A gama de chapéus, como chapéus de malha, é bastante diversificada. Eles estão conectados pela necessidade de formar uma coroa e posterior fechamento das alças no trabalho. E as principais ferramentas nesse processo são a agulha cigana e a agulha de crochê. Normalmente as costureiras escolhem a ferramenta que mais lhes convém, pois com cada uma delas é possível criar uma costura invisível.
Como fechar (reduzir) corretamente as alças de um chapéu, dependendo do modelo
Existem duas maneiras fundamentalmente diferentes de tricotar essas peças de roupa:
- Nas agulhas circulares (o produto é sem costura).
- Em agulhas de tricô retas (é necessário fazer uma costura na altura).
Além disso, o modelo do cocar pode implicar a necessidade de diminuir as alças em direção à coroa, tricotando o tecido pelo método das carreiras encurtadas, bem como o sentido do tricô de cima para baixo e de baixo para cima.
Vamos dar uma olhada nos modelos mais populares e nos recursos de conclusão de cada um deles.
Jeito fácil
A maneira mais simples pode ser justamente chamada de opção usando agulha e linha.Este método é especialmente relevante para finalizar trabalhos em peças tricotadas inteiras, sem diminuir ou com diminuições mínimas das laçadas em direção à coroa. As principais vantagens desses chapéus são a facilidade de tricotar, a capacidade de tricotar em agulhas retas com posterior costura do tecido em altura, bem como uma variedade suficiente de padrões utilizados.
Para finalizar, basta enfiar um fio grande do tipo “cigano”, que serve para tricotar um chapéu, e passá-lo pelas últimas laçadas abertas da agulha de tricô. A agulha é então retirada do tricô e a parte superior é apertada com linha. Suas pontas são trazidas para o lado avesso e amarradas com um nó. O chapéu pode ser deixado como está ou você pode prender um pompom na junção das alças.
Conselho! Se em vez de fio você usar fio de spandex de tom adequado, poderá fazer um buraco bem esticado no qual poderá enfiar o cabelo amarrado em um rabo de cavalo.
Cunhas
Se você tricotar um chapéu em agulhas retas ou circulares de baixo para cima e diminuir em intervalos iguais nos mesmos lugares, no final do tricô você terá um número muito pequeno de laçadas, que podem ser facilmente conectadas com uma agulha de crochê ou a mesma agulha com linha.
Conselho! Passe o fio pelos últimos pontos duas vezes. Isso minimizará o tamanho do “buraco” formado após o procedimento de conexão dos laços.
Para um chapéu redondo
Ao tricotar um produto com coroa redonda, a principal característica é a diminuição das laçadas: elas são diminuídas a uma distância relativamente curta da coroa tricotando a cada duas laçadas de quatro na primeira linha de diminuições.
Em seguida, várias carreiras são tricotadas de acordo com o padrão sem diminuir, depois são diminuídas duas laçadas por carreira até que restem 8 a 10 laçadas nas agulhas de tricô. Para completar o trabalho em tal coisa, você deve enfiá-lo nas alças usando uma agulha ou gancho.
Conselho! Para tricotar um chapéu “em redondo” no final do tricô não é necessário mudar para agulhas de meia. Basta ter agulhas de tricô circulares em uma longa linha de pesca em seu arsenal criativo.
Em um gorro
Esses modelos também são chamados de gorros. A maneira mais fácil de tricotá-los é tricotar o tecido em carreiras encurtadas em agulhas de tricô retas. Com esse tipo de tricô, formam-se cunhas no chapéu. Depois de tricotar a quantidade necessária desses elementos, o produto é costurado com uma agulha ao longo da altura e, em seguida, a parte superior do chapéu é conectada com a mesma agulha.
Conselho! Este modelo de chapéu é bastante versátil, podendo ser usado com ou sem lapela. E a principal característica de um gorro é que ele pode ser costurado no topo da cabeça e você pode obter uma espécie de orelhas.
Com elástico inglês
O canelado inglês é um padrão muito bonito, volumoso e adequado para tricotar quase todos os modelos de gorros de malha. Você pode conectá-lo usando a descrição fornecida no Diagrama 1.
Modelo 1 – Tricotando canelado inglês
A principal característica de trabalhar com tecido desse padrão é a forma de fechar as alças. Para fazer isso, você precisa mudar de um elástico inglês para um elástico normal, formato 1*1. Essa transição é feita na carreira em que o ponto tricô termina em ponto alto duplo. Depois disso, os laços são reduzidos e fechados da maneira sugerida pelo modelo escolhido.