Qual é o nome do chapéu que os judeus usam na cabeça?

“Egorka está com um solidéu vermelho”, lembra-se da charada infantil sobre o cogumelo boleto? Que tipo de chapéu é esse?

Yarmulka

O yarmulke é o chapéu dos judeus fiéis a Deus. Portanto, esse nome é pronunciado em iídiche e em hebraico soa como “kipa”. A ênfase pode ocorrer tanto na primeira sílaba - em Israel, quanto na segunda sílaba - entre os judeus na Rússia.

Chapéu judaico tradicional

Chapéu judaico tradicionalO quipá é um cocar masculino, tradicional para o povo judeu - um pequeno boné leve que cobre o topo da cabeça, se ajusta perfeitamente à cabeça, de formato redondo, sem aba ou faixa. Pode ser feito de tecido ou tricotado com fios.

Simboliza modéstia, piedade, humildade e devoção a Deus.

Origem

Os especialistas em linguística certamente notarão as consonâncias da palavra “yarmulke”, como o cocar é chamado nas línguas de diferentes nações. Muito provavelmente, veio do turco yagmurluk, que significa “capa de chuva”.

Um pouco mais tarde foi emprestado pelos eslavos. Em russo antigo existe uma palavra emurluk com o mesmo significado.Em polonês jarmułka significa "chapéu".

Os judeus dão duas opções para a origem do nome yarmulke. A frase yare malka – traduzida como “temor do Rei”, o Rei significa Deus. Ou yere me-elokah, literalmente do hebraico – “aquele que teme a Deus”.

Referência! "Kippa" é traduzido como "cúpula" ou "proteção". Em francês e italiano, também existem palavras com significado e som semelhantes - calotte (francês), calotta (italiano).

Tipos

 

Nas lojas de roupas judaicas, há uma grande variedade de quipás nas prateleiras, que variam:

  • por tamanho;
  • pela cor não só da parte superior, mas também do forro;
  • por material – veludo, seda;
  • por estilo - quatro, seis e oito cunhas;
  • em forma – pontiaguda e plana;
  • em termos de acabamento - liso, bordado, tricotado, debruado com pele ou com borla, pompom na parte superior.

Tipos de chapéus judaicos

A variedade de espécies é determinada pelas tradições da comunidade à qual pertence o dono da kipá. Então, na verdade, um cunhado vê um cunhado - os judeus usam cocares - de longe.

Como eram usados ​​antes e como são usados ​​hoje

Se os homens cristãos, ao entrarem no templo, tiram os chapéus, mostrando assim reverência a Deus, então os judeus, ao contrário, usam uma kipá como sinal de reverência especial ao Todo-Poderoso.

Chapéu judeuÉ usado no templo, durante a oração e estudo da Torá (a Lei religiosa judaica, o Pentateuco de Moisés), durante as refeições, como sinal de luto pelos mortos, em homenagem ao feriado da maioridade (bar mitzvah) . Os cristãos ortodoxos quase nunca tiram os solidéus.

O quipá é usado como cocar independente e é deixado sob outro cocar nacional - um chapéu ou gorro de pele.

Um chapéu tão pequeno é preso na cabeça com a ajuda de um prendedor de roupa especial.

 

Os judeus ortodoxos preferem usar chapéus, os ortodoxos liberais modernos escolhem pequenos kipás de malha.

Referência! Não são apenas os judeus que amam o chapeuzinho redondo. Na Rússia, os aristocratas se permitiam usar quipá. Junto com o roupão e o roupão (jaqueta larga de tecido macio), era considerada a roupa da casa dos nobres cavalheiros.

O Papa também usa um cocar branco, semelhante a um kipá, em eventos oficiais. Este é o boné tradicional dos padres católicos, que eles vestem imediatamente após serem ordenados. O Cardeal Richelieu tinha o direito de usar um boné vermelho; preto significa pertencer à abadia.

O quipá, um pequeno boné redondo, está presente como atributo do grau acadêmico em retratos de acadêmicos famosos. Os professores de ciências da velha guarda usam-no até hoje.

E quando um personagem da ensolarada Geórgia aparece em um filme soviético, ele usa um boné de aeródromo se for residente na cidade. Pastores de aldeias montanhosas apareciam na tela usando um pequeno chapéu de feltro cinza enfeitado com tranças, que lembra muito um solidéu...

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano