Kokoshnik de crochê

kokoshnik de crochê O cocar festivo, kokoshnik, surgiu por volta do século XVI. Nessa época, na Rússia, era usado exclusivamente por mulheres casadas. A decoração foi feita com uma coroa e um cabelo de tecido especial. Ele estava escondendo uma trança de mulher.

Já se foram os dias desse cocar e agora ele só pode ser visto nos feriados. Mesmo assim, ainda hoje ele não evoca menos admiração.

É difícil imaginar a Donzela da Neve sem um atributo tão bonito. E um traje folclórico impecável simplesmente não pode prescindir de um cocar tão espetacular.

Você pode fazer isso sozinho. Nós lhe diremos como fazer um kokoshnik de crochê.

O que você precisa para tricotar

o que é preciso
Para tal produto você vai precisar de fio fino. Um fio de íris pode resolver isso. Mas Fios mais grossos não podem ser descartados; eles farão um kokoshnik denso e grosso, se você aplicar um padrão de ponto simples de crochê simples a ele.

É muito importante decorar lindamente o kokoshnik. É por isso você precisará estocar lindas miçangas, fitas de cetim ou miçangas grandes.

Referência. Alguns modelos possuem uma moldura especial feita de arame (pré-enrolado com linha).

Como fazer um kokoshnik de crochê para uma menina

Para uma criança, é melhor tricotar um acessório leve, no qual o bebê não se canse. Portanto, vale a pena escolher fios finos. Mas é preciso ter muito cuidado com as joias. Mesmo um produto bem engomado pode não resistir se a tela estiver sobrecarregada de decorações.

Para trabalhar você vai precisar:

  • fio íris 2 meadas brancas;
  • Contas de 7 mm para decoração;
  • gancho 0,85.

Conclusão do trabalho

Esquema

esquema

Início do trabalho

Usando agulha e linha, faça o conjunto inicial de pontos de corrente. O modelo exigirá 68 loops.
O produto não é tricotado em redondo, mas em carreiras retas e reversas. Você deve ter muito cuidado ao contar os loops. No centro, para maior sustentação, é necessário adicionar loops de ar. No total, 11 carreiras precisam ser tricotadas no kokoshnik.

Moldar

A partir da 8ª carreira, deve-se transferir vários laços e passar um pouco as pontas do kokoshnik para que o produto fique arqueado.

Na estampa, para maior levantamento, além dos pontos de crochê simples, também são utilizados pontos de crochê duplo. Eles exigirão uma técnica semelhante, mas em vez de uma revolução no circuito de trabalho, você precisará fazer duas.

O detalhe mais marcante é um grande número de loops de ar. Mas você deve ter cuidado, pois os pontos baixos também são usados ​​​​na linha para conectar as alças de ar do primeiro elemento com o segundo.

Gravata e decoração

Laços
Use fita de cetim para amarrar. Você só precisa costurá-lo nas bordas da obra-prima de malha resultante.
Decore a versão final com miçangas. Basta costurar algumas conchas grandes nos cantos sem sobrecarregar desnecessariamente o produto.É melhor usar uma conta no canto superior de cada concha. Assim o padrão ficará visível e o produto não ficará tão pesado.

Importante! Inicialmente, o acessório resultante não ficará reto, pois é feito de um fio muito fino. Precisa ser engomado.

Engomando o kokoshnik

Para que o kokoshnik fique perfeitamente plano e em pé e não escorregue como um guardanapo macio, ele precisa ser preparado. Para o preparo é necessário engomar. Existem várias maneiras de fazer isso. Não se trata apenas da concentração de amido da solução. Você também pode engomar com cola, por mais paradoxal que pareça. Apenas É melhor tratar um kokoshnik infantil de malha com amido.

Preparação da solução

Para trabalhar você precisará de:

  • amido - 2 colheres de sopa;
  • água - 1 litro.

Dissolva todo o amido em um copo de água fria e misture bem. Aqueça 1 litro de água no fogão e adicione amido aos poucos. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Tratamento

Coloque o produto na solução por 20 a 30 minutos. Em seguida, estique sobre uma superfície plana e deixe o produto secar bem.

Importante! Não torça o produto após removê-lo da solução. Isso pode danificar as fibras e esticar as alças em locais desnecessários.

Este procedimento deverá ser realizado com o kokoshnik após cada lavagem.

Dicas úteis para fazer um kokoshnik de crochê

Amido

  • O kokoshnik deve ser tricotado estritamente de acordo com o padrão. Você deve obter uma tela lisa.
  • Se a linha for fina, é melhor engomar o produto e colocá-lo no capô. Assim você obterá um tecido bem liso e todas as laçadas ficarão bem cuidadas.
  • Não sobrecarregue desnecessariamente o produto acabado com contas diferentes. Tudo isso é lindo, mas a tela fina pode simplesmente entortar no momento mais inoportuno.
  • Se você quiser um produto com muito brilho, é melhor adicionar fio de lurex ao fio principal. Ou compre não um fio de íris branco, mas um com fibra de lurex adicionada.
  • Para uma menina, é melhor fazer um kokoshnik na faixa da cabeça. Tudo é feito conforme o plano do circuito, mas a última etapa será a montagem.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano