 cm de diâmetro.

Importante! Ao cortar, não se esqueça de deixar as distâncias necessárias de cada lado para as costuras.

Disponha o tecido de pele em uma superfície plana de modo que a direção da pilha fique para a esquerda. Já temos uma margem de 2 cm na parte inferior, mas devemos adicionar 3–5 mm na parte superior e nas laterais. No lado avesso do pelo, trace o padrão com um marcador. Trace o retalho vermelho e os detalhes do forro com giz ou sabão. Do tecido do forro, recorte os pedaços com folga de 1 cm, exceto a borda inferior.

Atenção! As partes de pele devem ser cortadas apenas com uma lâmina ou bisturi afiado quando uma ferramenta especial não estiver disponível.

padrão de chapéu

Tecnologia de costura

Vamos começar a coletar as peças. Se você tiver um forro sem isolamento, é necessário conectá-lo com enchimento de poliéster e acolchoá-lo à máquina, ajustando o comprimento do intervalo no máximo. Mas é melhor comprar um já pronto, pois vai economizar tempo e facilitar o trabalho. Então…

  1. chapéuCosturamos os dois retângulos do tecido principal e do forro do lado avesso.
  2. Costuramos as costuras. Se você não tiver overlocker, use o ponto zigue-zague.
  3. Na parte da frente fazemos um ponto decorativo, recuando 2-3 mm da costura em ambas as direções, para que fique prensado. Importante! Ao trabalhar com peças de pele, certifique-se de que não estique ou dobre. Caso contrário, a coisa ficará distorcida, deformada.
  4. Costuramos a peça redonda na parte lateral, primeiro lascando e depois varrendo.
  5. Colocamos um pedaço de tecido não tecido no avesso para dar um formato mais denso ao produto.
  6. Alinhe as costuras e costure à mão usando o método de agulha para frente, enquanto coloca a fita dimensional de algodão.
  7. Dobramos a parte inferior do chapéu e costuramos no tecido não tecido, ao mesmo tempo que agarramos levemente a pele.
  8. Realizamos todas as operações com o tecido do forro na mesma sequência.
  9. Passe as costuras.
  10. Virando a base e o forro do avesso, prenda com alfinetes na parte inferior. E também costuramos manualmente na borda, combinando-a cuidadosamente para cobrir todas as áreas.
  11. Viramos o chapéu do avesso. Passamos levemente a mão úmida sobre o pelo para que fique em uma camada uniforme e depois passamos com um pincel. Remova qualquer fiapo preso nas costuras usando uma agulha..
  12. Coloque em uma panela para deixar secar. Depois disso, penteie novamente. Nosso Kubanka está pronto.

Características de costurar um chapéu cossaco com as próprias mãos

Para costurar este produto, costuma-se usar pele de astracã natural ou artificial, pele de carneiro áspera ou pele refinada.. Na parte inferior do chapéu deve haver listras em forma de cruz. Anteriormente, acreditava-se que isso carregava uma afiliação semântica com a fé ortodoxa. Mas alguns historiadores argumentam que não há nenhum significado oculto específico nisso.Isto é simplesmente uma homenagem às tradições e à cultura original.

Importante a cor do topo é importante. No território da Federação Russa existem cerca de vinte variedades de cossacos, dependendo do local de residência, que apresentam diferenças próprias. Por exemplo, os cossacos de Kuban usam vermelho, os cossacos de Terek usam azul e os cossacos de Astrakhan usam amarelo.

Todos eles são fãs da moralidade e da ética, acreditam que você tem que ganhar o direito de usar este cocar. Para conseguir isso, são realizadas competições para demonstrar força física e habilidades de combate corpo a corpo. São testados conhecimentos teóricos de história, domínio de armas militares e capacidade de trabalhar em equipe.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano