O chapéu de mulher é um elemento do guarda-roupa que não deixa ninguém indiferente. Um chapéu clássico é um símbolo da elegância e do estilo de uma mulher.
Existem lojas especializadas onde você pode comprar diversos modelos de chapéus femininos. Porém, os designers nem sempre conseguem satisfazer os caprichos e desejos secretos dos fashionistas. Nesse caso, você mesmo pode costurar um chapéu feminino.
Nós lhe diremos como fazer isso.
O que é necessário para fazer um chapéu?
Ferramentas
Para costurar um chapéu com as próprias mãos ou melhorar o que você comprou, esse conjunto de ferramentas é necessário.
- Tesoura ou lâmina afiada. Necessário para cortar fios e vaporizar costuras. Você deve seguir rigorosamente as regras de segurança ao trabalhar com objetos pontiagudos.
- Conjunto de fios decorativos e práticos. Os fios decorativos não têm resistência suficiente em comparação com os práticos. Os dois tipos de linha são úteis para diferentes fins de costura.
- Conjunto de agulhas de costura. É melhor usar agulhas com diâmetro mínimo.Isso reduzirá a probabilidade de deixar marcas de costura no produto acabado.
- Moldura para cocar (imitação do perímetro cefálico). Você pode fazer o seu próprio com papelão grosso ou adquirir uma versão comercial.
- Alfinetes e grampos de cabelo. Com a ajuda deles, você pode avaliar rapidamente a aparência futura do produto. Eles também podem facilitar alguns processos de costura. Por exemplo, costurar elementos decorativos e assim por diante.
- Máquina de costura. É melhor usá-lo em vez de trabalho manual. Uma máquina de costura será capaz de fornecer costuras bonitas e decorativas na parte externa do produto, o que é extremamente difícil de conseguir costurando à mão.
Materiais
Você pode costurar um chapéu de quase qualquer material. Na maioria das vezes é jeans, veludo, feltro, etc.
Para trabalhar você precisará de:
- tecido medindo 50 x 50 centímetros;
- material para elementos decorativos adicionais (se houver).
Mesmo que o material seja muito macio para manter sua forma geral, ele pode ser usado.
Referência. Ao trabalhar com tecidos moles, o produto utiliza “nervuras de reforço” que são costuradas por dentro.
Graças a esse segredo, você pode costurar um chapéu de quase qualquer material!
Também há ideias para costurar chapéus com isolamento embutido (almofadas) para as orelhas. Isso parece um pouco estranho, mas eles podem ser desconectados da composição geral. Isso expande ainda mais a gama de materiais utilizados.
Como costurar um chapéu com aba
Um chapéu clássico, no sentido usual da palavra, é um chapéu com aba. As “abas” são geralmente chamadas de saliências circulares horizontais na parte inferior do cocar.
Qualquer processo de costura começa com o trabalho nos detalhes futuros do chapéu e a criação de um padrão.
Detalhes do chapéu e seu padrão
Um chapéu clássico consiste nas seguintes partes:
- inferior (superior);
- coroa;
- Campos.
Cada elemento é cortado separadamente.
Instruções para execução do trabalho
- Aplique todos os elementos necessários do futuro chapéu em um pedaço de tecido. Marque onde eles se conectam. Isso o ajudará a realizar o trabalho com mais rapidez e evitará confusão no processo.
Conselho. É melhor adicionar 0,5 centímetros de reserva. Isso ajudará a evitar erros no design das peças. O excesso de tecido pode simplesmente ser removido posteriormente.
- Recorte todos os elementos. Use uma tesoura ou uma lâmina de barbear.
- Costure todas as peças juntas.
- Deixe as costuras decorativas para a etapa final do trabalho.
- Se o chapéu tiver elementos decorativos anexados, fixe-os por último no chapéu. É melhor não usar cola. Não dará a resistência necessária ao produto, mas pode estragar a aparência. Confie a conexão das peças às roscas.
Feito! O chapéu da moda DIY está pronto!
Dicas de costura
- Depois de concluir todo o trabalho, certifique-se de verificar se há grampos ou grampos esquerdos no chapéu.. Você pode usar um ímã para detectá-los. O campo magnético deixará claro que há um objeto de metal no chapéu. É mais fácil retirá-lo em casa do que fazê-lo com urgência quando esse problema é descoberto na hora de montar um look fashion.
- Recomenda-se lavar o chapéu.
- Seque o produto sobre uma armação de cocar (simulando o perímetro cefálico). Isso permitirá que as costuras fiquem mais apertadas e mais fortes, mas não tornará o chapéu menos confortável na sua cabeça.