O boné, cocar com viseira, entrou na moda feminina vindo do guarda-roupa masculino. O ancestral do boné, ou boné, são os bonés dos uniformes usados pelos trabalhadores que realizam trabalhos técnicos ou pelos militares. A viseira protege bem o rosto do sol e uma cocar é facilmente fixada na coroa alta. Esses chapéus eram fáceis de dobrar e não exigiam muito espaço de armazenamento. Os bonés entraram na moda feminina quando se tornou importante enfatizar a feminilidade com a ajuda de contrastes nítidos. Ao lado das linhas claras das roupas militares ou masculinas, a pele macia ou as linhas suaves do cabelo parecem ainda mais suaves e sexy. Uma vantagem separada é a praticidade.
Tipos e estilos de bonés femininos
Os estilos são muito diversos, qualquer mulher escolherá um modelo para si. Todos os 15 tipos de bonés são descritos abaixo.
Boné de baseball
O boné de beisebol é feito de materiais macios, apenas as bordas e a viseira são duras. A parte superior ajusta-se bem à cabeça e há um fecho na parte de trás para um melhor ajuste. Os primeiros bonés de beisebol foram usados por jogadores de beisebol americanos; eles proporcionavam uma boa proteção contra o sol.Os bonés femininos são variados, dos mais simples aos mais glamorosos. São confortáveis, práticos, combinam perfeitamente com os estilos casual e esportivo e são bons para relaxar.
Kepi, boné francês
Um boné é um boné militar. A própria palavra vem do suíço-alemão Käppi e do francês képi. Por sua vez, ambas as palavras vêm do latim cappa - cocar. Hoje, esse boné adquiriu muitos nomes: é simplesmente chamado de boné, boné francês ou boné alemão. Devido à enorme variedade de bonés femininos modernos de estilo militar, traçar a origem de cada nome não é uma tarefa fácil.
REFERÊNCIA. De acordo com o dicionário de Dahl, boné é um boné com fundo pequeno e duro e viseira reta. Os Kepis eram usados por estudantes do ensino médio e militares na França e na Rússia no século XIX.
Os bonés femininos modernos não perderam seu estilo militarista distinto. Eles ficam ótimos com longos cabelos soltos e maquiagem feminina que acentua os lábios.
Boné de sino
É feito de um material que mantém sua forma perfeitamente e se ajusta perfeitamente à cabeça. O formato dessas tampas é quase próximo de um hemisfério perfeito, ligeiramente estreitado na parte superior. O objeto realmente lembra o formato de um sino. Ao contrário do chapéu sino, o boné não tem aba em toda a circunferência da cabeça, mas apenas uma viseira delicada. É pequeno, elegante, bastante estreito e a sua forma é cuidadosamente ajustada para manter uma aparência aerodinâmica.
CONSELHO. O boné se encaixa perfeitamente em um estilo elegante e feminino, inclusive retrô.
Jóquei
Os jóqueis eram originalmente usados pelos pilotos nas corridas. Este capacete com fechos tem um formato estritamente arredondado e uma viseira pequena. Os esportes deram ao guarda-roupa do dia a dia muitas coisas interessantes: camisa pólo, tênis, tênis.Itens de estilo jóquei e, junto com eles, chapéus de jóquei, podem ser incluídos com segurança nesta empresa. Eles entraram em moda generalizada na década de 60. Século XX. Os jóqueis modernos para todos os dias não têm fechos. Eles são melhor usados com itens de estilo jóquei: calças justas, botas altas de couro sem salto, jaqueta justa, luvas e lenço no pescoço. Mas você também pode combiná-lo com casaco, sapatos de salto alto, saias estreitas, o principal é manter um estilo aristocrático elegante.
INTERESSANTE. Figuras públicas contribuíram para a disseminação dos jóqueis. Audrey Hepburn, Zara Phillipsy, Charlotte Casiraghi, Taylor Swift e Hilary Duff apareceram com chapéus elegantes e ousados.
Três, cinco, oito lâminas
A mais popular de todas as “lâminas” é a tampa de oito peças. Ela também é chamada de hooligan. O estilo era popular entre rapazes e rapazes do final dos séculos 19 e 20 na Europa e nos Estados Unidos. No Ocidente, é chamado de boné de jornaleiro, porque na maioria das vezes esse boné achatado, feito de oito cunhas, era usado por entregadores de jornais. O padrão hooligan era comum na Grã-Bretanha, Itália, Rússia e era usado por “cabeças desesperadas” em todos os lugares. Gradualmente, ganhou imensa popularidade mesmo entre as classes mais altas. Hoje, os bonés de oito peças são extremamente populares. Combinam perfeitamente com jeans e cabem em quase todos os looks, trazendo facilidade, entusiasmo e chique britânico.
O trilâmina (“boné georgiano”) tem um corte específico, é formado por três partes, a viseira fica quase totalmente escondida sob a cunha maior - a frontal. O de cinco lâminas não difere dele na aparência, porém possui características de design: a parte traseira é costurada em 3 partes.
Tampa plana
Esta é a mesma lâmina de três ou cinco lâminas, só que o nome reflete melhor sua essência - a parte superior do cocar fica plana na viseira. Ou a viseira é costurada imediatamente na parte superior. Esses são os limites associados na Rússia aos georgianos e Luzhkov. Na verdade, o chapéu chato, como é chamado no Ocidente, é um verdadeiro viajante com uma história rica. Surgido no século XIV, acabou nos EUA com os primeiros colonos da Grã-Bretanha e da Irlanda, e no início do século XX foi apaixonadamente amado no sul da Itália. Onde se instalou tanto que recebeu o status de cocar tradicional siciliano. Supõe-se que foi dos sicilianos que os georgianos tomaram emprestado o boné. Os media modernos não seguem as associações habituais, mas criam as suas próprias, por isso adoram este estilo pelo seu casual chique.
Os bonés planos femininos de três e cinco peças se encaixam perfeitamente no mesmo visual dos bonés de oito peças. Dependendo do corte, pode até ser combinado com casacos elegantes, como em um dos looks de Gwen Stefani.
Alemão
Outros nomes: cadete e finka. O design evoca associações com o tema militar. O boné tem viseira retangular agressiva, formato cilíndrico, coroa bastante alta e topo plano. Geralmente é costurado com materiais densos e de alta qualidade. Mas também há opções de verão. Este cocar é mais procurado pelos homens, é apreciado por caçadores e pescadores.
A peculiaridade deste boné é o seu ajuste profundo: a antena cobre completamente a testa. Graças a isso, enfatiza perfeitamente o lindo queixo, lábios e maçãs do rosto. Eles ficam incríveis em meninas com rosto de bebê. Se houver decoração no boné, pode ser combinado com saias e vestidos, salto agulha, mas os parceiros preferidos do “alemão” são o estilo esportivo, militar, casual, jeans, couro, pele.
Kartuz
Um boné é o mesmo boné, só que mais solto. O boné tem faixa alta, formato macio e o material é tecido ou couro. O cocar foi comum do século XVI ao início do século XX. Valorizado pela praticidade, que os chapéus de abas largas não possuíam. A história do cocar é impressionante. A Suécia é considerada o berço do boné, depois se espalhou pelos exércitos europeus e depois se tornou um sinal dos civis. Os bonés militares de couro não eram muito semelhantes em design aos bonés elegantes, costurados em veludo e decorados com flores vermelhas exuberantes, mas tinham um princípio de costura semelhante e o mesmo nome.
INTERESSANTE. Nas lojas modernas de roupas e chapéus femininos, o mesmo cocar pode ser chamado de boné, boné, boné de capitão ou boné.
