Qual é o nome de um chapéu de pele de carneiro caucasiano?

PapakhaOs povos do Cáucaso têm um ditado: “Se você não tem ninguém com quem consultar, consulte o seu papakha”. Por que o cocar tem tanta importância e o que ele significa na vida de um homem da montanha, contaremos neste artigo.

Chapéu masculino de pele de carneiro caucasiano

O discurso irá sobre o chapéu.

Referência! A palavra vem de dialetos turcos, “papakh” (a versão correta do nome) significa “chapéu”. Às vezes é chamado de Trukhmenka.

De um artigo da Grande Enciclopédia Soviética você pode aprender informações sobre a história deste cocar original:

  • Durante muito tempo, os chapéus dos povos caucasianos foram feitos de tecido, feltro e pele;
  • no século XVIII, não só os homens usavam chapéu, mas também nos guarda-roupas femininos;
  • desde o início do século XIX, militares baseados no Norte do Cáucaso introduziram-no nos seus uniformes;
  • a partir de meados do século 19, um chapéu alto de pele tornou-se oficialmente um cocar de inverno nas tropas cossacas;
  • antes da Grande Guerra Patriótica, o privilégio de usar um chapéu de astracã era concedido aos mais altos oficiais do Exército Vermelho, começando pelo major-general e acima;
  • durante a guerra, coronéis de todos os ramos das forças armadas foram adicionados a esta lista.

Chapéu de pele de carneiro georgiano

Papakha

Um homem caucasiano que se respeitava sempre usava cocar. Na maioria das vezes era um chapéu. O homem nela sempre pareceu orgulhoso e nobre.

Importante! Este chapéu é universal: não faz calor no verão e nem frio no inverno. É cortado de tal forma que realmente força você a manter as costas retas.

A matéria-prima para a produção é a lã de carneiro, ovelha ou cabra. Amostras especiais foram feitas de pele de cordeiro.

Trukhmenki são divididos nos seguintes tipos:

  • Os de Astrakhan são da mais alta qualidade e mais caros. Eles são costurados com pele de astracã, pele de cordeiros não nascidos, e pele de astracã, pele de cordeiros recém-nascidos. Este é o presente mais desejado para qualquer caucasiano. Denota status e respeito dos outros.
  • Os pastores são um cocar caucasiano comum, às vezes chamado de “chapéu popular”. É costurado em pele de carneiro felpuda, seus cachos podem descer até a testa e esconder os olhos. Confortável para pastar (nem frio nem quente) e, se necessário, pode servir de travesseiro.
  • Cossaco - o fundo tem base de tecido, vermelho ou azul, com uma cruz branca simbolizando a Ortodoxia. Em preparação para a batalha, os guerreiros colocaram uma placa de aço no bolso inferior - um punho, que os protegia de um golpe de sabre. Popular entre os cossacos Kuban e Terek.Chapéu cossaco

Propósito

Um cocar sempre foi um orgulho especial para um homem. Pode haver mais de um trukhmenka no guarda-roupa dos caucasianos. Os chapéus de pele eram guardados cuidadosamente embrulhados em panos limpos e transmitidos de geração em geração. Normalmente cada evento tinha o seu próprio:

  • todos os dias - escuro ou marrom;
  • para casamentos e feriados - branco;chapéu branco
  • para uma cerimônia fúnebre - preto.

Vários fatos interessantes sobre as tradições dos povos caucasianos associados ao papakha.

  • Sair de casa sem cocar era considerado inaceitável, e aparecer num casamento com a cabeça descoberta era o maior desrespeito aos noivos e a todos os presentes.
  • Os rapazes muitas vezes pediam casamento às meninas de uma forma original: jogavam os chapéus pela janela aberta. Se o chapéu fosse devolvido, significava recusa.
  • O cocar não deve sair da cabeça enquanto estiver intacto. Existem ditados e provérbios populares sobre isso.
  • Trukhmenka não foi removido nem mesmo por um peticionário, exceto em casos de pedido para acabar com rixas de sangue ou guerra.
  • Lançado no calor de uma discussão, significava a discussão final - o proprietário estava confiante de que estava certo.

Importante! Dizem que o chapéu serve de cofre. Não há necessidade de verificar - um cocar derrubado é considerado um insulto entre os caucasianos.

Papakha nos tempos modernos

Agora procuramos respostas para todas as perguntas na Internet. Tente digitar “papakha” no Google - você verá muitas ofertas de venda deste cocar. Várias lojas online estão repletas dele, oferecendo chapéus de pele nas cores preto, branco, marrom e cinza. Como você sabe, a demanda cria oferta. Como existe uma oferta tão generosa, isso significa hoje em dia, os chapéus também são populares.

Quem compra esses chapéus e para quem os artesãos caucasianos costuram toucados, cada um deles exclusivo?

  • Em primeiro lugar, são atores de grupos nacionais de música e dança.
  • Os homens das aldeias de montanha, que ainda mantêm as tradições dos seus antepassados, também compram e usam chapéus.
  • Generais e coronéis do exército russo continuam a usar chapéus feitos de diferentes tipos de pele de astracã.

Alguns caucasianos famosos também estão popularizando o cocar nacional.Makhmud Esambaev de chapéu

  • Makhmud Esambaev, dançarino, solista do Teatro Bolshoi, Artista do Povo da URSS, não tirou o casaco de astracã até o fim da vida, chegando a usá-lo nas reuniões do Conselho Supremo. Uma exceção foi aberta apenas para produções teatrais.
  • Khabib Nurmagomedov, um lutador russo que é o atual campeão do UFC, tem sido mostrado usando uma papakha em eventos públicos por muitos anos consecutivos. Ele até entra no ringue usando um cocar nacional, ignorando os pedidos das corporações esportivas para anunciar seus produtos. Khabib responde com orgulho que antes da luta ele usará o chapéu de seus ancestrais. Após uma de suas vitórias de destaque em outubro de 2016, a demanda por eles aumentou 16 vezes.

Khabib Nurmagomedov de chapéu

Os chapéus femininos da moda feitos de raposa ártica, raposa prateada ou outra pele com coroa alta e fundo redondo e plano são chamados de kubanks, que é uma variante do trukhmenka e é feito sob medida à sua semelhança. Kubanka também aparece de vez em quando nos guarda-roupas masculinos. Uma das tendências da moda é o chapéu leve de astracã. Knitters imitam o estilo com tricô de textura densa.

Homens e mulheres ficam muito interessantes e modernos com chapéus. Esse chapéu é para todos os momentos - dando altura e formando uma postura orgulhosa, ele sempre estará na moda.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano