O que é malachai

Chapéu MalachaiMalakhai, segundo o dicionário explicativo de Dahl, é um enorme chapéu oriental com orelhas cobertas por pelos fofos que cobrem as laterais do rosto, a nuca e a testa (foto). Há também outra interpretação: o cafetã fica bem aberto sem cinto.

As tendências da moda muitas vezes olham para o passado em busca de elementos esquecidos que podem ser emprestados e atualizados para os tempos modernos. Inicialmente, o malakhai era um caftan bastante largo, sem cinto de nada. Seu parente distante pode ser chamado de cardigã bem conhecido. Esses caftans foram o destaque dos guarda-roupas femininos e masculinos.

Surgiu então o chapéu malakhai, que, um tanto parecido com os caftans, tem detalhes em desenvolvimento que cobrem as orelhas. O significado da palavra não mudou desde que essas coisas se tornaram populares, mas quase nunca é usada na interpretação moderna.

Chapéu Malachai

Chapéu MalachaiO cocar, comumente chamado de malakhai, é uma peça de roupa universal e mais confortável, com “orelhas” que são facilmente conectadas entre si por meio de dispositivos especiais - laços sob o queixo.

As orelhas do chapéu podem ser amarradas no topo da cabeça, o que o torna uma opção leve para usar em temperaturas não muito baixas e na ausência de geadas severas.

REFERÊNCIA! Nos tempos modernos, o nome “malachai” não é usado ou é muito raro. A designação mais comum para este chapéu é “chapéu com protetores de orelha”, que era muito popular no exército soviético e foi preservado como um atributo inalterado até os dias atuais.

Um pouco de história

Malakhai, em seu sentido usual, apareceu no território da Rússia moderna durante os ataques mongóis. Outra opção na história do aparecimento do chapéu é considerada “ablavukha”, que significa um cocar, que já foi popular na Bielo-Rússia até o século XX. Um fato interessante é que esse cocar também possuía “orelhas” localizadas na frente e também atrás. Em geadas severas, eles podiam ser baixados para se manterem aquecidos e, em épocas mais quentes, podiam ser amarrados no topo da cabeça.

No século 20, os “treukhi” eram bastante populares na Rússia. Esses chapéus lembravam bastante o malachai e eram um atributo invariável dos cocheiros. Esse cocar cobria de forma confiável a nuca e as bochechas do proprietário. E este foi um fator muito importante para nos manter aquecidos em geadas severas.

Este cocar ganhou popularidade imediata durante a Guerra Civil de 1919 e desde então está presente no guarda-roupa de todos os homens. Na década de 70 do século passado surgiu uma variação desse modelo com as orelhas “falsas” do malachai levantadas exclusivamente até o topo da cabeça.Esse modelo era mais econômico, mas não previa variação no uso.

REFERÊNCIA! Durante muito tempo, este cocar fez parte do uniforme militar obrigatório e era feito de lã de ovelha. Os pilotos de aviação usavam malachai feitos de couro, e os especialistas militares polares usavam grandes chapéus fofos feitos de pele de lobo ou de cachorro.

Malachai em nosso tempo

Chapéu MalachaiOs designers modernos costumam usar itens antigos como inspiração para novas coleções. Nos tempos modernos, todos usam malachai: crianças, adolescentes, mulheres e homens. Muitas vezes são feitos de pele de zibelina, às vezes complementados com pompons nas orelhas. Essas variações interessantes se encaixam perfeitamente em diferentes estilos de roupas: esportivas e casuais. A coisa fica interessante se você amarrar as “orelhas” na nuca e for chamada de esqui, já que o atleta com esse cocar tem um ângulo de visão livre e, além disso, se ajusta bem à cabeça.

Outra versão interessante do cocar malachai nos tempos modernos é um chapéu de malha com um enfeite interessante. Combina bem com jaquetas curtas e jeans skinny. Além disso, parece bastante brilhante e imprudente.

Mais recentemente, os designers de moda prepararam um modelo interessante de chapéu com protetores de orelha para a polícia alemã. Esta notícia causou polêmica na Internet, pois muitas indignações diziam respeito ao fato de que usar o cocar do uniforme do exército soviético era um desrespeito à história.

Assim, o conhecido cocar malachai permite complementar a sua imagem com um elemento de guarda-roupa luminoso e acolhedor.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano