Do que é feito um chapéu fulvo?

Chapéu fulvoOs produtos de pele são um clássico para os verdadeiros russos, mas o famoso chapéu fulvo é coisa do passado. Este produto ocupava um lugar de honra na família real, pois este cocar feito de pele natural era considerado um sinal de bom gosto e uma posição especial na sociedade.

Os verdadeiros artesãos esconderam habilmente os segredos da produção, graças aos quais o “fulvo” foi valorizado pelo seu verdadeiro valor. Hoje em dia é difícil encontrar fatos confiáveis ​​sobre a história desse item doméstico tão necessário e o segredo do antigo artesanato de sua fabricação. Mas ainda existem fatos interessantes, mas pouco conhecidos.

História do chapéu fulvo

Com base no nome, verifica-se que o chapéu é baseado em pele fulva. Na verdade, trata-se do pelo de uma pequena rena, idealmente com até seis meses de idade e de cor marrom.

Comerciantes trouxeram pelesDepois de estudar história, sabe-se que apenas os alunos do Departamento de Direito da Escola Imperial da Rússia Czarista usavam o chapéu fulvo. Uniformes verdes e um cocar castanho faziam os jovens parecerem um pássaro siskin.

O documento de onde veio o nome do chapéu fulvoÉ daí que vem o início da famosa canção soviética “Chizhik-Pyzhik”. Após a revolução, o chapéu ganhou popularidade desconhecida, ganhando reconhecimento das pessoas comuns.

Chapéus fulvos na URSS

Acredita-se que o chapéu fulvo encontrou seu segundo fôlego durante o reinado de L. Brezhnev. Naqueles anos, este cocar era um símbolo do partido de elite.

Trabalhadores do partido com chapéu castanhoO sonho de um trabalhador comum não era de forma alguma iguarias estrangeiras ou riqueza financeira. As pessoas sonhavam com um “fulvo”, porque era impossível consegui-lo na rede varejista.

Os comerciantes do mercado negro aproveitaram-se do analfabetismo das pessoas e venderam falsificações de alta qualidade. Os cidadãos soviéticos os compraram e ficaram orgulhosos de usar produtos “fulvos” reais. Somente um profissional poderia calcular o defeito, pois não era muito diferente da versão original.

Chapéus fulvos em trabalhadores do partido durante a URSSNa década de 1980, para substituir o lendário chapéu fulvo Surgiu outra moda de chapéus - a “torta”. Com a diminuição da procura por “filhos”, o seu custo também diminuiu, mas ainda era difícil obtê-los.

Fatos interessantes

Numerosos filmes permanecem como lembranças dos tempos soviéticos que se tornaram clássicos do cinema. Você pode ver os famosos “chapéus fulvos” neles.

Graças ao diretor Konstantin Voinov, o tema dos sonhos de muitas pessoas apareceu no espaço cinematográfico da União Soviética. O filme “O Chapéu” conta ao espectador a história de um escritor cujo sonho se tornou realidade - ele se tornou dono do lendário chapéu fulvo. Mas sua felicidade foi abalada no momento em que soube que seu cocar era feito de pele de um coelho comum. Devido ao choque nervoso, o escritor teve um ataque cardíaco.

Stills do filme Garotas com Chapéu Fawn

Stills do filme “Garotas” com chapéu castanho

No filme “Meninas”, as personagens fizeram uma aposta, e a vencedora recebeu um chapéu fulvo.

As Olimpíadas de 1956 atingiram gravemente o orçamento da seleção italiana, pois foram comprados chapéus famosos para cada participante. Vale a pena falar da glória que os atletas italianos trouxeram à União Soviética?..

Que tipo de pelo é esse fulvo?

Como já mencionado, um murrelet é um bezerro de rena. A textura da sua lã é macia, fofa e quente, o que possibilitou a confecção de um chapéu prático e confortável.

Filhotes de renaPara um produto, 1-2 películas são suficientes.

Filhote de renaExatamente o método de costura dependia da quantidade de pele cocar:

  • Se houver vários skins, o processo é rápido e direto. Os padrões acabados para o futuro produto foram colocados ao longo da crista, recortados e costurados nas bordas.
  • Se for utilizada a pele de um animal, a parte principal é retirada do dorso e os fones de ouvido e o bumbum são retirados da região cervical.

Bezerro de rena jovemOs chapéus eram da mais alta qualidade, pois todos os processos (desde a limpeza da pele até a costura) eram feitos manualmente.

Rena

Características do “fulvo” e vantagens

Pelo fato da pele de rena ser altamente elástica, o processo de produção para quem conhece todas as nuances ocorre sem muito esforço. As excelentes características de desempenho do boné fulvo não podem ser ignoradas.

Chapéus fulvosO chapéu mantém você aquecido mesmo em geadas severas. Isso ocorre porque os cervos vivem em temperaturas extremamente baixas e seu pelo se adaptou ao frio. É por isso que um produto de pele é uma salvação segura em um inverno com neve.

Costuramos as peles juntasÉ impossível comprar chapéus fulvos de verdade hoje. Devido à caça ativa de renas para acompanhar as tendências da moda, seus números tornaram-se críticos. Para salvar os animais da extinção total e aumentar seu número, os defensores da fauna incluíram os cervos no Livro Vermelho.

Existem análogos modernos?

Hoje também existem chapéus fulvos, mas são semelhantes ao seu lendário irmão apenas no nome. Na verdade, são feitos de pele de rato almiscarado ou de castor (foto). Apesar de o pêlo ser mais curto e a pele bem menor, os chapéus também retêm perfeitamente o calor no frio gélido.

Peles modernas

Peles modernas

Os toucados de raposa e vison são considerados tendência para todas as estações. O forro de seda protege a cabeça do vento de forma confiável.

Análogos modernos de chapéus fulvos

Análogos modernos de chapéus fulvos

Uma excelente alternativa para os oponentes fervorosos dos produtos de pele natural são os chapéus feitos de pele ecológica, pele sintética ou isolamento sintético.

Chapéu de vison

Chapéus modernosAs tecnologias modernas tornaram possível criar um produto prático, universal e, o mais importante, elegante, que custa várias vezes menos que o lendário “chapéu fulvo”.

Se você tem o lendário “fulvo” em seu arsenal de chapéus, dê a devida atenção, é uma verdadeira raridade.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano