Durante os tempos da antiga Rus', apenas boiardos ricos e abastados podiam comprar cocares feitos de pele natural. Não havia muita variedade de modelos, e um chapéu composto por uma larga faixa de pele natural e um chapéu cobrindo o topo da cabeça feito de tecido ou couro, usado tanto por mulheres quanto por homens, era chamado de boyarka.
Hoje, os chapéus boyar não perderam popularidade: são usados com casacos de pele e casacos de pele. Vamos descobrir se você mesmo consegue costurar um cocar.
Que material será necessário para criar um chapéu boyarka feminino?
Boyarki consiste em duas partes:
- faixa - listras de pelo;
- coroa - material que cobre a parte de trás da cabeça.
Ao planejar costurar esse chapéu, você deve primeiro decidir sobre o tipo de pele. Em primeiro lugar, você precisa considerar com que roupa o cocar será usado. O chapéu deve combinar bem com casaco ou casaco de pele, enfatizando e harmonizando com o estilo geral.
Você pode costurar uma banda boyarka de:
- vison flexível e elástico;
- rabiscos elegantes e sofisticados;
- raposa fofa prateada ou vermelha;
- guaxinim de cabelos compridos e multicoloridos;
- mouton prático e suave;
- coelho macio e barato;
- confortável de usar guaxinim.
Importante! Lince, raposa ártica ou zibelina pertencem à categoria de elite e são muitas vezes mais caros do que um coelho ou raposa econômica. O vison ou a raposa ártica são considerados os mais adequados para os boiardos.
Uma base artificial também pode ser usada como material para costurar uma faixa. O principal é que seja de alta qualidade e combine bem com agasalhos.
Padrão de chapéu Boyarka
O clássico boyarka feminino é um produto de pele com uma faixa convexa e ligeiramente plana. A parte superior do cocar pode ter formato cônico.
O padrão consiste em 4 elementos:
- Detalhe superior.
- Forro lateral superior.
- Forro inferior.
- Forro de paredes.
Importante! O forro e o material superior são cortados na direção oblíqua com uma faca de papelaria. No corte, o pelo é cortado simultaneamente ao forro, sobre o qual é colocado com o pêlo para baixo. Todo o processo deve ser otimizado ao máximo para que o consumo de peles seja mínimo, não esquecendo de levar em consideração as costuras.
Costuramos um chapéu boyarka feminino com nossas próprias mãos, passo a passo
Depois que as peças forem cortadas, você poderá iniciar o processo de costura. Passo a passo fica assim:
- As peças confeccionadas com tecido de forro, tecido de coroa e pele são viradas do avesso. Os espaços em branco são conectados pelas laterais e fixados com pinos. Depois disso, os pontos são feitos em uma máquina de costura - a um centímetro da borda.
Importante! As fibras desse chapéu devem ser direcionadas para o rosto.
- Os espaços em branco são virados para a face e conectados entre si com pinos.
- Costure 1 cm da borda do círculo pelo avesso para que fiquem firmemente conectados um ao outro.
- O chapéu é virado para fora e qualquer fiapo preso sob a costura é liberado.
- As partes de pele são conectadas entre si da mesma maneira.
- As peças resultantes de forro e pele são conectadas entre si, deixando um buraco que permitirá virar o chapéu do avesso após a costura das peças.
- O boyarka resultante é virado do avesso, costurando manualmente a lacuna restante.
- A etapa final será sacudir e pentear o pelo.
Para deixar o chapéu boyar acabado mais impressionante e rico, a coroa pode ser feita de couro, camurça ou malha, decorada com bordados artísticos. Os modelos juvenis podem ser decorados com strass ou pérolas.