Os chapéus masculinos são parte integrante do guarda-roupa. Essas roupas incluem, entre outras coisas, um boné que apareceu há muito tempo.
Esses produtos possuem estilos diferentes, suas características de design dependem da área de aplicação.
Definição
Boné é um cocar plano com faixa larga e dura e viseira (ou sem viseira), originalmente usado exclusivamente por homens.
Este produto é usado principalmente por militares ou pessoas pertencentes a determinadas profissões (guardas de fronteira, carteiros, policiais, silvicultores, ferroviários).
História do boné
No passado, este produto era chamado de “chapéu forrageiro”. Foi usado como cocar uniforme nas forças armadas e departamentos de muitos países.
Os soldados forrageiros, cujas funções incluíam a obtenção de alimentos e forragens (ração animal), usavam chapéus coloridos e característicos com uma faixa.
Esses produtos lembravam modelos modernos apenas em uma faixa.
Referência! Do ponto de vista histórico, o boné é reconhecido como uma versão modificada do shako do exército (chapéu de formato alto e pouco prático, usado pelos soldados de infantaria e cavalaria dos exércitos da Europa e da América durante a era napoleônica). Até meados do século XIX, o formato do shako diminuiu gradativamente, chegando o mais próximo possível do visual moderno do boné. Para diferentes ramos das Forças Armadas, passaram a fabricar produtos de diversas cores com adição de listras.
Boné do exército russo
Itens desse tipo começaram a ser usados como cocares no exército russo durante o reinado de Paulo I (no final do século XVIII). Um atributo deste produto como a cocar surgiu já no século XIX. No mesmo período, surgiram outros traços distintivos característicos (por exemplo, emblemas de ramos militares), após os quais este produto adquiriu um aspecto que mais se aproxima das ideias modernas sobre o mesmo.
Nas tropas do Império Russo, um cocar desse tipo foi classificado como uma categoria separada de itens de vestuário para tropas - itens uniformes. Esses chapéus foram confeccionados em oficinas regimentais. Esses produtos foram lançados na forma de materiais e cada vez por um período claramente definido.
Referência! O decreto do czar de 23 de setembro de 1811 introduziu um boné de soldado com coroa redonda, mas, apesar disso, esses chapéus foram feitos sem esse detalhe por quase 100 anos.
Componentes de um boné
Cada cocar deste tipo consiste nos seguintes elementos:
- cocar (crachá distintivo de tecido ou metal localizado na parte central da faixa);
- debrum (cordão decorativo torcido localizado acima da viseira ou cinto preso sob o queixo, que serve para evitar perder o boné com o vento);
- viseira (viseira fixada acima do rosto horizontalmente ou inclinada para baixo);
- orla (orla que corre ao longo do topo da faixa);
- faixa (uma faixa que prende firmemente a cabeça de 3 a 5 cm);
- coroa plana ou arredondada (parte principal do produto);
- aro de aço (inserção de reforço projetada para manter o formato adequado do produto);
- estojos (acessórios usados para guardar esses chapéus).
Tipos de bonés
De acordo com sua finalidade, esses cocares são geralmente divididos em chapéus de campo, de uso diário, cerimoniais e cerimoniais de fim de semana.
Os principais tipos incluem:
- boné - uma versão civil para clima quente, com coroa grande e faixa alta (usada em 1930-40 entre trabalhadores políticos e agências governamentais);
- limite de campo - cocar uniforme destinado ao uso em condições de campo (feito de material de cor cáqui sem uso de inserções de reforço);
- boné - boné sem viseira (usado e continua a ser usado na Marinha).
Tais produtos podem diferir na cor do tecido da parte superior, do debrum, da faixa e no design da faixa e das paredes do produto.
Onde a tampa é usada agora?
No final do século passado, as mulheres também passaram a utilizar esse item, já que o destaque principal nas tendências da moda dos anos 70 estava nos elementos do guarda-roupa masculino.
Por isso, além dos tradicionais bonés masculinos, começaram a aparecer modelos femininos.
No mundo moderno da moda, os modelos de bonés femininos pertencem principalmente ao guarda-roupa juvenil. Os representantes do belo sexo apreciam o boné principalmente porque o formato clássico e rígido desse cocar suaviza os traços faciais, tornando a imagem mais expressiva, independente da idade.
O boné do uniforme sofreu muitas transformações, devido à necessidade de adaptar este cocar aos diferentes tipos de tropas e aplicar-lhe vários sinais e cores distintivas. Pela forma, cor e ícones característicos você sempre poderá descobrir quem é o dono dessa coisa.