Há cerca de 50 anos, não havia muita variedade entre os chapéus masculinos - quase todos usavam o mesmo tipo de protetor de orelha na estação fria. Mas os contemporâneos tiveram muito mais sorte - existem tantas variedades de chapéus que não é necessário esperar o frio. Existem muitos modelos interessantes projetados não apenas para geadas severas. O principal é entender essa variedade e aprender as regras de uso, combinação e escolha da certa.
Chapéu masculino: como usar
Em primeiro lugar, deve-se sempre usar chapéu quando a temperatura cair para +10 graus. Isso protegerá os cabelos do vento e do frio, sem falar da própria cabeça, que precisa de calor. O truque mais comum de alguns homens é usar o mesmo chapéu em qualquer época do ano e com qualquer roupa. Mas, na verdade, seria útil adquirir alguns modelos e mudar a sua imagem.
Modelos
A gama de modelos raramente é atualizada e reabastecida, por isso a lista apresentada não é tão volumosa:
- gorro - um chapéu normal de malha para homem, talvez com ou sem lapela.O modelo se ajusta perfeitamente à cabeça, cobre as orelhas e tem formato redondo simétrico.
- "Meia" - um modelo ultrapopular, especialmente entre os jovens. Também simétrico, mas possui um canto alongado, semelhante a um cone. A parte superior da cabeça não cabe, mas fica pendurada como uma meia, por isso recebeu esse nome.
- Chuglio - um modelo extravagante, mas também popular. Distingue-se por duas tranças que descem das orelhas. Também tem formato de cone, mas é feito de 2 a 3 tons de flores.
- Ushanka - o famoso chapéu russo. A origem do nome deste modelo é ditada pela presença de “orelhas” nas laterais. Adapta-se perfeitamente à cabeça, cobre as orelhas e até parte das bochechas. Em climas mais quentes, as “orelhas” podem ser levantadas e amarradas no topo da cabeça.
- Kepi – na versão de inverno será de lã, mas no geral parece uma boina normal. A cabeça está quente, mas as orelhas estão completamente abertas, por isso o boné não é adequado para temperaturas abaixo de zero. O kepi tem a variedade mais popular - coppola. Este modelo vem da Sicília e já foi usado pelos motoristas. Mas ela cruzou facilmente todas as classes e agora está no guarda-roupa das celebridades mais elegantes e ricas.
Cada modelo tem suas próprias variações, portanto, se um gorro não servir, isso não significa que o modelo não seja adequado.
Material
Para que cada modelo tenha características próprias, muitas vezes são produzidos com o mesmo material. Digamos que seja difícil imaginar um protetor de orelha real tricotado com agulhas de tricô. Mesmo que existam tais casos, estes são antes exceções, um desafio. Por tipo de material, os chapéus podem ser classificados da seguinte forma:
- Pode ser tricotado gorro, “meias”, chulyo.
- Tradicionalmente, apenas a pele é feita de protetores de ouvido. Os protetores de orelha mais caros e apresentáveis serão feitos de pele natural e inserções de couro genuíno. Pois bem, opções mais acessíveis são feitas de pele sintética, com inserções de algum tipo de material impermeável. Aliás, existem modelos interessantes de protetores de orelha feitos de feltro ou lã.
- Feito de lã ou com adição de lã boné.
É difícil determinar imediatamente qual chapéu fornecerá calor em geadas severas. Características do estilo, orelhas fechadas ou abertas, material do chapéu - tudo isso afetará o conforto no frio.
Como escolher um chapéu com base no seu tipo de rosto
Mais importante que o material e a cor é a perfeita compatibilidade do chapéu com o formato do rosto. Este é o único item do guarda-roupa na hora de escolher que você precisa prestar atenção ao seu tipo de rosto. Uma escolha errada pode prejudicar seriamente qualquer homem. As regras de seleção são simples:
- Todos os chapéus que se ajustam bem à cabeça - gorros, meias - são ideais para rostos ovais. Se o formato do seu rosto for triangular, com testa enorme, então é melhor escolher um chapéu com lapela. Pelo contrário, os modelos de lapela não são adequados para o tipo quadrado.
- Chulio é perfeito para quem tem rosto redondo ou quadrado.
- Os protetores de orelha, que podem cobrir quase metade do rosto, certamente agradarão a todos.
- Um gorro de lã irá arredondar ainda mais um rosto redondo. Mas para outros tipos de rosto, o boné é a forma ideal de diversificar o visual.
Algumas dicas
Existem mais algumas dicas para combinar modelos de chapéus com estilo:
- Kepi criado para casacos clássicos, jaquetas de couro, casacos de pele de carneiro, mas entrará em forte conflito com o estilo esportivo.
- Ushanka – assim como o formato do rosto, combina com qualquer imagem e estilo. Principalmente se combinar com luvas ou lenço.
- Chulo, definitivamente tem uma aparência um pouco frívola, por isso não é adequado para imagens rígidas e profissionais. Mas para jaquetas, jaquetas acolchoadas, suéteres esportivos, este é um cocar relevante.
- Chapéus e meias E gorro, à primeira vista, pretendem ter um estilo informal. Mas há muitos exemplos em que os gorros são usados com casacos formais e jaquetas quentes e ficam muito bonitos.
Se o chapéu causar eletricidade estática no cabelo após a remoção, é melhor comprar um agente antiestático especial e borrifar no cabelo. Outra opção é usar gel ou soro para cabelo. Além disso, você pode trocar o shampoo por um mais adequado para o inverno.
Os chapéus devem ser sempre guardados separadamente dos agasalhos, de preferência em uma prateleira especial.
Agora, é óbvio que negligenciar o chapéu ou ter apenas um modelo para todos os momentos é crime! Basta escolher o formato e a cor certos - e agora um cocar atual e moderno está pronto para qualquer look.