“Devo costurar um chapéu por amor? Não deveríamos inventar um novo lenço? Estilo Pug e meias…” – nossos bichinhos cantam algo assim, alguns para si mesmos, e outros conseguem, e em voz alta, depois de saírem para passear com o início do frio.
A alegria do cachorrinho com o primeiro pedaço de gelo e o sabor tentador da primeira bola de neve são ofuscados por patas vidradas e orelhas congeladas. E já o seu Yorkie ou Toy, táxi ou pug está correndo, choramingando e tremendo de frio, em direção ao tapete quente perto do radiador do aquecimento central.
Referência! Cães de pêlo curto e curto são especialmente sensíveis ao frio, que é mais perceptível nas proximidades do solo.
A moda moderna também chegou aos animais. Ninguém mais se surpreende com cavalheiros e moças de quatro patas bem vestidos na rua.
Para garantir que seu animal de estimação não pareça pior que os outros, tenha um estilo de vida ativo e não fique doente, não é necessário correr até a loja. Você mesmo pode costurar ou tricotar um chapéu para um cachorro. Afinal, roupas para animais podem custar o mesmo que para pessoas.
Se você sabe costurar em uma máquina de costura e tem agulhas de tricô ou uma agulha nas mãos, será bem possível fazer um modelo simples. E com o dinheiro que você economiza, é melhor comprar para seu animal de estimação sua guloseima favorita e algo saboroso para você.
Tipos de chapéus para cães
Os chapéus são classificados por funcionalidade. Muito resumidamente, existem chapéus:
- retendo calor;
- protegendo contra sujeira, água e raios solares escaldantes;
- não preservando nada, não protegendo de nada - decorativo, isto é, para beleza.
E nossos animais de estimação de quatro patas usam ambos com alegria.
Importante! Assim como os humanos, os cães podem ter o sistema imunológico enfraquecido. Existem raças que têm tendência genética a infecções de ouvido. Por razões médicas, eles devem usar chapéu do outono à primavera.
Finalidade, características funcionais dos chapéus
Existem raças e categorias de cães para as quais o chapéu é a solução em determinada situação.
Em primeiro lugar, são animais com orelhas penduradas quase no chão - cocker spaniels, dachshunds, basset hounds e outros. Ao caminhar, seus ouvidos frequentemente tocam o chão, a grama, etc. Como resultado, esse cachorro chega em casa, na melhor das hipóteses, apenas com as orelhas sujas e, na pior, com alguns espinhos presos.
Isso pode causar carrapatos nas orelhas, o que acontece com frequência. Lavar não só as patas, mas também as orelhas após cada passeio, limpá-las e penteá-las é uma atividade que não traz prazer nem ao cão nem ao dono.
É por isso Para eles foi desenvolvido um boné especial, semelhante a um boné infantil, só que com orelhas vazadas. São bolsos para as orelhas, em formato de luvas.
Cães de cor escura correm o risco de superaquecimento no verão, especialmente nas latitudes meridionais., isto é, literalmente pegando uma insolação. Para eles, os proprietários compram bonés de cores claras, feitos de tecido natural leve e com viseira solar.
Existem até tampas plásticas especiais para dar banho em cães, para evitar que a água entre em seus ouvidos. São muito semelhantes às toucas de banho a que estamos habituados.
Modelos de chapéus para cães
Existem tantos modelos de chapéus para cães quanto a imaginação de seus donos. E assim como cada cão é único, sua imagem elegante também o é.
Se você se esforçar muito, ainda poderá classificar a diversidade de indivíduos em certos tipos gerais. Aqui estão os modelos mais populares de chapéus para cães:
• Chapéu ou capacete com capuz. Adequado para literalmente todos - tanto indivíduos grandes quanto pequenos animais de estimação. Prenda com laços ou botão e presilha. Comumente usado no outono, inverno e primavera.
• Chapéu grosso e justo. É feito de tecido quente e possui várias camadas. Adequado para cães com orelhas pequenas ou cortadas.
• Chapéu ou lenço. Adequado para raças de orelhas dobradas na estação fria. Um elástico é costurado nas bordas superior e inferior para melhor fixação.
• Chapéu decorativo. Grande gama de modelos, ampla gama. Não possui funções práticas. Usado para beleza ou como brincadeira. Enfatiza a singularidade e o caráter do animal de estimação e de seu dono.
Como costurar um chapéu para um cachorro com as próprias mãos
Atenção! Quanto mais experimentarmos um produto em um animal e o ajustarmos durante a costura ou tricô, melhor ele caberá em seu dono. É difícil indicar as dimensões exatas nas instruções sem levar em conta a raça e a idade do animal, pois cada cão é individual.
Padrão e costura
A imagem abaixo mostra esquematicamente o padrão de um boné para um cachorro. O produto é costurado com muita rapidez e facilidade.
A parte superior pode ser confeccionada em tecido impermeável, como mortadela, e o forro pode ser forrado com lã de cor combinando ou contrastante.
Etapas de costura:
- Dobre nas bordas indicadas pelas linhas pontilhadas.
- Processe as bordas restantes do produto.
- Costure a viseira, duplicada com materiais especiais (tecido não tecido, dublerina).
- Insira uma renda ou fita na bainha, que irá conectar o produto e fixá-lo na cabeça.
Como tricotar um chapéu para cachorro
O chapéu mais simples para um cachorro não requer muito tempo nem experiência em tricô.
Instruções passo a passo:
- Meça a circunferência da cabeça do cachorro. Divida o número resultante pela metade. Esta será a largura do produto.
- Selecione o fio e o padrão para tricô ou crochê.
- Tricotamos a amostra e calculamos os laços normalmente.
- Monte o número necessário de laçadas e tricote um retângulo. Sua altura é igual à distância das sobrancelhas do cão até o início do crescimento das orelhas. Recebemos a parte frontal do boné.
- Divida o número de laçadas por 3 e feche 1/3 das laçadas ao longo da borda de ambos os lados, formando assim fendas para as orelhas. Tricotamos o terço médio com tecido reto até as orelhas crescerem. Esta será a parte parietal.
- Para a parte de trás da cabeça, lançamos uniformemente em ambos os lados um número de voltas um pouco menor que o original. Tricotamos um tecido reto até a altura da parte frontal. A parte de trás da cabeça será um pouco mais estreita, mas isso foi feito especificamente para caber melhor na cabeça do cachorro.
- Agora só falta costurar as laterais das partes largas.
- Fazemos um fecho ou gravata, costuramos um pompom e decoramos com bom gosto e imaginação.
Seu animal de estimação certamente vai gostar deste chapéu para seu amigo de quatro patas. Porque acima de tudo, os cães valorizam o cuidado e a atenção do seu dono. E para isso eles estão prontos para fazer qualquer coisa.