A camurça é um material único que combina beleza e estilo. Os guarda-roupas de camurça têm a vantagem de uma bela aparência e combinações possíveis. Neste contexto destacam-se especialmente toucados como bonés de camurça ou boinas. Porém, a maior desvantagem do material camurça é que ele se suja com muita facilidade e perde rapidamente a aparência. E os chapéus são especialmente sensíveis a vários tipos de poluição. É muito fácil lidar com isso, o principal é conhecer as regras básicas de limpeza.
Dicas para limpar um boné de camurça
A superfície da camurça reage muito mal à água, por isso não jogue imediatamente o chapéu na máquina de lavar. É preferível limpar manchas leves localmente, sem lavar toda a tampa. Se as manchas individuais não puderem ser removidas, lave as mãos. Para uma lavagem mais produtiva, estocar glicina, que deve ser dissolvida na proporção de 2,5 ml para 1 litro de água.
As manchas locais podem ser limpas com uma mistura de água e sabão e água oxigenada. Mas tenha cuidado: muito peróxido de hidrogênio pode estragar os fiapos. Aplique a solução resultante em um guardanapo ou pincel e trate as áreas contaminadas.
Conselho! Não trate frequentemente o material de camurça com água. Ele pode perder sua aparência com isso.
Também uma solução eficaz seria uma mistura de 100 ml de leite e 5-8 gramas de bicarbonato de sódio. A solução deve ser aplicada às áreas problemáticas. E depois retire com um guardanapo ou pincel. Em seguida, esta área deve ser tratada com pano seco ou guardanapo.
Maneiras de limpar camurça em casa
Quando a contaminação não é crítica, ela pode ser removida por métodos caseiros. Existem várias maneiras de fazer isso, aqui estão algumas delas:
- Se a contaminação for pequena e local, pode-se usar uma crosta de pão amanhecido. A sujeira deve ser tratada e a seguir as migalhas removidas com escova seca. Você pode usar uma borracha para remover as cascas;
- Pequenos detritos podem ser coletados com uma escova especial ou rolo de roupas;
- O amido ajudará a absorver manchas difíceis. Deve ser aplicado na área contaminada e deixado por algumas horas. Em seguida, retire o amido com um pincel ou guardanapo. Para uma mistura mais eficaz, você pode adicionar alguns ml de amônia ao amido.
Importante! Antes de limpar o material de camurça, certifique-se de que esteja completamente seco.
Um método bastante radical, mas eficaz, seria o tratamento com gasolina. Para este procedimento você precisará de vários panos ou guardanapos secos, além de pincel e pó de talco. Trate a mancha persistente com um guardanapo embebido em gasolina. Em seguida, despeje talco na área problemática e deixe agir por algumas horas. Após este procedimento.Quando o talco tiver absorvido toda a sujeira, escove-o e limpe toda a superfície com um pano limpo e seco.
Deve-se lembrar que após este procedimento um odor forte pode permanecer no cocar. Para se livrar dele, a tampa precisa ser seca e deixada por muito tempo ao ar livre. Além disso, para evitar intoxicações, o procedimento em si deve ser realizado ao ar livre ou em local bem ventilado.