O chapéu Takori pode ser chamado com segurança de um chapéu antigo e esquecido que voltou, porque modelos semelhantes eram populares na década de 70 do século passado. A moda atual trouxe algumas mudanças em relação à versão antiga.
Anteriormente, esses chapéus tinham uma lapela, mas hoje a parte inferior está dobrada duas vezes. Parece interessante, deixando o próprio produto mais quente. Mas, ao mesmo tempo, o consumo de fio no tricô também aumenta.
Para evitar surpresas, você precisa dominar a ciência simples do cálculo e munir-se de linha suficiente.
Quanto fio você precisa para um chapéu takori?
Devido às diferenças nas medidas individuais, para não comprar menos ou mais material do que o necessário, é aconselhável fazer alguns cálculos com antecedência. Isto é especialmente verdadeiro para o modelo takori, porque muitas vezes é tricotado com fio de mohair e é muito caro e fino, então uma meada extra custará à artesã um belo centavo. O padrão mais popular para este chapéu é o canelado inglês, em que o consumo de linha é um pouco maior devido ao uso de um elemento como o fio.
Toda costureira sabe que no início do trabalho de um produto se tricota uma amostra. Desta forma, você pode selecionar o tamanho desejado da agulha de tricô e descobrir a densidade do tricô. Você também pode usar uma amostra para calcular a qualidade necessária do fio. Para fazer isso, você pode usar dois métodos:
- Pese a amostra finalizada em uma balança de cozinha e obtenha o peso em gramas.
- Desfie o elemento tricotado e meça o fio que acabou - você obtém o comprimento do fio.
Conhecendo um desses valores, você pode calcular facilmente a quantidade necessária de fio usando as informações indicadas na etiqueta da meada.
Amostra de etiqueta
Além disso, para o cálculo, você precisará saber a densidade do tricô e as medidas individuais da pessoa para quem o cocar é tricotado: perímetro cefálico (HC) e altura (B - a distância de orelha a orelha através do topo da cabeça dividida por 2).
Seleção e cálculo da quantidade necessária de fio
O mais fofo e volumoso será um chapéu feito de mohair, tricotado com elástico inglês. Claro, você pode usar qualquer lã, mistura de lã ou fio artificial ao seu gosto, embora o resultado seja um pouco diferente.
Conselho! Para deixar o tricô mais denso, use um fio dobrado ao meio ou até 4 vezes, já que o fio de mohair em si é bem fino.
Então, por exemplo, vamos pegar as quantidades GO = 57 cm E H = 32/2 = 16 cm. Digamos que a densidade do tricô em sua amostra seja 10 cm * 10 cm = 11 p. * 13 p., e seu peso 8g. O comprimento desse cocar devido à lapela dupla será pelo menos 40 cm maior que o valor de B. Vamos encontrar as áreas do chapéu acabado e da amostra: Chapéu = 57*(16+40) = 3192 cm2, Amostra = 10*10 = 100 cm2.Usando a proporção, calculamos o peso necessário do fio (3192 cm2 * 8g) / 100 cm2 = 225,36 g. Com base no peso resultante, é necessário selecionar o número de meadas.
Algumas dicas
Todos os truques de tricô geralmente vêm com experiência, mas gostaríamos de compartilhar algumas dicas para facilitar o seu processo criativo.
- Programas para calcular a quantidade necessária de fio. Eles podem ser encontrados na Internet, insira os dados necessários e obtenha o resultado de seu interesse.
- Maior tamanho de amostra. Para cálculos mais precisos, tricote uma amostra maior do que o normal. Por exemplo, tamanho 20 cm*20 cm.
- Tonalidades diferentes do mesmo fio de lotes diferentes. Esse problema surge principalmente ao solicitar linhas em uma loja online. Neste caso, você pode alternar os fios em cada linha, o que lhe dará um efeito bastante interessante.