Um chapéu de vison não tingido durará de 10 a 14 invernos para o proprietário, e um chapéu de raposa ártica durará 7. Mas a vida útil será significativamente reduzida se você usá-lo descuidadamente, armazená-lo incorretamente e não limpá-lo, por isso vale a pena estudar o recomendações de cuidados - ajudarão a manter a aparência atraente do pelo.
A limpeza completa envolve o tratamento de ambas as superfícies: externo (pele propriamente dita) e interno (couro, forro têxtil).
Vejamos isso em detalhes, como limpar um chapéu de pele em casa.
Limpando a parte externa do chapéu
Vale avaliar o grau de contaminação: presença de manchas no pelo, grau de perda de brilho do pelo, mudança de cor (na maioria das vezes muda em locais onde o pelo roça na cabeça, principalmente em produtos de cores claras).
Limpando peles verdadeiras
Itens feitos de pele natural não podem ser lavados.
Antes de limpar, retire cuidadosamente o produto, removendo depósitos superficiais de poeira.
Método mecânico
Para o processamento, você precisará de uma escova com dentes de metal - com a ajuda dela você precisa “pentear” a touca ao longo do crescimento do cabelo, removendo os resíduos presos.
Você pode enrolar um pano ou algodão em volta da escova para evitar danificar a pele e as fibras.
Vale a pena ter uma escova em casa: ela é usada tanto antes da lavagem a seco para retirar detritos grandes, quanto depois - para alisar a pilha.
A melhor opção é realizar a manipulação regularmente durante o inverno, penteando gradativamente a sujeira acumulada.
Isso evitará “limpezas gerais” frequentes e o pelo sempre terá uma aparência decente.
Método químico
Este método é utilizado na presença de contaminação mais profunda. Após essa limpeza, o chapéu precisa ser penteado novamente para remover quaisquer resíduos de substâncias de limpeza.
Usado como agente de limpeza:
Sorventes que coletam sujeira: amido, areia, farelo (eles, assim como a areia, precisam ser pré-aquecidos), semolina ou talco - são esfregados na pilha e removidos agitando vigorosamente o produto e com uma escova.
O ácido (essência acética ou suco de limão) é um método eficaz, mas após usá-lo o chapéu inevitavelmente terá que ser ventilado.
Cascas de batata com amônia: esfregue a sujeira com a mistura e depois lave.
Água oxigenada (indicada para peles claras) - diluir a solução pela metade (3%) com água, enxugar o chapéu e deixar secar.
Álcool medicinal (um cotonete é umedecido e usado para limpar a mancha).
Shampoos para animais (você pode escolher a opção para cães na cor que combina com a tonalidade do seu chapéu): é preciso lavar com cuidado, evitando molhar completamente o pelo, usando espuma em vez do próprio líquido.
Se a contaminação for grave, você pode esfregar as manchas com uma mistura de amido e gasolina.Mas nem todas as divisões são fáceis de ventilar e a gasolina é volátil e tóxica.
Talvez seja esse o caso quando você deve evitar problemas e levar a peça para a lavanderia.
Importante! Na limpeza úmida, certifique-se de que a peça esteja completamente seca antes de colocá-la no armário. A secagem automática não é recomendada para produtos de pele - é melhor deixar o chapéu secar naturalmente em temperatura ambiente.
Limpeza de pele sintética
A situação com peles ecológicas e outros materiais artificiais é mais simples devido à possibilidade de lavagem na máquina (sem centrifugação, em ciclo delicado).
Ao mesmo tempo, alguns produtos químicos não podem ser usados no processamento de peles artificiais (por exemplo, gasolina - em vez disso, você pode usar um limpador de carpetes ou móveis estofados).
Importante! Se você secar um chapéu lavado colocando-o sobre uma superfície plana, ele ficará deformado. É necessário usar um manequim ou uma jarra invertida de três litros, que fixará a coroa colocada em sua posição natural.
Limpeza interna do chapéu
O forro fica mais sujo que a parte externa do chapéu devido ao contato constante com a pele e os cabelos. A limpeza regular ajudará a evitar o crescimento de bactérias e a sujeira que afeta seu cabelo.
Para se livrar de pequenas manchas, uma solução de álcool ou sabão é adequada - é necessário limpar o forro com uma esponja embebida nele, retirar o restante da mistura e secar bem.
Se isso não ajudar, será necessário arrancar o forro (é conveniente fazer marcações com linhas coloridas para que não haja problemas de costura) e lavá-lo da maneira usual - na máquina. Como último recurso, você pode costurar um novo forro com um tecido adequado e costurá-lo.
Como dar brilho ao pelo?
Com o tempo, o produto perde sua aparência original, mas o brilho e a estrutura do pelo podem ser preservados com:
- glicerina;
- suco de limão;
- solução de ácido acético.
A composição é aplicada na pilha com um borrifador, deixado por 10 minutos, após os quais a coroa é enxugada com toalha e guardanapos de papel.
Também se usa uma mistura de óleo de peixe e amônia com água, mas não é tão fácil de lavar.
Armazenamento adequado
A solução correta seria guardar os produtos de pele em local escuro (armário), onde haja espaço suficiente para a circulação natural do ar.
Você precisa proteger o item da poeira usando uma sacola de tecido respirável - por exemplo, algodão. Mas, muito provavelmente, antes do início da estação fria, o chapéu precisará ser ventilado de qualquer maneira.
Se você limpar o pelo de contaminantes menores e armazená-lo longe da poeira, provavelmente a questão da necessidade de limpeza profunda nunca terá que ser resolvida e um pouco de cuidado regular será suficiente.