Muitos já ouviram falar de um produto como a balaclava. Então, é justamente este que deve ser considerado, na opinião de muitos mestres, como o progenitor do boné do capacete. E de fato há muito em comum aqui, exceto que há fendas não só para os olhos, mas para todo o rosto. Os gorros para capacete são populares entre crianças menores de 5 anos. Pois é nesta época que as crianças adoram longas caminhadas e escorregadores no inverno. Apanha-se e esconde-esconde. Durante o jogo, um chapéu comum atrapalha constantemente, cai nos olhos ou abre os ouvidos. Existe proteção confiável não apenas para a cabeça. Graças ao seu comprimento cobre bem a cabeça e as orelhas e não atrapalha os olhos. O modelo também está se tornando popular entre crianças em idade escolar. Quem não sonha com um gorro de malha exclusivo? Mais adiante no artigo entraremos em detalhes sobre o que é necessário para o chapéu, quais medidas e fios. E o mais importante, uma descrição detalhada do modelo mais bacana desse tipo de produto.
Quais medidas são necessárias para tricotar um boné de capacete?
São necessárias apenas três medidas para tricotar este maravilhoso produto.
- A circunferência do capacete é medida ao longo da linha da testa na frente e ao longo das protuberâncias occipitais atrás.
- A profundidade do capacete até a linha do elástico é medida da linha da sobrancelha até o final ao longo da linha do crescimento do cabelo (a fita passa pela coroa).
- O comprimento da cava do capacete para a parte frontal é do queixo às sobrancelhas (este indicador determinará o quanto o rosto se abrirá).
Escolhendo linhas e agulhas de tricô para tricotar um chapéu
Na hora de criar produtos infantis é muito importante estar atento à composição hipoalergênica. Mesmo que você goste das fibras, não deve ingerir aquelas que podem causar alergias. É melhor pedir imediatamente ao vendedor para destacar as opções que você pode escolher.
A segunda coisa que você também precisa prestar atenção na hora de comprar é a sensação tátil. Você não consegue sentir o quão agradável o fio fica com as mãos, então é melhor levar a fibra até a bochecha e pressioná-la. Se for mole, você pode levar para uma criança. O fio não deve esfregar.
A cor é a preferência dos pais e dos filhos. Agora não há restrições quanto ao esquema de cores do bebê. Embora muitos psicólogos aconselhem a não escolher cores muito ousadas, o bebê espiará constantemente dentro do boné e isso não só o distrairá, mas também prejudicará sua visão.
O próprio fio pode ser feito de lã, na linha infantil você encontra modelos bem quentinhos. Para o inverno, é melhor continuar a fazer vários fios e adicionalmente fazer um forro para o chapéu. Mas as opções outono-primavera podem ser feitas com variedades mais frescas, já que você deve sempre vestir seu bebê de acordo com o clima. É mais perigoso vesti-lo com muito calor e ele suará excessivamente (o risco de adoecer aumenta muito).
Como tricotar chapéu e capacete de bebê com agulhas de tricô
Depois de preparar tudo e tirar as medidas da criança, você pode começar a fazer o chapéu.A seguir está um modelo chique com um padrão simples para um mestre e até mesmo um iniciante. Apenas seguimos os pontos sugeridos e como resultado obtemos o capacete mais legal para uma criança.
Para trabalhar você precisará de:
- fios infantis (cinza, branco, azul, turquesa, azul escuro);
- agulhas de tricô número 3.
O produto foi projetado para uma criança de 3 anos.
As seguintes medições foram feitas:
- perímetro cefálico – 42 cm;
- profundidade – 30 cm;
- Altura da cava – 12 cm.
Padrões e padrões necessários para tricô
Vários tecidos e um tipo de elástico foram utilizados para o modelo.
Elástico 1*1
Padrão elástico 1*1:
- 1ª linha: k/p e p/p e assim por diante em todo o círculo.
- Em seguida, circule sobre a malha e tricote sobre a malha.
Tecido ponto jarreteira
Padrão de ponto jarreteira:
- Carreira 1: Tricotar todos os pontos com apenas um ponto.
- 2ª linha: faça todos os loops estritamente purl.
Pano de rosto
Padrão de ponto frontal:
- Carreira 1: Tricotar todos os pontos.
- 2ª carreira: também todas as laçadas são tricotadas e assim por diante.
Existem apenas três padrões e todo o modelo é construído sobre eles.
Descrição de tricotar um boné de capacete passo a passo
Para tornar o tricô conveniente, você deve dividir todo o trabalho em pequenos passos.
Estágio: amostra. Primeiro você precisa tricotar uma amostra. Este é um pequeno quadrado. É melhor usar um tecido ponto jarreteira. Tricotamos e determinamos a densidade do tricô (ou seja, contamos quantas laçadas e quantas carreiras em 10 cm). Esses dois números constituem a densidade do tricô. A seguir, eles ajudarão a determinar todas as dimensões do produto e também quantos laços serão necessários para o conjunto inicial.
Palco: elástico para o pescoço. A tampa começa bem no fundo. Você precisa montar laços em 2 perímetros cefálicos. Neste caso, você obterá 100 voltas (levando em consideração que o modelo é feito em dois fios).Para o canelado, será necessário tricotar em redondo (com agulhas circulares do tamanho adequado) em ponto jarreteira. No total você precisa tricotar 8 carreiras. Em seguida, mude para o ponto meia e diminua 20 pontos. Faça diminuições uniformes em todo o círculo. Tricotar 4 carreiras em ponto meia e mudar novamente o padrão do tecido. Tricotar 4 carreiras em ponto jarreteira e depois 2 carreiras em ponto meia. Na última carreira, reduza uniformemente o círculo em 15 pontos. Mude para um elástico e faça 10 carreiras com um elástico. A seguir, as 20 laçadas da parte frontal deverão ser transferidas para uma agulha de tricô adicional, ou melhor ainda, um alfinete, para que nada atrapalhe e as laçadas não caiam da agulha de tricô.
Estágio: topo da tampa. Transfira todos os laços restantes do elástico para agulhas de tricô adicionais e divida imediatamente todos os laços igualmente em duas agulhas de tricô. Em seguida, montar a primeira carreira cinza e tricotar em ponto jarreteira. O tricô ocorrerá da testa até a nuca. Neste caso, será necessário fixar cada lado e tricotar para isso a última e a primeira laçada da carreira junto com uma laçada da agulha de tricô do elástico. Então tricotamos todas as laçadas do elástico. Basta fechar a última linha.
Palco: elástico. Para a parte frontal deve-se fazer um elástico a partir do diagrama do elástico proposto. Para fazer isso você só precisa tricotar 10 carreiras.
Importante! É melhor fechar as alças de maneira especial para obter uma borda elástica no elástico, para que o elástico fique bem apertado e se ajuste bem à parte frontal.
Para realizar elástico você precisará fazer um conjunto de laçadas ao longo da borda da primeira linha cinza do topo do chapéu, você não deve montar cada laçada, é melhor passar uma laçada a cada 2 laçadas para que o elástico caiba no rosto . Pegue as alças do elástico da parte inferior do chapéu inalteradas.Para garantir que a elasticidade não seja prejudicada, como já mencionado, deve ser feita uma borda elástica especial. Para fazer isso, você deve tricotá-lo de acordo com o seguinte padrão:
- tricotar uma laçada e passar o fio;
- puxe o laço através do fio;
- puxe outro laço e assim por diante ao longo da linha.
Neste método, você deve observar os loops. O importante aqui é a laçada dos pontos tricotados; ela será feita de trás para frente e em direção a você. Este método de fechamento de loops leva o nome de sua criadora, Janie. Os artesãos usam esse método de fechamento de loops há muito tempo, mas para iniciantes pode ser útil em trabalhos futuros.
A etapa final: montagem
Só falta completar os últimos passos e você poderá experimentar o charmoso produto. Primeiro você precisa fazer a costura traseira. É melhor virar o gorro do avesso e costurar as bordas do tecido com pontos perfeitos usando uma linha especial para costurar peças de malha. Deve haver uma ponta afiada.
Como decoração, é necessário fazer um pompom, grande e fofo. É melhor usar linha cinza para isso.
Costure o pompom no chapéu e a novidade está pronta.
Se você tricotar um pouco os tecidos que foram costurados e fazer diminuições a cada carreira, consegue um modelo maravilhoso.