Os chapéus de malha há muito ganharam popularidade entre pessoas de diferentes sexos e idades. Mas, apesar do volume aparente, na estação fria, especialmente com ventos fortes, é improvável que esse chapéu aqueça muito. Um forro costurado vem em socorro. É com a sua ajuda que o seu chapéu preferido se torna à prova de vento e capaz de proteger o seu dono mesmo em geadas severas.
Nós lhe diremos como costurar você mesmo o forro de um chapéu.
Preparando-se para o trabalho
Durante os trabalhos preparatórios, é necessário selecionar o material com que será feito o forro. E também prepare as ferramentas e equipamentos necessários. As medidas necessárias para construir o padrão devem ser tomadas com antecedência.
Material de forro
Para que o chapéu desempenhe suas funções, o tecido do forro deve ser denso, quente e à prova de vento. O tecido também deve atender a vários requisitos.
- Seja confortável e leve.
- Possuem uma pequena porcentagem de eletrostaticidade.
- Possui alta resistência e resistência ao desgaste.
- Possui composição hipoalergênica.
Geralmente, em preparação para o outono, Para tanto, utiliza-se malha de lã ou escovada.
Tecidos de malha muito fáceis de usar: costuram e lavam bem. Estes materiais têm excelente elasticidade e são particularmente macios e leves.
Lã É um material confortável e elástico que seca rapidamente.
E aqui A cor do forro pode ser absolutamente qualquer e depende apenas da imaginação do mestre. Algumas pessoas gostam de materiais simples e combinam com a cor do produto. Você também pode criar combinações contrastantes interessantes de forro e chapéu.
REFERÊNCIA! O consumo de tecido depende do volume da cabeça e das características de design do produto.
Normalmente, 50–60 cm de material são suficientes.
Materiais e ferramentas
As seguintes coisas podem ser necessárias para o trabalho.
- Têxtil.
- Tópicos.
- Tesoura.
- Agulha de mão.
- Máquina de costura.
- Giz ou um pedaço de sabão.
Como fazer um padrão de forro
Para fazer o forro são necessárias as seguintes medidas, que são feitas ao longo da tampa.
- Circunferência do boné. Deve-se levar em consideração que o produto pode ter uma lapela bonita e brilhante, por isso o forro geralmente não é costurado até a borda do gorro de malha. A circunferência é medida levando em consideração esta lapela.
- Altura do produto.
- O lugar onde a tampa começa a estreitar. Esta medida depende do formato do chapéu.
Opções de padrão
Os padrões podem ser de diferentes tipos.
- Pode desenhe um padrão no papel de acordo com as medidas tomadas.
- Você pode apenas circule a tampa sem fazer medições. Para isso, o tecido é dobrado em duas camadas com o lado direito para dentro. Em seguida, coloque um chapéu e endireite-o levemente, segurando-o com a palma da mão. Você pode traçar o contorno com sabão ou giz de costura.
- Muitos fazem padrões de seis triângulos e conecte-os.
- Existe outra maneira de dar à coroa do forro o formato desejado. Para isso você precisa faça dois dardos. Este método requer muito menos material e é muito mais rápido. Os dardos podem ser desenhados à mão, recuando do topo da cabeça para baixo de 5 a 7 cm de comprimento. Aproximadamente 5–7 cm são deixados entre o meio dos dardos. Sua profundidade não deve ser superior a 2,5 cm. Para repetir o mesma disposição dos dardos em outra parte, com as bordas marcadas com alfinetes e depois também desenhadas à mão.
Fazendo um forro
A seguir, o molde é recortado e inicia-se o processo de união das peças do forro.
Antes disso os dardos recebidos são costurados. É melhor unir todas as costuras com máquina ou overloque. O excesso de material pode ser cortadopara que as costuras não inchem dentro do chapéu e criem excesso de espessura.
Você pode fazer cortes uniformes nas costuras, não atingindo a borda da costura alguns milímetros.
Um ponto importante é passar as costuras. Esta ação definitivamente não deve ser ignorada. Os dardos são passados para dentro.
Costurando um forro em um chapéu
Conhecendo a tecnologia, você pode costurar um forro em um chapéu muito rapidamente.
- Primeiro, com linha e agulha, eles são conectados no topo da cabeça, fazendo alguns pontos fortes. Isso protegerá o forro dentro do chapéu.
- Você deve monitorar cuidadosamente de modo que as partes frontal e traseira do forro e do chapéu coincidam entre si. Eles também precisam ser costurados com alguns pontos.
- Avançar o forro é distribuído uniformemente sobre a superfície do chapéu, prendendo-o com alfinetes.
- Então comece a costurar no chapéue usando pontos ocultos.
- Ao final do trabalho você deverá remova todos os pontos desnecessários usando uma tesoura e lave a tampa resultante.
IMPORTANTE! Usar costuras ocultas permite conectar duas coisas com firmeza.
A técnica é muito simples, você pode dominá-la mesmo sem habilidades especiais de costura.
Dicas úteis
Há mais algumas sutilezas que vale a pena mencionar.
- No processo de criação de um padrão de forro as margens de costura geralmente não são fornecidas, porque deve ser um pouco menor que o próprio chapéu. Isso permite que o revestimento não fique saliente e fique plano dentro do produto. Esta regra se aplica principalmente a tecidos elásticos de malha.
- Em alguns casos, o forro deve ser medido por pessoa, especialmente se o tecido não tiver propriedades elásticas.
- Se houver orelhas no chapéu, elas precisam ser contornadas, deixando margem de costura de cerca de 1 cm.
- O processo de costura pode ser muito mais fácil e conveniente se você tiver uma cabeça de manequim. Para isso, você também pode usar uma jarra normal de três litros.
- Ao passar as costuras, certifique-se de fazer o trabalho pelo lado avesso. Isso ajudará a evitar marcas de ferro e outras manchas desagradáveis na parte frontal do produto. O velo é um material particularmente sensível ao tratamento térmico.
Assim, você pode isolar seu chapéu de malha favorito com as próprias mãos muito rapidamente. Esperamos que este artigo tenha sido útil e ajude você a preparar seu produto para a estação fria.