O boné é um dos acessórios de cabeça preferidos e mais confortáveis. É usado por homens independentemente da posição social e da idade. Os amantes de coisas exclusivas se propõem a fazer seus próprios bonés. No entanto, poucos se atrevem a fazer isso, porque criar um padrão é um processo bastante trabalhoso. A seguir, consideraremos as características de preparar um desenho e costurar um produto com nossas próprias mãos.
Tipos de bonés
A gama deste tipo de produto é variada: alguns modelos são conhecidos como unissex, outros, ao contrário, enfatizam as diferenças de gênero. Se desejar, é fácil encontrar qualquer boné: esportivo, festivo ou de uso constante.
O acessório pode ser usado o ano todo. Existem opções leves para o verão e opções isoladas para o inverno e fora de temporada.
Tipos de bonés masculinos: https://textile-pt.techinfus.com/golovnye-ubory/kepka/vidy-muzhskih-kepok/
Padrão de boné de oito peças: https://textile-pt.techinfus.com/golovnye-ubory/kepka/vykrojka-kepki-vosmiklinki/
Como costurar um boné masculino de seis peças?
Primeiro você precisa preparar o tecido e os equipamentos necessários. Para conseguir um boné que caiba perfeitamente, você precisa tirar medidas da sua cabeça e fazer um desenho. Costurar um boné masculino com as próprias mãos é muito mais fácil do que pode parecer à primeira vista.
Materiais e ferramentas
O tecido que você pode usar é couro natural e artificial, materiais de algodão e lã, veludo cotelê e até pele. Também prepare-se com antecedência:
- máquina de costura;
- tesoura;
- duplicação de tecido;
- fios na cor do material principal;
- alfinetes;
- fita métrica;
- folha de papelão;
- um simples lápis;
- um pedaço de sabão.
Atenção! Para peças de verão, opte por tecidos naturais como linho, chita ou chita. Para as opções de inverno, uma textura mais densa com forro e isolamento é adequada.
Padrão de boné masculino de 6 lâminas com viseira
Um dos tipos populares de boné masculino é o boné de seis peças.. Para fazer um padrão, siga a seguinte sequência de ações:
- Meça a circunferência e o comprimento da sua cabeça. Depois, também a largura da testa, da nuca até a testa.
- Para o segmento inferior, pegue um segmento igual a um sexto da circunferência da cabeça.
- Encontre o meio do segmento e abaixe uma perpendicular igual à metade do comprimento da nuca até a testa.
- Em seguida, desenhe uma tangente redonda ao longo dos 3 pontos.
- O ângulo resultante deve ser de 60 graus.
Usando um acessório antigo não reclamado como base para o padrão mono. Ele é dividido em seus componentes, que são delineados em papel ou papelão Whatman. Esta é a opção rápida mais fácil. Se o produto desnecessário não estiver disponível, um padrão será criado.
Recorte a viseira
Para recortar a viseira, desenhe um segmento igual à largura da testa. A parte resultante deve ser lisa e semelhante a uma lua crescente.Como base para a barra, você pode pegar um retângulo com comprimento igual à circunferência da cabeça e cerca de 2 a 3 cm de largura.
Referência! Existem também programas gratuitos especiais que permitem criar padrões de limites de vários níveis de complexidade. Você só precisa inserir os parâmetros do cabeçote e imprimir o desenho.
Corte em tecido
O padrão é desenhado em uma folha de papel ou papel de parede antigo e, em seguida, é feito um layout no material, traçado e recortado. Para costurar o produto você precisa ter duas viseiras, seis cunhas e pinos à sua disposição. Elementos semelhantes devem corte de duplicação e forro. Se o produto for feito de tecido xadrez ou tecido com padrão geométrico diferente, o padrão deve ser posicionado de forma que as imagens nas cunhas sejam iguais ou combinadas entre si.
Importante! Não se esqueça de deixar margem para costurar peças - um centímetro.
Costure os detalhes
Quando todos os componentes e ferramentas estiverem prontos, você poderá começar a costurar na seguinte sequência:
- Para garantir que a peça se ajusta perfeitamente e mantém a sua forma, colamos os elementos com material não tecido na parte externa.
- Em seguida, conectamos as cunhas inferiores, primeiro à mão e depois à máquina.
- Colocamos um ponto final ao longo do rosto.
- Costuramos os detalhes do forro. Se o produto for destinado à estação fria, o forro é acolchoado com forro sintético ou outro isolamento.
- Um inserto especial feito de papelão e tecido não tecido confere dureza à viseira.
- Os elementos da viseira são costurados entre si e os entalhes são colocados neles.
- Os elementos são virados do avesso e aplicado um ponto decorativo.
- A seguir, fixamos a viseira e a faixa na coroa.
- É conveniente costurar o forro à mão com uma costura oculta.
- Por dentro, pequenos retângulos (“orelhas”) podem ser costurados na faixa, o que protegerá as orelhas de fortes rajadas de vento e frio.
Boné masculino de 5 lâminas
A seguir estudaremos detalhadamente o processo de costura de um boné a partir de cinco cunhas com circunferência de 51 cm.As dimensões do produto podem ser facilmente aumentadas alargando ou estreitando cada cunha. A diferença é distribuída uniformemente por todas as costuras. Então, se a tarefa é aumentar o tamanho para 54 cm, adicione 3 mm de cada lado do segmento. Para ter certeza de que o tamanho está correto, você precisa multiplicar o comprimento inferior da cunha por cinco.
Em que o valor total deve corresponder ao perímetro cefálico. Além disso, o número de cunhas pode ser facilmente aumentado para seis fazendo as alterações necessárias.
Para costurar é necessário comprar 0,3 m de tecido com largura de 1,5 m, forro e entretela. Em seguida, siga as instruções:
- Distribua os elementos no tecido. O comprimento do desenho deve ser de 53 cm e a largura de 4 cm, permitindo também costuras de até 1,5 cm.
- Varra as cunhas, seguindo rigorosamente as linhas de marcação. Em seguida, costure as costuras à máquina e remova as linhas auxiliares.
- Corte as costuras em 7 mm e passe a ferro as peças.
- É conveniente processar os cortes com overlocker, mas se não tiver, use orla ou fita.
- Costure a orla na parte da frente.
- Um pedaço de papelão ou plástico é inserido na viseira como material de vedação. Para uma versão rápida, uma garrafa de refrigerante comum serve.
- Em seguida, faça a bainha nas partes da viseira e costure as bordas externas.
- As folgas da viseira são reduzidas para 0,4 cm.
- Vire a viseira sobre o rosto e passe-a.
- O acabamento decorativo ao longo da viseira é feito a uma distância de cerca de um centímetro da borda.
- As marcações da linha média são feitas na coroa e na viseira.
- A viseira é conectada à parte inferior da coroa de acordo com as marcas.
- A faixa é costurada em forma de anel e fixada na coroa.
- Em seguida, a viseira é fixada.
- As margens de costura são removidas e passadas em direção à faixa, que foi previamente virada do avesso
- A parte interna é virada e costurada, e a costura é feita na faixa paralela à parte inferior do boné ou separadamente.
O produto está pronto.
Boné francês (plano)
Existem outros bonés masculinos que estão em alta, por exemplo, o boné plano “francês”.
Corte de veludo cotelê com forro:
É possível criar um padrão e fazer um boné masculino com as próprias mãos. O principal é mostrar um pouco de persistência, paciência e entender a construção do desenho. O mais fácil no estágio inicial será costurar um boné de seis e cinco peças.
Olá, como posso aumentar o seu padrão de boné feminino com viseira com 6 cunhas para uma circunferência de 54-55 cm, se a circunferência da minha cabeça é de 60 centímetros?