Qual é o nome de um boné de formatura com borla?

Assistindo a filmes juvenis ocidentais, muitas vezes podemos ver que os alunos que se formaram em uma instituição de ensino superior estão vestidos com uma túnica preta e um interessante boné quadrado com borla, que muitas vezes é jogado para o céu. De onde veio esse cocar e qual é o seu nome? Existe alguma tradição associada a este chapéu? Agora vamos descobrir tudo.

Esse chapéu tem nome? Qual?

estudantes meninasO boné de formatura tem vários nomes, tudo depende do país em que se fala sobre ele. Por exemplo, os estudantes australianos chamam isso de trincheira ou calota angular. Os ingleses têm certeza de que seu surgimento está ligado à Universidade de Oxford, ou melhor, sabem que o chapéu apareceu antes, mas foi Os professores de Oxford propuseram devolver a tradição de usar um manto especial, composto por um manto, um lenço e um boné quadrado pontudo especial com borla.

É por isso que na Inglaterra o boné leva o nome da universidade, ou seja, Oxford. Na França, esse boné é chamado de bonet, mas traduzido do francês pode ser chamado de qualquer cocar, por isso a maioria dos europeus não considera esse nome apropriado.

Na Rússia, o nome “boné acadêmico quadrado” ou “boné de mestrado” foi atribuído a ele. Mas, infelizmente, a maioria das instituições de ensino superior russas não apoia a tradição de tais uniformes para os seus alunos.

De onde ela veio?

chapéu com borla amarelaExiste uma opinião que O boné acadêmico quadrado é derivado do cocar tradicional dos padres latinos, chamado biretta.. Os chapéus eram vermelhos e às vezes pretos e eram obrigatórios para serem usados ​​pelo clero católico. Naquela época, a cor vermelha era reconhecida como um símbolo do poder real, por isso apenas os nobres italianos podiam usar biretas dessa cor.

Os chapéus pretos eram destinados a cientistas e pessoas que se dedicavam à arte. As tradições muçulmanas também influenciaram o limite acadêmico. Os graduados da Madrasah usavam um boné quadrado. Esta forma foi inventada para que o Alcorão pudesse ser colocado nela. Dessa forma, os cientistas mostraram aos outros que haviam aprendido todas as leis do Alcorão e o dominado completamente.

Contudo, outra opinião leva-nos à Polónia. Desde 1768, os militares polacos usavam um boné quadrangular. O cocar não tinha viseira e a parte superior era decorada com borla. Chamava-se Confederado. Instituições de prestígio como Cambridge e Oxford são descendentes de escolas religiosas, por esta razão os alunos são obrigados a vestir roupas que lembram mantos monásticos. Inicialmente, essas roupas eram usadas diariamente, mas logo adquiriram um significado especial.

O boné tetraédrico tornou-se um sinal do grau acadêmico e do nível de conhecimento adquirido. Aquilo é Somente os alunos e professores que prestavam serviços especiais à universidade poderiam usá-lo.

Que tipos de chapéus existem?

garota com um boné quadradoInicialmente, o boné acadêmico quadrado tinha duas cores: vermelho e preto. Como já dissemos, o cocar escarlate destinava-se a nobres senhores e sacerdotes, e o preto a pessoas que ocupam lugar de honra na sociedade, mas não possuem qualquer título. Por exemplo, biretas pretas eram usadas por médicos, professores, músicos, escultores ou artistas. Agora também há uma certa classificação de tonalidade desses cocares quadrados, mas mais expandida.

As cartas confederadas variam em cores dependendo da área que o aluno está dominando:

  • cor branca – história, arte, literatura;
  • cinza – medicina veterinária;
  • azul – jurisprudência, filosofia, política;
  • amarelo – matemática, física;
  • tom amarelo brilhante – agricultura;
  • cor verde escuro – línguas estrangeiras;
  • verde claro – produtos farmacêuticos;
  • vermelho – economia; administração de empresas, negócios;
  • cor roxa – arquitetura;
  • tonalidade azul – pedagogia, teologia;
  • cor rosa - música;
  • laranja – ciência militar, tática;
  • marrom – arte teatral.

Não apenas uma determinada tonalidade da tampa poderia ser responsável pela área em estudo. Às vezes, todas as vestimentas eram feitas no mesmo esquema de cores. Mas mais frequentemente o boné e o manto são feitos de tecido preto, e a borla do chapéu confederado e o lenço são feitos na cor que corresponde à educação recebida.

Um pouco sobre as tradições associadas a ele

os alunos jogam seus bonés com borlasSomente a partir da década de 1990 o boné acadêmico quadrado se tornou o principal cocar dos alunos formados em uma instituição de ensino superior.Além disso, apenas as universidades estaduais distribuíam essas roupas; essa prática nunca aconteceu nas escolas privadas. Cada chapéu tinha o nome do proprietário bordado por dentro. E isso está relacionado com uma tradição interessante.

Após receberem o diploma de ensino superior, os alunos reuniram-se em frente à universidade e ao mesmo tempo levantaram os bonés, homenageando a escola pelos conhecimentos adquiridos.. Depois disso, todos puderam encontrar seu cocar pelo sobrenome bordado nele.

Não só o chapéu importa, mas também a borla que o decora.. Afinal, ele está ali por um motivo. O pincel tem um nome incomum: liripip. Os alunos devem usá-lo do lado direito, e aqueles que já passaram em todos os exames e aguardam o diploma devem usá-lo do lado esquerdo. Às vezes o liripip é jogado da direita para a esquerda justamente na entrega do diploma. Em algumas instituições de ensino, alunos excelentes têm borlas que não são pretas, mas vermelhas ou douradas e, além disso, são 10–12 cm mais compridas que o liripip padrão.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano