Como costurar um chapéu de lã com as próprias mãos

faça seu próprio chapéu de lãTecido sintético fino e denso, agradável ao toque, quente, que permanece seco mesmo em tempo úmido e chuvoso - isso é o velo. Pelas suas propriedades, este tecido é adequado para um chapéu para uma primavera mutável ou um outono sombrio. Você mesmo pode costurar este produto. Existem muitos modelos que não são muito complicados de fazer e são perfeitos para lã.

Modelos de chapéus para homem, mulher, criança

Hoje em dia os chapéus feitos com esse material estão na moda - na rua, nas revistas as opções são inúmeras. Olhando para eles, você notará que homens, mulheres e crianças têm chapéus de lã diferentes.

  • A metade forte da humanidade prefere usar modelos simples e justos, sem decoração desnecessária com lapela ou sua imitação. Ao mesmo tempo, os homens costumam tentar manter um esquema de cores contido, dando preferência ao preto, cinza, azul escuro e bege.
  • Mulheres e meninas sinta-se mais à vontade na escolha de cores e estilos. Boinas brilhantes, turbantes, chapéus com pompons, toucados justos com apliques coloridos - tudo isso é aceitável. Embora opções mais discretas sejam invariavelmente procuradas.
  • Crianças eles adoram coisas coloridas e usam chapéus verdes, azuis, azuis claros, amarelos e vermelhos com prazer. Muito popular agora modelos com orelhas - como um gato, uma raposa ou um urso, para escolher.

Importante! Existem estilos universais que agradam a todos, independentemente do sexo e da idade.

São, por exemplo, modelos esportivos que se ajustam perfeitamente à cabeça; gorros. São bastante neutros e mais fáceis de combinar com outras peças do guarda-roupa.

Costuramos um chapéu de lã

para adultos
Seguindo instruções simples, você pode recriar de forma independente quase qualquer estilo que desejar. Veremos algumas das opções mais simples e comuns que você pode costurar com suas próprias mãos.

Para um adulto

O cocar mais popular, adequado para qualquer sexo, é atualmente o gorro, também chamado de “gorro”.

Para costurar você mesmo, você precisa estocar: lã, tesoura, régua, giz de tecido, alfinetes, linha, máquina de costura, molde. Você mesmo pode construí-lo no papel usando um modelo. Esta será a primeira etapa do trabalho.

Padrão

padrão

Importante! Quanto maior o parâmetro de altura, mais volumoso ficará o chapéu.

Para quem tem rosto estreito e triangular, é melhor diminuir esse valor.. O formato retangular do queixo, ao contrário, combina-se com toucados volumosos.

Transferindo o padrão para o tecido

Pegue o tecido, dobre ao meio de baixo para cima, para que a parte da frente, mais felpuda, fique para dentro. E depois ao meio novamente, desta vez da esquerda para a direita.

Depois disso, coloque o molde em cima do pedaço de tecido de forma que as dobras do tecido coincidam com as bordas inferior e lateral do papel.

Prenda o modelo no velo e trace cuidadosamente o contorno com um giz especial. Para fazer isso com mais precisão, você pode usar uma régua.

traçar o contorno

Pegue o mesmo padrão e vire-o, como se estivesse espelhando-o. E anexe-o ao contorno traçado no material de forma que a linha direita desenhada com giz coincida com a borda esquerda do papel. Fixe e trace o modelo novamente.

parte 2

Cortando a peça de trabalho

Remova o padrão; você não precisará mais dele. Pegue uma tesoura e recorte cuidadosamente o formato resultante do tecido. Em seguida, desdobre o assunto completamente.

corte

Costurando um chapéu

Gire a peça 90 graus e dobre-a novamente ao meio, de modo que a frente do velo fique para dentro. Haverá uma dobra de tecido na parte inferior. E no topo haverá uma borda ao longo da qual você precisará fazer a primeira costura. Posteriormente, ele se tornará o traseiro. A terceira e quarta costuras, semelhantes à primeira, devem ser feitas na parte inferior do molde, em suas seções curvas.

costura principal

Vamos fazer a última costura.

Vire a peça de trabalho do lado direito. Em seguida, dobre ao meio para que a parte que deveria ficar do lado de fora ainda fique do lado de dentro. Neste caso, a costura posterior deve ficar localizada na parte de trás, na parte inferior do futuro chapéu, estritamente no centro.

Junte as bordas não costuradas na parte superior e prenda-as cuidadosamente uma na outra. E costure ao longo do contorno da última costura.

continuação do trabalho

E o gorro feminino de lã está pronto! Resta apenas virar do lado certo.

Com cordas

com cordas
Outro modelo popular é um capacete com laços que cobre as orelhas. É uma solução elegante e confortável para todas as idades.

Um chapéu deste estilo é feito da seguinte forma.

Construindo um padrão

Para fazer isso, você precisará medir a circunferência da cabeça e sua altura desde a parte inferior da mandíbula até o topo da cabeça.

Importante! Para fazer o padrão correto, deve-se adicionar 2 a 3 cm a todas as dimensões obtidas, essa é a folga das costuras para que o gorro de lã caiba bem.

padrão

Conclusão do trabalho

Depois de criar seu padrão no papel, é hora de transferi-lo para o tecido. Para isso, pegue o material selecionado e dobre ao meio. A parte frontal deve ficar para dentro. Alinhe a dobra do tecido com a borda esquerda do modelo de papel. Em seguida, circule-o e recorte o contorno do futuro chapéu ao longo da linha resultante.

Agora você precisa costurar a peça de trabalho ao longo da borda direita - esta será a costura posterior do seu cocar. À esquerda também é necessário fazer uma costura no local onde o contorno do produto segue um arco. É hora de pensar em atacadores. São costurados na parte inferior das “orelhas” do chapéu.

detalhes

Vire o produto de forma que a costura posterior fique na parte inferior, estritamente no centro da peça. Alinhe cuidadosamente a borda superior do chapéu, prenda-o com alfinetes e costure-o à máquina.

costura principal

Tudo o que resta é virar a sua criação do lado certo.

Importante! Chapéus de lã de camada única são raros. Levando em consideração as peculiaridades do nosso clima, os chapéus costumam ser confeccionados com forro de uma ou até duas camadas.

Neste caso, cada camada é feita seguindo o mesmo padrão, seguindo o procedimento acima.

Chapéu com orelhas para criança

com orelhas
A partir do modelo com gravatas que cobrem as orelhas, é feita uma grande quantidade de divertidas variações infantis.

A principal diferença da versão mais “adulta” deste chapéu infantil são os elementos decorativos das orelhas, antenas, olhos e bigode. Para que basta a sua imaginação?Recomenda-se adicionar esses elementos na última, terceira etapa da costura do chapéu, antes de fazer a costura final.

Chapéu-capacete para criança

Este elemento do guarda-roupa, que cobre a cabeça por todos os lados, é muito adequado para meninas e meninos.

capacete

Este gorro infantil é fácil de costurar seguindo as instruções.

Construindo um padrão

Primeiro você precisa desenhar um padrão no papel, levando em consideração a circunferência da cabeça e a altura da parte inferior da mandíbula até o topo da cabeça.

padrão de capacete

Observe que na parte superior do padrão você precisa cortar uma cunha, marcada na imagem com uma linha pontilhada. E depois cole o modelo de papel como se esse triângulo não existisse.

Cortando a peça de trabalho

Aplica-se o mesmo procedimento que nos casos já considerados. O velo deve ser dobrado ao meio para que a dobra fique à esquerda. Em seguida, coloque o padrão sobre ele de forma que as bordas esquerdas do tecido e do papel em branco coincidam. Trace o padrão ao longo do contorno e recorte a forma resultante do tecido.

De costura

Agora você precisa costurar a costura principal que une as bordas direitas do produto.

costura principal

A tarefa tecnicamente mais desafiadora é costurar as bordas superiores do chapéu. Faça isso com muito cuidado, conectando as bordas das cunhas aos pares.

costuras superiores

Depois disso, o chapéu acabado pode ser virado do lado direito. É apropriado decorar uma peça infantil com pompons ou apliques - não tenha medo de dar asas à imaginação neste assunto.

Dicas úteis para costurar chapéus de lã

  • Para criar algo verdadeiramente confortável e bonito, você deve sempre pensar cuidadosamente no processo de costura antes de iniciar o trabalho.
  • Selecione materiais e fios que combinem com a cor, pense no estilo e desenhe cuidadosamente o padrão. E então você está fadado ao sucesso.
  • O velo é relativamente fácil de trabalhar.É fácil de cortar, não desmorona, não requer linhas especiais ou configurações complexas de máquina de costura. Uma costura regular com comprimento de ponto de 3-3,5 mm funcionará bem.
  • Como esse tipo de tecido tem boa elasticidade, as bordas devem ser fixadas com alfinetes antes de costurá-las na máquina.
  • Artesãs experientes às vezes aconselham terminar todas as costuras com overlocker. Então eles serão mais precisos.

Um chapéu de lã elegante será útil em qualquer guarda-roupa.

Críticas e comentários
E Igor:

Olá.
Uma pessoa tem duas mandíbulas, inferior e superior.
A parte inferior da mandíbula superior na frente está localizada aproximadamente entre os dentes.
A parte inferior da mandíbula coincide aproximadamente com o queixo.
Da parte inferior de qual mandíbula devemos medir?
Seria bom representar isso claramente na figura da “vista lateral”.

E Irina:

Olá.
Diga-me, a parte inferior da mandíbula é um ponto embaixo da orelha ou embaixo da língua?

Materiais

Cortinas

Pano