Os pompons são um acessório popular para chapéus de malha de inverno. Muitos donos de chapéus com essas decorações nem pensam no fato de que essas bolas de linha podem ter não apenas uma função decorativa, mas também alguma outra função. Na verdade, durante vários séculos têm sido utilizados para fins militares, económicos, funcionais e outros.
A história da origem do pompom no chapéu
O nome vem da palavra pompe, que se traduz do francês como “esplendor”. Esses acessórios começaram a ser usados no século XVIII. Naquela época, os cavaleiros de muitos exércitos europeus usavam cocares especiais - shakos. Para indicar a posição e a filiação a um determinado regimento, os soldados anexavam-lhes marcas especiais, incluindo pompons de um determinado formato e cor. Eles também eram usados por marinheiros franceses, mas sua finalidade era diferente: bolas macias de linha protegiam suas cabeças dos impactos nos tetos baixos dos navios.
As vestimentas do clero da Igreja Católica Romana incluíam bonés de formato quadrangular chamados berrettas. Essas decorações foram costuradas neles, cuja cor poderia determinar a posição do proprietário. A tradição revelou-se tenaz: tais biretas ainda hoje podem ser vistas nas igrejas católicas.
Os pompons eram conhecidos muito além da Europa. Os aborígenes sul-americanos decoravam suas roupas com eles. A cor desses acessórios indicava o estado civil de quem os usava. A roupa nacional masculina tradicional escocesa inclui uma boina macia (chamada Balmoral) com um novelo de linha vermelha brilhante costurado no topo. Esses chapéus ganharam popularidade especial durante a Grande Depressão, que ocorreu na década de 30 do século XX. Naquela época, os alfaiates tinham que economizar o máximo possível em materiais. As joias com pedras e borlas intrincadas foram substituídas por pompons, feitos com sobras de fios, muito mais baratos.
Por que fazem um pompom no chapéu?
Em meados do século XX. Os pompons pintados com as cores de seus times favoritos ganharam popularidade entre os fãs de futebol ingleses. Eles também foram encontrados em chapéus de esquiadores. Naquela época, há muito que perderam o significado original de insígnia militar, permanecendo apenas nos tradicionais bonés navais. Um pouco mais tarde, as joias vermelhas brilhantes tornaram-se um dos elementos integrantes do estilo do famoso estilista Jean-Paul Gaultier, que gastou uma parte significativa do dinheiro arrecadado com a venda de suas coleções em caridade.
Agora é apenas uma decoração que não tem nenhum significado. A cor dessa decoração no chapéu também não desempenha nenhum papel. Os fabricantes de bonés costumam fazer essa decoração na costura.
Por que os chapéus com pompom estão na moda?
Chapéus com essa decoração ficam muito bonitos, e é por isso que estão na moda. Além disso, o pompom pode ser pequeno ou grande.
Existem chapéus com muitos pompons, que também são populares. Na maioria dos casos, esses chapéus são comprados para crianças e adolescentes. A maioria dos adultos acredita que esses chapéus são para crianças, e não é tão frequente ver um adulto usando um chapéu com essa decoração.