Hoje, as coisas usadas no século 20 são extremamente populares. Um deles é um chapéu. Pode ser usado tanto por mulheres como por homens, combina bem com um casaco clássico e uma jaqueta de couro. Hoje, os chapéus de feltro são muito populares. Mas, como qualquer coisa, um cocar feito desse material é suscetível de contaminação. O que é preciso fazer para que esse item do guarda-roupa recupere sua aparência irresistível?
Características de limpeza de feltro em casa
O feltro é um material muito durável. Mas assim que entra água, sua aparência e textura se deterioram. Para garantir que o chapéu mantém a cor e a forma após a limpeza, não o molhe com água! Caso contrário, o produto cairá e aparecerão “pelotas”.
Uma regra importante na limpeza do feltro é evitar altas temperaturas. Este procedimento levará ao travamento e à perda de sua aparência anterior.
Se você não quer que seu chapéu vá para o lixo, você não deve fazer as seguintes operações com ele:
- água sanitária;
- limpe com produtos químicos;
- coloque na máquina de lavar;
- lave em água quente e enxágue em água fria;
- deformar.
Maneiras de limpar um chapéu de feltro
Existem várias fontes de poluição e devem ser tratadas através de métodos apropriados.
De sujeira e poeira
Independentemente de onde seu chapéu esteja armazenado, a poeira se acumulará constantemente sobre ele. É por isso Cada vez que você tirar ou colocar, sacuda a poeira com um leve movimento da mão..
Se o seu chapéu não é usado há muito tempo, aparece uma camada bastante densa de poeira, que não é tão fácil de remover. As seguintes ferramentas são adequadas aqui:
- uma escova para roupas com cerdas macias ou um aspirador de pó no modo de baixo consumo de energia farão um excelente trabalho na tarefa que lhes foi atribuída em um tempo relativamente curto;
- pegue um punhado de sal grosso seco ou farelo limpo e seco, esfregue levemente o cocar com ele e sacuda os restos;
- misture amônia (2 partes), vinagre (2 partes) e sal (1 parte), aplique a mistura no produto com movimentos de fricção e, em seguida, remova os restos com um pincel;
- encha a panela com água e leve ao fogo. Assim que o conteúdo do prato ferver, pegue o chapéu, coloque-o sobre o vapor e use uma escova para limpar o pó no sentido da pilha. Após concluir o procedimento, alise a pilha com uma escova e deixe secar.;
- Uma solução com sabão ajudará a eliminar a poeira. Pegue qualquer detergente (exceto sabão em pó e sabão), aplique em toda a superfície do material e aguarde alguns minutos. Enxágue a solução com o lado duro de uma esponja embebida em água limpa e deixe secar.
Importante! É melhor secar e guardar um chapéu de feltro em uma folha - um dispositivo semelhante em formato a uma cabeça humana. Graças a isso, o cocar manterá sua forma por mais tempo. Se você não tem esse item em sua casa, não se desespere! Pegue uma jarra de três litros, coloque-a de cabeça para baixo sobre a mesa e pegue um branco improvisado.
De manchas brancas
Se encontrar vestígios de giz ou cal, não use produtos para limpar o pó para evitar deixar manchas brancas no chapéu. Execute a seguinte operação - misture vinagre de mesa com concentração de 9% (ou suco de limão) e água na proporção de 1:1 e use o líquido resultante para limpar a mancha das bordas ao centro. Depois que as marcas brancas desaparecerem, limpe a área com um pano úmido ou esponja.
De gordura e suor
A gordura pode aparecer tanto pelo contato com os alimentos quanto pelo contato com o rosto. Para se livrar de manchas desagradáveis, use os seguintes métodos:
- esfregue a área onde apareceu a mancha com uma crosta de pão de centeio;
- se a gordura apareceu recentemente, cubra-a com sal;
- Se a mancha permanecer por muito tempo no tecido de feltro, é necessário usar um remédio mais eficaz - a gasolina. Umedeça um pano ou guardanapo e seque a área danificada com ele. É importante que o guardanapo ou pano fique levemente umedecido com a composição, caso contrário ficarão vestígios no chapéu;
- A fécula de batata limpa perfeitamente as manchas de gordura. Pegue uma batata, rale, acrescente gasolina purificada à polpa resultante e aplique na área contaminada. Depois de um tempo, sacuda com um pincel e retire os resíduos restantes com uma esponja embebida em água e ácido cítrico diluído;
- diluir amônia em água em proporções iguais e tratar a área problemática;
- Use tira-nódoas apenas se for destinado a tecidos coloridos.
Importante! Antes de usar este ou aquele limpador, teste-o em uma área que não esteja visível.
Se você ficar brilhante...
O uso frequente de um chapéu pode causar arranhões e brilho. Os seguintes remédios ajudarão a se livrar disso:
- pegue uma lixa e esfregue com ela toda a superfície do cocar;
- para devolver o feltro ao seu aspecto original, pegue sal de cozinha, um pincel e esfregue este produto na superfície do material;
- misture água e amônia na proporção de 1:1, molhe um pano de material grosso na solução e limpe o feltro com esta composição.
Se você for pego pela chuva...
A consequência de um chapéu molhar na chuva é a presença de marcas de gotas. Você pode removê-los das seguintes maneiras:
- Use o mesmo método usado para remover a poeira. Segure o chapéu sobre o vapor e penteie a pilha na direção desejada;
- Um vaporizador também ajudará a secar o chapéu, apenas não aproxime muito do produto, pois com o excesso de umidade ele perderá instantaneamente a forma;
- molhe o pincel em água limpa e fria e endireite as cerdas na direção desejada.
Como atualizar o forro?
O forro entra em contato direto com o couro cabeludo e o cabelo e fica gradualmente sujo. Use as seguintes dicas:
- Você pode limpar o interior do cocar com amônia diluída em água na proporção de 1:10;
- Aplique uma pequena quantidade de gasolina ou álcool em um algodão e limpe o interior do chapéu.
Para garantir que seu cocar sempre lhe agrade e enfatize sua beleza, monitore cuidadosamente sua limpeza e aparência.Uma resposta oportuna aos problemas emergentes permitirá que você mantenha seu chapéu de feltro em excelentes condições.