Qualquer cristão ortodoxo sabe com certeza: segundo a tradição estabelecida, uma mulher entra no templo com a cabeça coberta, o que é um sinal de sua mansidão e humildade. Falando sobre a origem desta tradição, costumam recorrer às palavras do apóstolo Paulo, que, numa carta aos moradores da cidade de Corinto, disse que a cabeça da mulher deve ser coberta durante a oração.
Mulheres ortodoxas gregas não usam lenço na cabeça na igreja: razões
Nas igrejas russas, esta tradição é geralmente observada. Não causa transtorno às verdadeiras crentes, assim como a tradição que não recomenda o uso de calças e saias curtas para ir à igreja. No entanto, você não verá lenços tão familiares aos nossos olhos na igreja grega. Mulheres gregas ortodoxas profundamente religiosas comparecem ao serviço religioso com as cabeças descobertas. As únicas exceções são as viúvas idosas ou os turistas russos. Mesmo que uma senhora venha ao templo usando chapéu, ela o tira. Muitos paroquianos da igreja grega usam calças.As expressivas mulheres gregas estão mais próximas da cultura europeia e consideram as calças uma parte integrante do guarda-roupa feminino, apropriadas em qualquer ambiente, incluindo um templo.
Quanto à cabeça descoberta, esta tem uma origem histórica bem fundamentada. A luta de libertação do povo grego contra o Império Otomano deixou uma marca significativa na história deste estado. No primeiro quartel do século XIX, nem uma única mulher grega tinha o direito de aparecer na rua sem hijab. A islamização forçada causou protestos entre a população. Homens e mulheres reuniam-se para os serviços religiosos em segredo, geralmente à noite. Lá as mulheres tiraram o odiado lenço da cabeça. E hoje, na Grécia, o lenço de cabeça é percebido como um elemento da cultura muçulmana.
A opinião dos sacerdotes
No entanto, não há proibição direta no Evangelho de aparecer na igreja com a cabeça descoberta. Hoje, é cada vez mais possível ouvir do clero russo uma posição mais tolerante em relação à forma como os seus paroquianos se vestem. Apesar de na igreja russa geralmente apenas as meninas ficarem sem lenço na cabeça, os padres da igreja estão convencidos de que o principal ainda é a fé sincera no coração e na alma de uma mulher, com a qual ela vem à igreja e se volta para o Senhor.