Há alguns anos, o laço, popularmente chamado de chapéu Viking, começou a aparecer no guarda-roupa de todas as meninas. Ao longo deste tempo não perdeu popularidade, por isso existe uma grande oportunidade de se sentir uma verdadeira fashionista e tricotar uma gola lenço com as próprias mãos. Este item não só tem uma aparência espetacular, mas também é incrivelmente confortável de usar.
O lenço apresenta-se em forma de anel, que permite torcer o laço e variá-lo de acordo com a sua preferência pessoal. Para criar o produto, você pode usar fios leves ou mais densos. Você também pode usar lenço em qualquer época do ano, só na primavera ele dá o toque final ao seu look, e no inverno serve como proteção confiável do frio.
Maneiras de usar
Um lenço em forma de gola é um produto autossuficiente. O processo de sua criação não é complicado, pois se baseia em padrões simples. Ao mesmo tempo, permitem alcançar resultados incríveis. Os padrões mais comumente usados são:
- tricô pérola;
- elástico normal;
- tabuleiro de xadrez
O modelo resultante pode ser usado com segurança no uso diário. Se precisar de um elemento mais formal, vale a pena fazer padrões complexos, por exemplo, openwork.
Existem várias maneiras de usar coleira:
- Torça-o em volta do pescoço. O número de voltas depende do comprimento do produto. Quando a gola é colocada no pescoço, ela é solta para frente, presa nas costas e formando um drapeado casual. Desta forma você pode obter uma coleira original. Você pode dobrar o lenço em forma de oito, com uma metade colocada no pescoço e a outra na cabeça. Esta é uma excelente opção para proteção contra chuva, vento e neve. Para decoração você pode usar um lindo broche. Produtos longos ficam ótimos enrolados no pescoço várias vezes.
- Esta opção é mais adequada para mulheres criativas. Aqui você precisará de dois lenços em tons contrastantes. Um deve ser colocado na cabeça e o segundo no pescoço. A imagem fica estilosa e criativa.
A gola pode ser combinada com um chapéu clássico. Se usar na época mais quente do ano, o fio deve ser feito de fios finos. Em seguida, o produto pode ser usado sobre uma blusa ou blusão durante uma caminhada em uma noite fria.
Materiais e ferramentas
Para conseguir uma gola de lenço original, é necessário adquirir 250 g de fio. Fios mais densos e grossos são adequados para tornar o produto final o mais impressionante possível. Mas aqui é preciso levar em consideração a época do ano:
- inverno – mohair, lã;
- primavera e outono – acrílico, microfibra;
- verão - algodão ou viscose.
Durante o processo de tricô, é preferível utilizar a técnica de “trança” com 10 laçadas. A densidade do tricô não é muito alta: 19 laçadas em 13 carreiras permitem obter um tecido de 10x10 cm.
As agulhas de tricô devem ser circulares e seu diâmetro será de 6,5 mm.
Padrão de tricô
Esta opção de confecção de gola lenço deve ser classificada como clássica, pois o esquema é simples e compreensível, mesmo para iniciantes. O procedimento é o seguinte:
- Monte 190 pontos nas agulhas.
- Tricotar 34 carreiras na técnica de relevo. Quando a 35ª carreira estiver concluída, feche todas as laçadas e corte o fio.
- Agora ligue o gancho nº 5. Usando a técnica do passo caranguejo, adicione um novo fio do lado avesso e tricote 1 carreira.
- Termine a linha com um poste de conexão.
- Dê alguns passos de acabamento e o lenço estará completamente pronto para usar.
Os chapéus Viking ficam melhores em meninas com formato de rosto quadrado ou redondo. Visualmente, o produto alonga o rosto, então leve isso em consideração na hora de criar seu look. Mas as senhoras mais velhas também podem usar este produto único. Não será apenas um ótimo complemento para a imagem, mas também irá aquecê-lo em geadas e frios intensos. Assim, você pode se recusar a usar chapéu, já que um lenço cumprirá perfeitamente essa função.