Padrão de chapéu masculino

Se você quer agradar o homem que ama, mas não tem muita experiência em costura, opte por uma peça de roupa como o cocar. Um chapéu comum não consumirá muito tempo e esforço, mas será perfeito como presente para as próximas férias de inverno e aquecerá um ente querido literal e figurativamente.

Atenção! Existem vários modelos deste elemento de guarda-roupa, muitos dos quais são perfeitamente possíveis de fazer você mesmo.

Chapéu de lã

Oferecemos-lhe uma das opções mais leves, que pode ser modificada se desejar, já que tal chapéu pode ser utilizado como elemento de partida para outros modelos.

Como fazer um molde para um chapéu masculino

Fazer um molde para um modelo padrão de chapéu masculino de quatro peças não é uma tarefa difícil, qualquer costureira novata pode fazer isso. Para fazer isso você precisará de:

  • Fita métrica.
  • Uma folha de papel A4.
  • Utensílios de escrita e régua.

Este chapéu pode ser costurado com ou sem lapela.Se quiser adicionar tal detalhe, você também deve fazer um padrão para ele.

Chapéu de lã masculino

- um material sintético especialmente inventado para costurar produtos quentes. É muito leve, elástico, fácil de cuidar e hipoalergênico. E a sua propriedade mais surpreendente é que mesmo quando molhado continua a aquecer. Também é importante que este material não se esfarele no local do corte, o que significa que não há necessidade de processá-lo posteriormente. Então O velo é uma ótima opção para costurar um chapéu.

Chapéu de lã

Chapéu feito de quatro cunhas e lapela

O mais popular e fácil de fazer é um modelo de chapéu, composto por quatro cunhas idênticas e um detalhe de lapela. Se a artesã tiver uma máquina de costura à sua disposição, a criação desse cocar será bastante rápida e a maior parte do tempo será gasta trabalhando em cálculos e padrões.

Construindo um padrão

Para fazer um padrão adequado, você precisa usar uma fita métrica e fazer algumas medições. Ou seja, meça:

  • Perímetro cefálico (GO1).
  • Distância da testa à nuca (através da coroa - OG2).

Padrão de chapéu de lã

Diagrama de medição visual e padrão de elementos de cabeçalho

Divida a circunferência da cabeça por 4, obtemos a base de uma cunha. Dividimos a segunda medida (a distância da testa ao topo) por 2 para obter a altura da cunha. Este elemento padrão tem a forma de um triângulo com bordas laterais arredondadas.

A seguir, desenhe um elemento semelhante em uma folha de papel usando uma régua, usando as medidas feitas anteriormente. Não se esqueça de adicionar 1-1,5 cm às costuras nas bordas arredondadas (a base também aumentará 2-3 cm, respectivamente).

Se você quiser adicionar outro elemento a esse chapéu (uma lapela), desenhe um retângulo cujo lado maior seja igual à circunferência da cabeça mais a margem da costura.

Corte e costura

A maneira mais simples de cortar esse tipo de cocar é dobrar o tecido 4 vezes, depois prender o padrão de cunha por cima com alfinetes em toda a espessura e cortar 4 partes de uma vez ao longo do contorno. Os alfinetes impedirão que o tecido se mova e os elementos ficarão uniformes e organizados.

Costurando um chapéu de lã

Em seguida, você deve cortar uma lapela do tecido, fixando esse elemento do padrão no tecido de camada única (claro, se for usá-lo).

Importante! Observe que o velo, como qualquer outro tecido, tem frente e verso. Para garantir que o produto fique uniforme e bonito, conecte cuidadosamente as peças para costurar e prenda-as com alfinetes.

Vire a peça do avesso e costure as costuras na máquina de costura ou à mão com ponto atrás. Este tipo de costura imita com bastante precisão uma costura à máquina, e a estrutura fofa do velo tornará os pontos quase invisíveis.

Após a conclusão da costura, vire a peça do lado direito. Este chapéu não requer processamento adicional.

Conselho! Se você deseja um produto mais quente para uma estação muito fria, ou deseja que o material sintético não entre em contato com o corpo, faça um chapéu “interno” com as mesmas quatro cunhas do mesmo velo ou material natural (por exemplo , algodão).

Neste caso, as costuras não ficarão visíveis no interior do cocar. Para esta opção, é melhor deixar os elementos externos um pouco maiores - dentro de um centímetro para cada elemento.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano