Chapéu feito por você mesmo em papel pode ser um ótimo complemento para uma fantasia infantil para uma festa na escola ou apenas um hobby favorito de adolescentes e adultos. Este artesanato não requer nenhum material adicional especial e também é fácil de implementar, acessível até mesmo para quem nunca fez origami ou outras coisas de papel antes.
Além disso, há vários tipos de confecção de chapéu em papel, que permitem escolher o formato e as instruções, o que é ideal para você. Um chapéu pode ser dobrado até mesmo de um jornal desnecessário em questão de minutos, então você pode tentar essa aventura imediatamente após terminar de ler o artigo.
Então, como fazer um chapéu de papel corretamente e o que mais é necessário para isso?
Modelos de chapéu de papel
Primeiro, vejamos a opção de jornal, que absolutamente qualquer pessoa pode fazer e não leva muito tempo.
Chapéu de jornal
A vantagem do jornal como material para chapéus é que É bastante grande e também dobra facilmente, ao contrário de outros papéis grossos. Mais frequentemente, eles fazem um chapéu de papel para os meninos, necessário para pescar ou fazer um piquenique (veja o diagrama abaixo).
A primeira coisa a fazer é Disponha uma folha inteira de jornal (duas páginas) sobre a mesa. Em seguida, role-o ao longo da dobra existente e dobre-o ao meio para obter um retângulo. Isso é necessário para que outra dobra uniforme apareça no meio da página.
Será útil mais tarde, quando você precisar dobrar um canto exatamente no meio para formar um triângulo inacabado. O segundo canto superior é dobrado da mesma forma.
Aqui estão 2 opções de como dobrar um jornal:
Portanto, temos dois cortes diagonais. Agora você pode dobrar a borda inferior em 5 a 7 centímetros.
Importante! Observe que nesta fase apenas uma borda é dobrada, ou seja, o final de uma das duas páginas dobradas. Se você errar nesta fase, todo o artesanato ficará arruinado e você terá que perder tempo e uma nova folha de jornal para refazer tudo desde o início.
A segunda extremidade é dobrada da mesma maneira, mas no lado oposto. É importante garantir que eles fiquem dobrados na mesma distância, caso contrário o chapéu ficará desproporcional e feio.
Quando essas manipulações forem concluídas, você pode dobrar as extremidades inferiores das bordas, também em 5 a 7 centímetros. É melhor prendê-los com fita adesiva para que o chapéu não se desfaça imediatamente após desenrolá-lo.
Neste ponto o trabalho está concluído, o chapéu pode ser desdobrado e colocado na cabeça. A coisa original está pronta!
Do papel
Se você quiser que o artesanato seja mais durável e também mais confiável, você pode fazer um chapéu com aba de papel.As crianças certamente vão gostar e vão querer passear rapidamente.
Apesar de a tecnologia aqui ser um pouco mais complexa, ela não requer materiais adicionais e é bastante viável se você seguir rigorosamente todas as instruções.
Você precisa dobrar um quadrado regular de uma folha de papel. Em seguida, é dobrado na diagonal e ao meio duas vezes para aplicar as marcações necessárias que serão necessárias para ações posteriores.
Depois disso, é necessário retornar o papel ao estado de um quadrado dobrado ao meio. As bordas são dobradas para dentro sem conectar as dobras ao longo das bordas. Depois disso, as dobras são abertas e prensadas para obter o resultado mais satisfatório.
Resta apenas virar a embarcação e dobrar as bordas e depois as laterais em sua direção, usando as marcações que foram preparadas com antecedência.
Importante! Esse chapéu pode ser feito de jornal, não importa o material. Até papelão serve, mas lembre-se que é mais difícil de dobrar.
Com viseira
Certamente muitos se interessarão em fazer um chapéu com viseira, ou seja, um boné de verdade. Será útil em um dia quente, quando não houver mais nada à mão que possa proteger seus olhos e cabeça do sol, e não levará muito tempo para ser concluído.
Uma folha de papel ou jornal precisa ser dobrada nos cantos “fechados”, virando a borda inferior duas vezes. Do outro lado são feitos cantos especiais que vão fixar a posição atual do papel, após o que os planos deverão ser dobrados em sua direção, levando em consideração o tamanho da futura tampa.
Importante! Na hora de fazer qualquer chapéu, é preciso ter cuidado com as dimensões - claro, se for apenas um hobby, nada de ruim acontecerá se o produto for muito pequeno ou grande.Quando um chapéu é feito para uma criança brincar, ela pode ficar extremamente chateada pelo fato de o boné não caber em sua cabeça. Em vez de refazer tudo, você pode calcular imediatamente os parâmetros, pelo menos a olho nu.
A extremidade inferior agora precisa ser dobrada ao longo das bordas, e a partir dele formam-se peculiares cantos duplos, que posteriormente são embrulhados dentro da embarcação. Vire o futuro chapéu e dobre o canto maior até a borda inferior, enfiando-o atrás da “lateral”, como os cantos laterais.
Depois disso, você pode endireitar o chapéu original com viseira e colocá-lo na cabeça, esquecendo-se dos raios nocivos do sol.
De papelão
O papelão é um material muito denso, então você pode fazer uma verdadeira cartola com ele, que não perderá a forma e será um excelente presente para uma criança.
Para este modelo você precisará de várias ferramentas adicionais: arame, cola, tesoura e, se desejar, elementos decorativos - miçangas, fitas ou qualquer outra coisa.
Será muito importante medir com antecedência o perímetro cefálico, pois o papelão não pode esticar como o jornal.
No papelão você precisa desenhar um círculo igual ao diâmetro do perímetro cefálico, e também cortar o fio do mesmo tamanho. Afastando-se alguns centímetros do círculo, desenhe a aba do futuro chapéu. Um retângulo de papelão é feito de acordo com o tamanho do círculo menor, que é então dobrado em um círculo e fixado com cola ou pistola de cola.
Um pequeno círculo precisa ser colado no topo do círculo resultante.
Uma moldura exclusiva para o chapéu está pronta, você pode deixar assim mesmo ou forrá-lo com tecido e adicionar alguns detalhes decorativos.
Este chapéu tem um aspecto crível e bonito, por isso será útil não só para brincadeiras infantis, mas também para vários bailes de máscaras ou mesmo concursos de artesanato.
Papel ondulado
Outra opção chique — Este é um boné esportivo feito de papel ondulado. Primeiro, a folha de papel é dobrada ao meio e depois alisada novamente, após o que uma tira de cola não líquida é aplicada sob a dobra. Coloque uma tira de papelão ou qualquer papel grosso sobre ela para que fique um pouco de papel ondulado nas bordas. Essas bordas precisam ser dobradas nas laterais da fita e coladas nela.
Em seguida, você precisará cortar uma pequena tira de outra folha de papel crepom e aplicar outra gota de cola na borda. É colado na primeira folha de forma que a borda da base coincida com a borda da fita sem cola. A borda inferior da primeira folha é dobrada e outra tira de papel é colada nela. Em seguida, forma-se uma espécie de franja com uma tesoura.
Agora Uma dobra é feita ao longo da borda inferior do produto - a borda é dobrada para cima. Na área desta dobra é cuidadosamente colado ou preso com grampeador. Depois disso, você precisa colocar o chapéu na cabeça, juntar a parte de cima em um coque e prender - pegue com um cordão e afofe a franja. Elementos de decoração podem ser adicionados mediante solicitação. O chapéu está pronto!
Agora você conhece muitas maneiras de fazer um chapéu de papel para todos os gostos e níveis de habilidade.