O outono não é apenas um céu choroso sob os pés. Este é um carnaval colorido de flores, frutas vermelhas, frutas e vegetais. Esta é uma exuberante dispersão de folhas douradas. Esta é a época das matinês e das férias de outono para crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental.
Decorando um chapéu para o baile de outono
As crianças aprendem canções e poemas, e os pais preparam fantasias, em que o papel central é sempre dado ao cocar original. Um chapéu decorado com presentes da natureza complementará perfeitamente o traje e não é nada difícil de fazer você mesmo.
O que você vai precisar
Não há despesas com o chapéu e sua decoração. Todo o material utilizado é algo que pode ser emprestado do seu guarda-roupa, recolhido no parque ou cortado na dacha. Se você tem um chapéu de palha ou feltro pronto, ótimo, basta decorá-lo com flores, frutas, legumes, folhas e pinhas. As flores podem ser colhidas vivas, artificiais, secas, de tecido, de papel.
Para decoração precisaremos dos seguintes espaços em branco:
- folhas de bordo, samambaia e outras plantas;
- frutas plásticas; flores artificiais;
- bolotas, cones;
- escovas de sorveira;
- Cola PVA, supercola;
- fio flexível;
- fios com agulha;
- fantasia;
- paciência.
Se não houver um cocar adequado, com um pouco de esforço, crie um a partir de embalagens de papelão comuns usando agulha e linha ou supercola. Você precisará de papel colorido para colar ou papel de presente (embalagem) para drapejar.
Vamos começar:
- recorte um círculo de papelão com o mesmo diâmetro da largura do campo que você precisa fazer, por exemplo, 32 cm;
- dentro contornamos e recortamos um segundo círculo de menor diâmetro - 20 cm para o fundo;
- do papelão restante recortamos uma coroa de 11 cm de altura e 63 cm de comprimento;
- costure as bordas da coroa e depois a parte inferior com a coroa;
- costuramos a aba do chapéu ao produto resultante;
- Cubra tudo com papel colorido.
Importante! Em vez de papel colorido, você pode pegar papel de embrulho e cobrir separadamente a aba e a parte superior do chapéu, pendurando um pouco nos locais de volume “extra”. O resultado será melhor se usar tecido fino como cetim, seda ou organza.
É isso, o cocar está pronto. Agora vamos pensar no conceito geral da decoração e nos detalhes que vão enfeitar o chapéu.
Opções de decoração de chapéu
Em primeiro lugar, é preciso decidir o que deve sair disso - um cocar com algumas flores, um chapéu com várias frutas e galhos de um lado, ou uma superfície totalmente decorada. Dependendo disso, devem ser preparados elementos decorativos. Vejamos todas as três ideias.
Opção um – decorações mínimas:
- colamos várias folhas de bordo na aba e na coroa do chapéu, arrumando-as em forma de pétalas de flores;
- Colocamos várias frutas de plástico dentro, prendendo-as com um arame fino na parte de trás;
- ao lado da fruta, prenda várias folhas de samambaia, como penas em um chapéu;
- Se desejar, você pode adicionar flores próximas - vivas ou artificiais, bolotas, pinhas.
Importante! O fio que vai segurar os elementos decorativos pode machucar o couro cabeludo. Para evitar isso, cole um pedaço de papelão diretamente nas pontas, na parte interna do cocar.
Opção dois – decoração parcial:
- Pintamos vários cones em cores vivas, aplicamos uma camada prateada ou dourada por cima;
- prenda um cone no centro da parte inferior na parte superior;
- colocamos o restante em uma fileira um ao lado do outro e colamos com uma pistola de cola ou fixamos na coroa (não na borda) com fios, enrolando-os na base do cone;
- Você pode colar folhas ou flores entre eles.
Opção três - decoração completa e total do cocar:
- cubra a copa e a parte inferior da aba com folhas secas (ou de papel);
- Coloque pincéis de sorveira, viburnum ou sabugueiro no fundo de forma que toda a superfície fique coberta;
- prenda-os com arame por dentro;
- Decore a parte superior dos campos em toda a circunferência com pequenos frutos, uvas, flores, girassóis, alternando-os, é preferível usar substitutos artificiais leves.
Qual opção será mais aceitável para você cabe a você decidir. Temos certeza de que essas ideias se tornarão o ponto de partida para a fuga do pensamento criativo, e você e seus filhos criarão algo especial. E tudo o que podemos fazer é dar algumas recomendações para decorar o chapéu.
Algumas dicas
- Um pote de plástico que corresponda ao diâmetro da cabeça da criança pode servir como parte superior de um chapéu. Nela devem ser colados campos de papelão do tamanho desejado. O pote pode ser substituído por um balde de plástico ou um saco redondo de pipoca.
- Em vez de usar papel colorido, você pode enrolar o chapéu com barbante, espalhando-o uniformemente ao redor da coroa tratada com cola. Você pode molhar o barbante em alvejante com antecedência para obter um tom bonito.
- Se você usar folhas (por exemplo, bordo) na decoração, seque-as na prensa e corte o caule longo. Cole com cola PVA.
- Para criar uma flor milagrosa com suas próprias mãos, corte vários círculos de diâmetros diferentes do tecido e conecte-os no centro com uma conta. Os círculos não precisam ser perfeitamente uniformes. Uma forma ligeiramente irregular adicionará um toque especial. Uma linda flor é obtida por camadas.
- Miçangas, folhas de couro, caixas de castanhas abertas, rosas secas, espigas de centeio, joaninhas de buquês apresentados - tudo isso provavelmente será encontrado em casa e pode ser colocado em um cocar em uma composição sofisticada.
- Não sobrecarregue o chapéu do seu filho – o seu peso não deve ser um problema. Para decoração, leve flores e vegetais artificiais, pesam pouco. Lembre-se que o bebê vai a uma festa e um cocar pesado não permitirá que ele se sinta confortável.