Padrão de chapéu-capacete

capaceteA estação fria não impede as crianças de correr e brincar ao ar livre, mas chapéus volumosos e lenços enrolados tendem a escorregar ou amontoar-se. Uma excelente solução seria um chapéu ou capacete. Seu filho ficará aconchegante e aquecido nele, e você não precisará se preocupar com o vento frio atingindo seu pescoço ou orelhas. Não deixe de tentar costurar um você mesmo!

Chapéu-capacete: padrão de acordo com as medidas

Para criar um padrão, você precisará fazer três medições:

  • Circunferência da cabeça (medida ao longo das cristas das sobrancelhas).
  • Profundidade até o elástico (das sobrancelhas, passando pela coroa, até a linha do cabelo).
  • “Janela” para o rosto (das sobrancelhas ao queixo).
  • Altura da testa.
  • a (das sobrancelhas à linha do cabelo).

Conselho! Todas as medições são feitas com fita bem esticada para evitar distorções do produto no futuro.

O padrão é construído a partir do semicírculo do semicírculo do recorte do rosto. Se o tecido esticar muito, subtraia 2 cm.

  1. A largura W é a circunferência da cabeça/2 raios+0,5 cm.
  2. Altura da testa B – medição finalizada.
  3. Largura da cunha L= perímetro cefálico/4.As cunhas são desenhadas à mão, a distância entre elas são dardos. O ângulo a nas cunhas deve estar entre 80–90Ó.
  4. Distância H – perímetro cefálico/4+2cm

A seguir, o padrão é transferido para a parte dobrada ao meio.

Em que partes consiste o capacete?

Em que partes consiste o capacete?Se você está planejando costurar um produto para o período de entressafra, basta escolher um tecido de lã grosso e elástico para a frente e para dentro, e se o bebê for usar chapéu no inverno, você precisará de uma peça de enchimento de poliéster para o forro. Todas as 3 partes são idênticas.

Conselho! A parte frontal do tecido é costurada 1,5-2 cm maior que a parte traseira e o isolamento.

detalhes do chapéu-capaceteE mais uma parte adicional é uma encadernação nervurada ou corse, com aproximadamente 4–5 cm de largura, cujo comprimento é calculado pela seguinte fórmula: comprimento do semicírculo para face *2*coeficiente. elasticidade da encadernação

 

Importante! Para determinar o coeficiente de estiramento da encadernação, é necessário medir um pedaço de encadernação sem tensão, por exemplo, 10 cm, e depois esticar o máximo possível, será 13,5. Divida 10/13,5 = 0,74

Como tirar medidas para um capacete

como tirar medidas para um capacetePara evitar erros nas medições, ouça as dicas a seguir.

  • Ao medir a circunferência da cabeça, passe a fita nas orelhas da criança, pois as orelhas de todas as pessoas se adaptam à cabeça em graus variados, e essa característica estrutural deve ser levada em consideração.
  • Profundidade do capacete até o elástico. É mais conveniente fazer essa medição em duas etapas, da testa ao ponto mais alto da cabeça (coroa) e daí até o pescoço.

Medidas adicionais são a largura da testa e de têmpora a têmpora até o queixo. Somando esses valores, obtemos um recorte para o rosto do capacete.

Fazendo um padrão de chapéu-capacete para um menino

Depois de feitas todas as medidas necessárias, você não precisa construir um padrão do zero, mas sim usar um pronto da Internet, mas levando em consideração as medidas obtidas.

padrão

Conselho! Mesmo que decida confiar no molde acabado com as dimensões indicadas, experimente para que o produto acabado não tenha que ser alterado!

Na hora de criar um padrão, o principal é levar em consideração o tecido com o qual você está costurando, ou melhor, seu coeficiente de elasticidade. O mesmo modelo, costurado em diferentes tipos de tecido, pode variar em tamanho ou mais!

Como costurar um chapéu-capacete com as próprias mãos

como costurar um chapéuÉ claro que o mercado de produtos infantis está lotado, mas muitas vezes você não gosta de nada do que é oferecido. Então, gastando um mínimo de dinheiro e um pouco de tempo livre, você poderá adquirir uma peça exclusiva, costurada com amor e carinho materno.

Qual tecido é adequado para esse chapéu?

lãTudo depende da época do ano em que a criança vai usar chapéu. O chapéu de capacete pode servir não como chapéu principal, mas como lenço, para que o vento certamente não sopre e o bebê não pegue um resfriado. Afinal, ele se ajusta perfeitamente à cabeça, retendo o calor. É melhor costurar esse modelo em algodão, com adição de fios elásticos, esse tecido tem excelente elasticidade e você pode costurar o modelo sem fecho, será fácil de colocar e tirar.

Para modelos mais quentes que funcionam como chapéu principal, utiliza-se lã de vários graus de densidade. E a rica paleta de tons irá satisfazer qualquer fashionista!

O tecido de lã com elastano é resistente ao desgaste e agradável ao corpo, e o jersey de algodão é usado no forro.

O isolamento é tradicionalmente inverno sintético ou isosoft.

Conselho! Uma solução prática são as inserções de membrana nas orelhas. Proporcionam máxima proteção contra o vento e evitam que a criança sue.

Costuramos um chapéu-capacete para um menino com nossas próprias mãos

costurando chapéus

Quando o molde está pronto e o tecido escolhido, fica o mais difícil e ao mesmo tempo interessante - costurar!

  • Transferimos o padrão resultante para o tecido e alinhavamos ao longo do contorno da peça.Usando um lápis ou caneta hidrográfica de alfaiate, desenhe linhas ao longo do alinhavo.

Conselho! Se o tecido for colorido ou estampado, você pode transferi-lo para a frente.

  • Costure as três cunhas centrais do chapéu. Os dardos podem ser “rebaixados” em 1,5 cm.
  • Costure a costura traseira.
  • Combinamos os dardos laterais e fazemos uma costura, aprofundando 1,5-2 cm.
  • Repetimos todos os pontos para as costas. Você receberá 2 chapéus.
  • Fechamos a encadernação pré-preparada em um círculo, dobramos ao meio e alinhavamos.
  • Fixamos as partes do chapéu, colocamos a encadernação dentro, prendemos com alfinetes e trituramos na máquina.
  • Na parte central da ligação em cunha, a fixação é feita manualmente com vários pontos.
  • As bordas do chapéu são processadas em overloque ou costuradas em zigue-zague fino.

Todos! Chapéu quente e confortável - o capacete está pronto! Um belo bônus - é dupla face!

Dicas para costurar um chapéu

Se você não tem muita experiência em costura, experimente costurar um chapéu - um capacete feito de lã. É muito fácil de trabalhar e não requer processamento adicional. E o produto final ficará quente e bonito.

Além disso, para não complicar o processo de costura, você pode usar um padrão como um gorro feminino. Nele, as partes traseira e lateral são um pouco mais compridas e exigirão fecho. Mas no geral o nível de dificuldade é menor.

Para tornar todo o processo de costura o mais claro e simples possível, assista a este vídeo:

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano