Qual é o nome do chapéu mexicano?

Ao imaginar o México, a pessoa costuma ver cactos altos à sua frente e pessoas vestidas de maneira um pouco estranha e cômica. Apesar do calor, eles usam ponchos de lã coloridos e chapéus engraçados de abas largas. O principal objetivo do cocar é proteger o rosto e o pescoço de um mexicano dos raios insuportavelmente escaldantes do sol quente.

Nome do chapéu mexicano

O acessório de aba larga que faz parte do traje tradicional mexicano é chamado de sombrero. Todo morador do país tem esse acessório em seu armário. O chapéu é um cocar de aba larga que projeta sombra sobre todo o corpo e uma coroa alta em forma de cone inacabado. O produto é preso ao queixo por meio de uma renda passada na aba.

chapéus diferentes

Importante! O cocar é muito funcional e protege de forma confiável quase todo o corpo humano dos raios escaldantes.

Os cidadãos pobres do país usam chapéus de palha comuns, enquanto os ricos usam chapéus feitos de materiais caros, como feltro, feltro ou veludo.

História de origem e nome

No México, esse acessório apareceu muito depois da invenção de seu conceito. Por exemplo, na Mongólia, cocares semelhantes apareceram no século XIII. Depois chegaram ao México, mas no início eram campos pequenos e de largura média. Eles foram usados ​​​​por pastores.

história do sombrero

Os primeiros chapéus surgiram na Espanha, onde os pastores os usavam. Então ela começou a se transformar e a viajar pelo mundo, recebendo mais variedades e modificações. Os mexicanos estilizaram o acessório de acordo com seu clima, tentando proteger seus corpos dos raios quentes do sol escaldante.

O nome do sombrero foi inspirado na palavra espanhola “sombra”, que significa “sombra”. Este é o objetivo principal do chapéu - criar sombra para proteger da radiação ultravioleta que queima a pele. Hoje, no México, você não encontrará uma pessoa comum usando esse cocar, mas músicos e atores de rua costumam atuar com sombreros. O acessório cria um ambiente especial e parece impressionante e bonito.

Finalidade do chapéu

Inicialmente, o acessório era utilizado por pastores e agricultores para trabalhar livremente sob o sol quente durante o dia. Depois passou a ser utilizado em outras áreas, já como um cocar espetacular que confere individualidade.

propósito do sombrero

Existem diferentes tipos de sombreros que têm finalidades diferentes:

  • vaquero (este é um clássico chapéu de cowboy com aba média larga, curvado nas laterais e coroa baixa);
  • sombrero clássico (apresenta aba larga e coroa em formato de cone);
  • vueltia (este é um elegante cocar clássico, que se distingue pelas cores preto e branco);
  • pintado (acessório nacional dos habitantes do Panamá, que se distingue pela coroa alta e aba pequena e curva).

Vale ressaltar que todos os produtos em todos os momentos foram feitos exclusivamente à mão. Os cidadãos pobres os teciam eles próprios de palha, enquanto os respeitáveis ​​preferiam modelos mais caros, decorados com bordados, fitas e outros elementos decorativos.

Peculiaridades

Hoje o sombrero não é usado no dia a dia, nas ruas você não encontra gente que usa esse acessório assim. Ao mesmo tempo, muitas vezes pessoas com sombreros podem ser encontradas em festas e eventos diversos.

sombrero moderno

Importante! O México moderno utiliza produtos similares com abas largas como item de ambiente especial. Eles têm um feriado dedicado ao traje nacional e especificamente ao sombrero.

Ainda existem artesãos trabalhando no país que fazem à mão lindos acessórios de abas largas que protegem efetivamente a pessoa dos raios escaldantes do sol. Os turistas que chegam ao país costumam comprá-los como lembrança.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano