O que é um velejador

velejadorUm elegante chapéu de palha que entrou na moda no final da década de 1890. anos, foi originalmente inventado como um cocar do sol. Mas os fashionistas rapidamente apreciaram o formato cilíndrico da coroa, a elegante aba pequena, que realçava efetivamente a imagem, tornando-a mais jovem e atraente. Mas não devemos esquecer que o barqueiro inicialmente fazia parte do guarda-roupa masculino e só mais tarde, no início do século XX, passou a ser um atributo do vestuário feminino.

O nome “velejador” é francês e se traduz como remador. Na Itália, o chapéu se enraizou como cocar dos gondoleiros.

O que é um velejador?

velejador clássico com fita pretaClaro, com o tempo este cocar sofreu algumas alterações. Isso se deve, em primeiro lugar, ao fato de o formato original da coroa ter sido ligeiramente modificado pelas fashionistas. Encomendaram aos artesãos não apenas chapéus cilíndricos, mas também aqueles com coroas arredondadas.

Isto é interessante!

O material do primeiro barco feito era palha, depois os produtos eram feitos até de junco e usavam algas secas.

O chapéu pode ser de diversas cores, complementado com fitas e flores. Posteriormente, surgiram os toucados de palha colorida, o que permitiu ainda mais que as fashionistas tivessem um visual inusitado e diversificassem seu guarda-roupa.

Características de um chapéu de velejador

exemplo de velejadorO chapéu mudou um pouco com o tempo. Em primeiro lugar, o modelo standard foi complementado com opções de abas largas. Como o modelo velejador se destinava a ser masculino, inicialmente tinha uma fita preta como elemento decorativo. Mais tarde, nos modelos velejadores femininos, a fita deu lugar à trança colorida, tecido de seda multicolorido, que era amarrado, enfeitando o chapéu com laço ou botão, broche ou pena.

Além disso, a cor da fita usada para decorar o chapéu pode ser brilhante e clara, o que muda significativamente a tradição.

Do que são feitos os velejadores?

velejador de feltroO material de um velejador moderno nem sempre é a palha, muitas vezes vemos produtos feitos de materiais sintéticos e feltro. Se olharmos para os chapéus de grife, eles são um acessório completo que complementa a versão clássica da roupa, e não apenas um produto que protege do sol na praia.

Os velejadores modernos são feitos de:

  • canudo;
  • sentido;
  • tecidos de malha.

velejador de palhaPorém, a variedade de chapéus de palha que vemos no período de praia é provavelmente a maior. Além disso, um produto de qualidade pode ser facilmente identificado de perto. Os indicadores são:

  • materiais naturais;
  • forma perfeitamente lisa;
  • campos que mantêm sua forma.

Uma roupa bonita geralmente não só complementa um velejador, mas também transforma toda a imagem em uma imagem boêmia e elitista.

Basta lembrar os tempos em que o chapéu fazia parte do guarda-roupa de uma elegante fashionista, feiticeira ou dama da sociedade.

Modelos de chapéu velejador

Boater ganhou popularidade entre fashionistas de todo o mundo.Com estilo pode ser:

  • com margens horizontais;
  • com campos arredondados;
  • com coroa reta horizontal;
  • com coroa arredondada;
  • com coroa cilíndrica.

velejador de aba horizontalApesar do modelo de chapéu pertencer ao estilo retrô, é preferível usá-lo com coisas ultramodernas. Muitos designers de roupas o incluem em suas coleções não para o verão, mas para o outono ou primavera, escolhendo o feltro como material. Um chapéu com este design parece muito estiloso e, se também for colorido, combinará com diferentes estilos e estilos de agasalhos, jaquetas e vestidos.

Em uma nota!

Outro nome para um velejador é chapéu matlot.

Esses cocares ficam elegantes com vestidos com flores ou padrões abstratos.

modelos de velejadoresNão se esqueça que esse cocar requer uma bolsa adequada, e nem sempre em estilo clássico. Ao mesmo tempo, a cor do produto também não precisa estar em harmonia com o tom do chapéu. A diversidade está na moda, misturando texturas e tonalidades, às vezes provocantes, mas sempre inusitadas. É isso que distingue a moda apresentada pelos costureiros dos produtos do mercado de massa. Além disso, o chapéu já é uma promessa de experimentação. Portanto, seja ousado com cores e estilos se sua roupa incluir um velejador.

Como cuidar adequadamente de um velejador

Vejamos as regras para cuidar dos modelos mais populares.

  • Sentiu-se velejador.

Cuidados com o velejador de feltroEm primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao material com que é feito. Se for um chapéu de feltro, é necessário guardá-lo com cuidado. Uma caixa de chapéu especial é mais adequada para esses fins.. Isso permitirá que o cocar mantenha sua forma por muito tempo e não enrugue a aba. Se você não tiver essa caixa em mãos, deverá usar um pacote normal.Basta colocar o produto com cuidado para não enrugar e colocar a sacola em uma prateleira do armário. Antes do armazenamento, a tampa é recheada com papel, o que permitirá que o produto mantenha sua forma original por muito tempo.

Importante!

Como o feltro contém lã, não se esqueça de incluir um saco de repelente de traças.

Se um velejador de feltro ficar sujo, você deve primeiro verificar onde ocorreu a contaminação. Se esta for a área do forro, o tecido do forro deverá ser arrancado. Em seguida, lave e costure de volta no lugar. Mas por questões de higiene, o tecido do forro deve ser trocado a cada duas temporadas.

Se a parte externa do feltro estiver muito suja, leve o chapéu para a lavanderia. Sob nenhuma circunstância você deve tentar lavar o chapéu sozinho ou expô-lo a detergente. O produto perderá facilmente a forma devido à limpeza doméstica.

Importante!

Se você for pego pela chuva com esse chapéu, será necessário secá-lo, colocando-o sobre uma superfície horizontal. O principal é que não existam fontes de calor próximas aos radiadores, o que leva à deformação do feltro. Além disso, não seque o produto ao sol. Ao secar, o produto não deve ser pendurado, caso contrário as margens ficarão deformadas.

  • Barqueiro de palha.

Barqueiro de palha

Um produto feito de palha pode ser considerado bastante resistente a manchas. Se o chapéu molhar, basta limpá-lo com um pano e secar sobre uma superfície horizontal. Também é melhor armazenar o produto longe da luz solar, em uma caixa ou saco.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano