Um chapéu de malha de inverno requer forro. Caso contrário, o tecido solto será levado pelo vento. O material mais fácil de usar é o velo. É barato, você pode escolher qualquer cor, as bordas não se esfarelam e não requerem processamento. Você pode isolar o acessório em meia hora. Confortável? Essa palavra não! Nós lhe diremos como fazer isso sozinho.
Materiais e ferramentas para trabalho
O velo é um material sintético, mas não impede a pele de respirar. Pode ter diferentes densidades e espessuras.
REFERÊNCIA! Para roupas de casa e como isolamento, costuma-se usar material de densidade média (200 g/m) ou denso (300 g/m). Se o chapéu for feito de lã merino ou alpaca de alta qualidade, que por si só é quente, para proteger as orelhas do sopro, você também pode usar lã fina (100 g/m).
A pilha pode ficar de um ou de ambos os lados, não importa. Antes de costurar, o material deve ser lavado, verificado quanto ao encolhimento e à confiabilidade da pintura.
Para funcionar, você também precisará do seguinte:
- tópicos;
- tesoura;
- agulha;
- lápis/sabão/giz;
- fita métrica.
Quanto aos fios, é melhor escolhê-los para combinar com o chapéu, para que nada apareça do lado de fora. Como o velo é felpudo, a costura “afundará” por dentro. Será ainda mais elegante e conveniente se o acessório e o isolamento forem da mesma cor.
CONSELHO! Se o velo for de cor clara, não é recomendado o uso de lápis brilhantes ou canetas hidrográficas para o padrão, pois eles podem não sair. Faz mais sentido usar giz normal de cor contrastante.
Como preparar um forro de lã
O forro deve seguir o formato da cabeça. O gorro inicialmente deve ser tricotado um pouco mais, geralmente deixa uma margem de um centímetro.
O padrão é construído a partir de quatro ou seis cunhas triangulares.
Padrão simples
A maneira mais fácil é traçar o chapéu dobrado com giz diretamente no velo, fazer um corte de 10 cm na parte superior central, duas dessas partes são costuradas juntas, com duas costuras que se cruzam na parte superior.
Padrão clássico
O forro clássico é feito de uma forma diferente.
- Meça um pedaço de lã igual à circunferência da cabeça mais 1 cm para a costura e 2 cm para o ajuste. A altura é igual à profundidade do chapéu, será retirado 1 cm na costura.
- Divida e marque a aba resultante em 4 ou 6 partes com giz, desenhe linhas verticais.
- Marque pontos a 2/3 da altura, desenhe com giz cunhas triangulares que serão o topo da cabeça.
- Recorte a peça, faça uma costura de ligação, feche a peça em forma de anel.
- Costure todas as fatias triangulares juntas.
O resultado deve ser um chapéu simples em forma de cúpula.. Você deve experimentar imediatamente na sua cabeça e verificar o tamanho.
CONSELHO! Se você planeja prender um pompom com fitas em um chapéu de malha, deve cuidar imediatamente dos furos no forro. Basta deixar dois furos nas costuras de lados diferentes a uma distância de 2 a 3 cm da coroa.
Como costurar corretamente um forro em um chapéu de malha
Embora o velo não exija acabamento nas bordas, é importante costurar corretamente o forro do chapéu. Caso contrário, ele irá enrolar e inchar. Nada deve estar visível. Independentemente do padrão, o forro é costurado com um leve recuo de 3–5 milímetros.
Processo passo a passo
- Insira o forro. Certifique-se de que a costura esteja na parte de trás. É aqui que a costura começará. Para maior confiabilidade, você pode prender o velo ao tecido de malha com alfinetes de costura em vários lugares.
- Passe a linha na agulha e faça um nó. Insira a agulha no forro de forma que o nó fique no interior entre a malha e o velo.
- Costure com pontos pequenos e frequentes ao longo da borda.
Forro opcional pode ser costurado no topo do chapéu com pontos de fixação ou deixe assim. Se o pompom for preso com fitas, ele vai segurar completamente os dois topos das cabeças, nada vai eriçar e cair.
Como costurar lã em um gorro de tricô para bebê
Às vezes, uma tira de material de 10 a 15 centímetros de largura é simplesmente costurada em um chapéu de malha para adulto. Protege as orelhas e a parte principal da cabeça, para que você possa fazer isso. Se o chapéu é para criança, é importante jogar pelo seguro, cortar um forro fechado e até fazer orelhas.
Produção passo a passo de forro
- Dobre o chapéu do bebê ao meio, coloque-o sobre duas camadas de lã e desenhe uma linha de giz em todo o perímetro, incluindo as orelhas.
- Recorte os detalhes. Faça um corte no meio de cada um. Costure a tampa interna com uma agulha.
- Insira o forro, verifique o ajuste do tamanho.
- Faça a bainha do forro de lã do gorro de tricô para bebê usando pequenos pontos na borda.
Você pode cortar o forro mais comum e fazer as orelhas separadamente (não necessariamente de lã, algodão ou malha serve). Neste caso, são os primeiros a serem costurados.É importante que nada seja visível do lado de fora. Em seguida, é inserida a tampa interna, que irá esconder as bordas das orelhas.