Viseira
Um boné de beisebol comum é confortável para todos, mas alguns atletas ficaram insatisfeitos porque suas cabeças suaram nele. Ao mesmo tempo, era impossível recusar uma viseira conveniente que cobrisse os olhos. Foi assim que apareceu o cap-visor. Para melhor ventilação, não há parte superior que cubra a cabeça; todas as outras partes permanecem no lugar. O boné, composto por viseira e fecho de velcro, rapidamente se difundiu entre golfistas, jogadores de vôlei e tenistas. As viseiras são funcionais, são usadas por uma questão de conveniência, mas talvez se tornem mais populares.
Boina
A boina é um cocar macio, aconchegante e leve. O boné da boina difere dele apenas pela presença de viseira. Este projeto é muito popular. A presença de uma viseira permite esconder a testa e dar ênfase à parte inferior do rosto, e a parte superior, em dobras suaves, parece mais romântica e suave do que bonés ou bonés mais militantes.A escolha de um modelo ou outro é uma questão de gosto e humor, porém, a boina se adapta melhor às imagens da feminilidade clássica e alivia a aparência de rebeldia.
Boné
Vale a pena mencionar separadamente sobre o limite. Apesar do fato de que em sua encarnação moderna para as mulheres muitas vezes não é diferente de um boné. Inicialmente, o boné é um derivado do shako. No exército europeu, até o século XIX, eram usados shakos - toucados cilíndricos muito altos, decorados com o Sultão. A altura não era suficientemente prática, embora fosse eficaz. Gradualmente, a forma mudou e ficou menos alta. Bonés típicos eram usados por policiais da URSS. O formato da tampa era claro; para adicionar rigidez, muitas vezes havia inserções de reforço.
Hoje, na moda feminina, boné é qualquer boné com corte bem definido e bem definido. Possui faixa alta, topo plano e a viseira pode ser grande ou pequena. Muitas vezes há um detalhe decorativo característico na frente - uma corrente ou fita trançada, presa com botões nas laterais.
bretão
Se você deseja criar uma imagem no estilo “parisiense chique”, precisará de um boné bretão. Este cocar fazia parte do uniforme dos marinheiros franceses (a Bretanha é uma região costeira da França). Os fashionistas gostaram do boné. Nos anos 60, foi usado pela ícone de estilo Edie Sedgwick, que o complementou com um colete e vários fios de miçangas.
ATENÇÃO. Na Rússia, o boné bretão era chamado de boné. Na verdade, o corte é semelhante. Então, se você procura esse item estiloso nas lojas, use os dois nomes.
gorro
O gorro é um chapéu de malha sem amarração no pescoço que cabe bem na cabeça. Um chapéu comum, mas que ganhou popularidade nos últimos anos graças ao seu estilo lúdico.Se você equipar esse chapéu com viseira, será ainda mais conveniente. A viseira costuma ser pequena, forrada com o mesmo material tricotado. Uma coisa muito confortável para todos os dias para caminhar.
Com viseira reta
Um boné com viseira reta é igual a um boné de beisebol. No entanto, fashionistas atentos podem notar que a viseira de alguns bonés de beisebol pode ser curvada para se ajustar ao formato do rosto, enquanto em outros é absolutamente reta. O caimento dos bonés com aba reta fica mais arredondado. Eles são iguais em todos os lados. A aparência desse tipo de boné de beisebol é mais decisiva, se encaixa perfeitamente no estilo hip-hop, neles aparecem estrelas do rap em público. O fabricante mais popular desses bonés é o Obey. A empresa foi fundada por um designer gráfico e artista. Os bonés da marca Obey são ousados e irônicos. São usados todos os dias por representantes de profissões criativas e jovens, são adequados para desporto e lazer, nada os impede de complementar um look club.
Nada obriga a parar em uma opção, e muitas fashionistas, tendo vários conjuntos de roupas para sair, criam com sucesso a impressão de uma variedade infinita, simplesmente complementando a imagem com acessórios, inclusive bonés.