Malachai

No guarda-roupa moderno existe um cocar, que nós, sem pensar, chamamos de chapéu com protetor de orelha. Porém, possui variedades, uma delas é o malakhai - um chapéu de inverno com pelo fofo e orelhas compridas. Seu nome incomum remonta a um passado distante.

malachai

@atsalavat

História

Malachai veio até nós do Oriente. Foi usado pelos habitantes da Ásia Central há muitos séculos, mas na época esse chapéu tinha formato cônico e era usado não apenas no frio do inverno, mas também como capacete durante as operações militares.

É lógico que o malachai tenha aparecido na Rússia durante a invasão do jugo mongol-tártaro. Essa era uma daquelas peças de roupa que o povo russo realmente apreciava: as orelhas eram costuradas no malakhai tártaro não só nas laterais, mas também nas costas, graças às quais o chapéu protegia perfeitamente o pescoço durante tempestades de neve de vários dias.

No século 20, o chamado “triukha” tornou-se popular na Rússia - um chapéu que cobria as orelhas, bochechas e nuca e, portanto, era especialmente valorizado entre os cocheiros.

Durante a Guerra Civil, talvez, não houvesse um único homem que não usasse malachai.Em nosso país, tal escolha era muito justificada: muitos naquela época sobreviviam no campo sob terríveis geadas e, portanto, tal chapéu era insubstituível. Aliás, naquela época havia pêlo não só na parte externa do chapéu, nas orelhas, mas também na parte interna - na nuca e no topo da cabeça.

Quando todas as guerras do século 20 cessaram e o mundo se acalmou um pouco, entrou na moda o malachai com orelhas fixadas no topo da cabeça. Naquela época, essas inserções de pele eram consideradas mais um elemento decorativo do que uma proteção contra o frio. Este malachai modernizado tornou-se especialmente popular na década de 70 do século XX.

Além disso, no século passado, um chapéu com orelhas fofas passou a fazer parte do uniforme de pilotos, exploradores polares, alpinistas e guardas florestais. Era feito de pele de lobo, zibelina ou raposa, e peles de raposa eram usadas no Círculo Polar Ártico.

malachai

@popova_ksenia

Peculiaridades

Se antigamente o malakhai era considerado um cocar exclusivamente masculino, hoje é usado por absolutamente todo mundo - homens, mulheres e crianças. As orelhas dos modelos modernos podem ser fixadas no topo da cabeça com gravata ou botão, mas muitas vezes são decoradas com pompons fofos (principalmente quando se trata de toucados femininos ou infantis).

Malachai é ideal para criar looks casuais, bem como conjuntos do dia a dia. Pode ser combinado com uma jaqueta esportiva, jaqueta, casaco de pele de carneiro ou casaco de pele. Esse tipo de chapéu é especialmente valorizado pelos moradores da região Norte do país: feito com materiais naturais, evita a transpiração da cabeça, mas ao mesmo tempo retém perfeitamente o calor e protege do vento.

Na versão clássica, o malakhai é uma estrutura de coroa e quatro partes de pele, costuradas sequencialmente. Dois cobrem as orelhas e um cobre a parte de trás da cabeça. A última quarta parte é costurada no topo do chapéu como uma espécie de viseira plana.A coroa também é recortada de forma especial: é composta por quatro cunhas de couro ou camurça. Porém, hoje em dia são permitidas diferentes opções de corte, e cada uma delas é boa à sua maneira.

Hoje, os malachai não são feitos apenas de couro e pele. Na parte superior costuma-se usar lã natural, o que torna o chapéu o mais leve possível, mas quente. Também interessantes são as opções quando o malachai é decorado com uma variedade de ornamentos orientais, strass ou elementos plásticos (os modelos femininos são decorados desta forma).

O mais discutido nesta seção
Novos artigos nesta seção
Artigo útil
Conselho
Comentários
Nas mulheres destaca-se ainda mais forte e provocativamente...
Sergei
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...
Alexei
Publicações recentes nesta seção

Materiais

Cortinas

Pano