O chapéu de abóbora é muito popular nesta temporada. É usado por adultos e crianças, mulheres e homens. Este modelo é adequado para outono e inverno. Claro, você pode ir até a loja e comprar o chapéu que quiser. Mas este modelo é tão fácil de implementar que até uma artesã novata pode lidar com ele. Descubra o mundo do artesanato.
Materiais e ferramentas
Para tricotar um chapéu de abóbora, precisamos selecionar fios, agulhas de tricô e reservar uma ou duas noites. Você também precisará de um gancho ou agulha cigana para concluir o trabalho. O chapéu tricota muito rapidamente.
Fio
IMPORTANTE! Na hora de escolher o fio, decida imediatamente se será uma peça quente feita de fio grosso e natural ou se será um chapéu para o período de entressafra.
Aí você pode pegar lã mais fina, é possível usar fios sintéticos.
Vejamos alguns tipos de fios que podem ser usados.
- Alpaca - produzido de lã de lhama. Possui boas propriedades termorreguladoras, é muito denso e não cai com o tempo. Sem aditivos, esta lã é muito cara.Para reduzir custos, é combinado com fios sintéticos.
- Angorá - produzido da lã de coelhos felpudos. A penugem é misturada com acrílico ou merino. Angorá é macio ao toque, arejado e quente. Uma das qualidades negativas é que a penugem é rapidamente removida, não é aconselhável lavar coisas feitas com esse fio.
- Caxemira - assim chamado cabelo de cabra montesa. É macio ao toque e os produtos feitos com ele têm uma aparência atraente e suave. Entre as deficiências, deve-se notar que os pellets aparecem nas coisas ao longo do tempo.
- Linho o fio é bastante grosso e não pode ser tingido. Está quente, o fio não encolhe nem desbota. Fio de linho Disponível apenas em tons naturais de cinza e bege.
- Lã natural consiste em da lã de vários tipos de animais. Os produtos são muito quentes, mas se lavados incorretamente podem encolher ou esticar. Dependendo da composição, a lã pode ser macia ou espinhosa.
- Acrílico - Esse fio sintético, quente e fácil de cuidar. As coisas feitas de acrílico não perdem a forma e não desbotam.
Raios
Dependendo do fio que escolhemos, selecionamos as agulhas de tricô. Idealmente, o tamanho das agulhas de tricô deve ser maior que a espessura do fio: dobre o fio selecionado ao meio e prenda a agulha de tricô. Este é o tamanho das agulhas de tricô necessárias para tricotar.
Às vezes, os fabricantes de fios indicam na embalagem o tamanho da agulha de tricô mais adequado para a linha. Preste atenção a isso.
A peculiaridade do chapéu de abóbora
Recursos do modelo
O chapéu de abóbora é bastante simples, mas parece muito impressionante. Especialmente se estiver certo escolha uma cor. Ele deve combinar com agasalhos ou outros acessórios, com o qual o chapéu será usado.
Os modelos podem ser variados. Os pompons grandes estão na moda nesta temporada.
Conselho. Num chapéu com coroa de abóbora, um pompom seria apropriado.
Se você escolher uma “abóbora” para criança, poderá escolher a versão com gravata.
Os chapéus podem ser com ou sem golas.
Você pode usar a “abóbora” puxada para baixo na testa ou movê-la para a nuca, revelando a franja. Você pode prendê-lo atrás ou deixá-lo em pé, o que também é muito popular neste outono.
Métodos de tricô
Este acessório pode ser conectado de diversas maneiras.
- Se quisermos fazer um chapéu com costura, são usadas duas agulhas de tricô. O tecido é tricotado primeiro e depois costurado com uma costura simples ou decorativa. Tudo depende da sua imaginação e experiência.
- Se tricotarmos um chapéu desatado, existem duas opções. Tricotar em redondo nas agulhas circulares ou em 5 agulhas, como uma meia.
Chapéu de malha padrões diferentes.
- Elástico em diferentes versões.
- 1 ponto tricô, 1 laçada purl.
- 2 pontos tricotados, 2 laçadas purl.
- 3 pontos tricotados, 3 laçadas purl.
- Um padrão de “espiguetas” feito de laços alongados (para tricotadores experientes).
Como tricotar um chapéu de abóbora
O modelo deve caber bem na sua cabeça. Portanto, tricotaremos um gorro feminino com elástico 2*2 (2 pontos tricô, 2 pontos tricô).
Descrição do tricô de urdidura
Vamos pegar o fio merino. Fica lindo como acessório acabado, é quente e prático de usar. Agulhas de tricô tamanho 3,5 ou 3,75. Tricotaremos um chapéu em cinco agulhas de tricô.
Montamos 128 laçadas e as distribuímos em quatro agulhas de tricô de 32 laçadas cada. Depois de tricotada a primeira carreira, faça uma marca para poder amarrar o fio. Isso será necessário para não perder o início do tricô.
A seguir tricotamos um elástico, 2 pontos faciais, 2 pontos purl até o final da carreira. Dependendo se você quer um chapéu com ou sem gola, tricotamos um cano de 22 ou 27 cm com elástico.
Como tricotar a coroa
Depois de terminar o tricô da parte principal da abóbora, começamos a tricotar a coroa, diminuindo gradativamente as laçadas. O padrão de tricô fica assim.
- 1ª carreira: 2 malhas meia, 2 malhas juntas, 2 malhas meia, 2 malhas; repita até o final da linha.
- Tricotamos a 2ª carreira e todas as carreiras pares até à 9ª de acordo com o padrão.
- 3ª carreira: 2 malhas meia, 1 malha liga, 2 malhas meia, 2 malhas liga juntas, repetir o padrão até o final da carreira.
- 5ª carreira: 2 malhas juntas, 1 malha meia, 2 malhas meia, 1 malha liga – até o final da carreira.
- 7ª carreira: 1 malha, 1 malha, 2 malhas juntas, 1 malha - tricotamos todo o círculo assim.
- 9ª carreira: tricotamos todas as laçadas com pontos faciais, diminuindo as laçadas da seguinte maneira. Pegamos o laço frontal pelo fio da frente, pegamos o laço purl e tricotamos dois laços juntos com o da frente.
- Carreira 10: Tricotar 2 pontos juntos.
- Nas carreiras seguintes tricotamos 2 pontos juntos até restarem 16 pontos nas agulhas de tricô. Se você quiser uma coroa mais cheia, deixe 28-32 voltas.
Desenrole cerca de 15 a 20 centímetros do novelo e corte o fio. Usando uma agulha cigana ou agulha de crochê, puxe a linha por todas as laçadas e traga-a do avesso. Você pode puxar a linha pelas alças duas vezes, a coroa ficará mais firme.
Prenda o fio nas carreiras já tricotadas.
O modelo está pronto. Medimos e deixamos como está, ou usamos a imaginação acrescentando um ponto decorativo, ou um pompom, ou gravatas.
Dicas para realizar o trabalho
Antes de começar a tricotar um chapéu ou qualquer outra peça, certifique-se de tricotar uma amostra de 10 X 10 cm, vaporize e veja como se comporta o fio do produto. Para determinar a densidade do tricô, calcule o número de voltas em 1 cm. Certifique-se de se concentrar na densidade do tricô.
ATENÇÃO! O número de voltas no chapéu é calculado usando a seguinte fórmula. Multiplique o perímetro cefálico pelo número de voltas em 1 cm da amostra e subtraia 15 (20)% do número resultante.
15 ou 20% é um cálculo baseado no fato de a peça tricotada com elástico esticar.
Antes de começar a usar uma peça de malha, ela deve ser lavada e seca. Se você secar no varal, o chapéu pode esticar ou perder a forma.
Se você decidir prender um grande pompom de pele, faça esta parte com um rebite. Depois será possível retirar o pelo antes de lavar ou assim mudar de modelo.