Muitas vezes, as artesãs preferem experimentar produtos de malha em vez de apenas tricotar, seguindo rigorosamente as recomendações de artigos de revistas e livros especiais.
Neste caso, o consumo de materiais deve ser calculado de forma independente. O fio escolhido para o projeto pode ser raro ou bastante caro. Por isso, torna-se importante não errar na quantidade comprando fios demais ou de menos.
Número de fios por chapéu
Cada novelo tem um comprimento e peso de fio específico. Antes de comprar o material, você precisa encontrar um fio com textura semelhante em suas bolas. Diremos como calcular o volume necessário de fios para tricô.
Autocálculo do fio
Se possível, é necessário fazer uma amostra medindo 20 x 20 cm, as condições devem ser mais próximas daquelas que estarão no processo de tricô do produto real. Portanto, para a amostra é melhor usar as mesmas agulhas de tricô que serão utilizadas no futuro. O padrão e o método de tricô, bem como sua densidade, devem corresponder.
Padrão com um tipo de tricô
Após a lavagem, é necessário calcular a área da amostra e seu peso. A seguir, é calculada a área do padrão ou futuro chapéu. A área resultante é multiplicada pelo peso da amostra e dividida pela área da amostra.
Por meio de cálculos matemáticos simples, você pode calcular o volume necessário de fio. Este método é especialmente conveniente se você tiver materiais obsoletos sem rótulos.
Amostra com padrões diferentes
Se diferentes opções de tricô forem combinadas em um chapéu, você poderá realizar o seguinte experimento.
É necessário tricotar uma amostra medindo 10 x 10 cm, alternando diferentes técnicas.
A seguir, lave, seque e veja como o tecido se deforma: estica ou encolhe.
Em seguida, conte o número de voltas e linhas em 10 cm, esses dados devem ser registrados e salvos.
Depois disso, desvendamos a amostra e calculamos a metragem. Para isso, é muito conveniente marcar uma distância de 1 m na superfície da mesa.
No futuro, você poderá fazer medições simplesmente aplicando fios sem usar uma régua. A seguir, calcule a área do futuro chapéu e o número de quadrados que cabem nele. Em seguida, multiplicamos o número de quadrados necessários pela área de um. Convertemos o número resultante em meadas usando o comprimento do fio.
O que determina o volume do fio?
O fio possui um número único, indicado na etiqueta de cada meada de fábrica. Consiste em dois dígitos separados por uma fração. Por exemplo, pode ser escrito 12/3 ou 32/2. O primeiro número indica o volume do fio. Quanto maior for, mais fino será o fio. Outro número indica de quantos fios o fio é feito.
IMPORTANTE! Quanto mais soltos os fios são torcidos entre si e quanto maior o fio, menor é o seu consumo para tricotar um chapéu.
Deve-se entender que após a lavagem o material perde até 10% do seu peso. Isto é especialmente verdadeiro para fios de lã natural.Portanto, recomenda-se adicionar até 100 g de fio aos dados calculados experimentalmente, levando em consideração seu encolhimento. Após a compra, o material deverá ser lavado.
A densidade do tricô também desempenha um papel significativo. Assim, o consumo de fio para um chapéu perfurado é visivelmente reduzido. Aliás, artesãs habilidosas que trabalham por encomenda sabem disso. Eles podem tricotar o produto, deixando algumas meadas para si.
Quanto fio é necessário para um chapéu?
Claro, cada mestre pode contar a quantidade de fio com base em suas características individuais de tricô. Mas também existem cálculos estatísticos de média geral.
A quantidade de fio por chapéu é de aproximadamente 100 a 200 g.
- Modelo feminino tamanho 38 - a partir de 150 g.
- Tamanho do modelo masculino 50 - 150–200 g.
- Modelo infantil tamanho 30 - a partir de 100 g.
Esses dados são levados em consideração tricotando um chapéu sem fazer elementos decorativos. Muitos artesãos também gostam de decorar seus produtos com decoração adicional de malha. Então, flores de malha ficam impressionantes em chapéus. Nesse caso, o volume dos threads aumenta.
Dicas para escolher fio para chapéu
Na maioria dos casos, um chapéu é tricotado usando uma variedade de técnicas. Isso afeta o volume do thread. Confira os conselhos de tricoteiros experientes para ajudá-lo a determinar com mais precisão de quantos novelos de fio você precisará.
- A maioria das artesãs aconselha comprar mais fios para tricô do que o necessário, ou seja, com uma pequena margem. Há também um momento psicológico aqui: sabendo que há material suficiente para o trabalho, a costureira tricotará muito melhor e com mais tranquilidade, sem se preocupar que o produto fique inacabado. Você nem precisa comprar mais meadas para escolher o tom certo.
- O uso de diversos elásticos aumenta o consumo de fio, e as técnicas de openwork, ao contrário, o reduzem.
- A Internet oferece muitos serviços especiais de calculadora que ajudam a calcular a quantidade de fio de um chapéu em questão de segundos. Aproveite isso. A artesã só precisa indicar o tamanho, tipo de produto e a quantidade de voltas em 10 cm do molde. Este método ajuda especialmente as costureiras iniciantes que têm pouca prática e duvidam de suas próprias habilidades.
Existem muitas maneiras comprovadas de calcular a quantidade adequada de fio para tricotar um chapéu. Esperamos que este artigo seja útil e ajude você a combinar um produto bonito e moderno.