O chapéu em questão era popular em todos os continentes, entre ricos e pobres, há cem anos. O chapéu cloche voltou da obscuridade hoje em dia e é um grande sucesso. É importante notar que na Rússia esses chapéus também encontraram admiradores.
O que é um chapéu cloche?
Sob o nome chique de “cloche” está um chapéu de mulher em forma de sino. Por isso ganhou esse nome, pois a palavra cloche significa “sino” em francês.
A criadora deste chapéu é a criadora de tendências, uma famosa estilista de sua época (que viveu em 1837-1927) Caroline Rebo. Esta foi uma jogada ousada, já que chapéus enormes estavam na moda na época.
O cloche se ajusta perfeitamente à cabeça, abas pequenas podem ser usadas endireitadas ou enroladas. Como esse estilo é muito adequado para cabelos lisos longos e curtos, na década de 20 do século passado entrou na moda o penteado “Eton” - são cabelos curtos e alisados.
O chapéu era muito popular; os designers de moda criaram ateliês para desenvolver novos modelos e competiram entre si. Em 1930, a moda desse cocar já havia passado. Isso se devia ao fato de o estilo das roupas ter mudado radicalmente, novos penteados terem entrado na moda e esse chapéu não ser adequado para todos os tipos de rosto. Este modelo manteve o seu domínio na moda durante cerca de 20 anos.
De que materiais são feitos esses chapéus?
Durante sua popularidade, o material para sua fabricação foi sentido. Hoje em dia, uma variedade de materiais é usada para produzir chapéus:
- sentido;
- couro;
- sentido (sentido);
- para baixo para baixo);
- têxtil;
- canudo.
As versões tradicionais dos modelos são costuradas com materiais que mantêm bem sua forma. Chapéus desse tipo são aquecidos na estação fria e leves no verão para proteger do sol. Os cloches são decorados de maneiras muito diferentes:
- pontos em zigue-zague coloridos;
- buquês em miniatura;
- véu;
- todos os tipos de fitas, laços, tiras.
Atenção: a decoração está localizada apenas de um lado. Quaisquer outros acessórios são apropriados para esse chapéu: lenço, luvas, miçangas, pulseiras.
Com o que eles combinam?
Em 1980, vários designers de moda, incluindo Patrick Kelly, voltaram novamente a sua atenção para o “chapéu cloche”; em 2007-2013, os costureiros regressaram a este modelo interessante.
Deve-se notar que Este modelo não é adequado para todos, muito pelo contrário. Este chapéu combina com mulheres esbeltas com características pequenas. É adequado para pessoas sofisticadas que selecionam cuidadosamente seu guarda-roupa e preferem um estilo extravagante.
O cloche cabe confortavelmente em estilos de roupas vintage. O chapéu pode ser usado com vestidos longos e soltos ou calças estilo pijama, mas também pode ser combinado com uma saia larga.Um lenço longo e esvoaçante ou, numa versão quente, uma boa de pele é um bom acessório.
O estilo retro combina bem com este cocar - vestidos de cintura baixa. No estilo urbano, há também lugar para um chapéu cloche com casaco reto ou jaqueta clássica. Um chapéu também seria apropriado com um casaco de pele curto e fofo. O único estilo que não pode ser combinado com um cloche é o esportivo.
O cloche pode ser usado puxado para trás da cabeça e a franja esticada, ou movido um pouco para o lado, ou pode ser movido para baixo sobre os olhos, então a ênfase na maquiagem deve ser na cor brilhante dos lábios.
Que lenço posso usar com ele?
Com um cloche de malha, um lenço da mesma textura e cor do chapéu seria uma excelente escolha. Um lenço de malha normal de estilo não muito volumoso também ficará bem, um lenço em forma de lenço na cabeça também será um excelente complemento para um chapéu.
Se você prefere chapéus clássicos, uma estola é adequada para você. É possível usar qualquer lenço comprido, o principal é que esse acessório seja um complemento e não distraia a atenção.
Exemplos de looks com chapéu cloche
Este acessório fica bem em qualquer esquema de cores. O principal é que combine com o estilo geral da roupa.
Para um estilo clássico, cores como preto, azul escuro e todas as variedades de cinza são adequadas. A cor café e os tons bege parecerão frescos e modernos. Chapéus nas cores bordô, esmeralda e roxo parecem luxuosos e nobres. Um chapéu bicolor parece interessante, com aba e coroa em tons diferentes.
Vejamos alguns looks com este cocar:
- Botas de cano alto ou acima do joelho, leggings e um casaco de corte reto acima dos joelhos criarão um look completo com cocar.
- Um vestido de verão longo, folgado, sapatilhas e um chapéu de palha com fita brilhante vão chamar a atenção para você.
- Sapatos pretos de couro envernizado com salto, terno clássico: saia e jaqueta justa com cinto em tons suaves, chapéu preto - uma imagem maravilhosa de uma empresária.
- Vestido bainha, bolsa pequena com cinto longo, botins de salto alto e cloche são uma opção digna de coquetel.
- O chapéu ficará bem com uma capa de chuva, um casaco clássico ou um casaco de pele comprido. Mas ainda este acessório veio de um passado distante e deve ser usado com roupas próximas daquela época.
Você não deve experimentar jeans, casacos de pele de carneiro, jaquetas normais ou jaquetas de penas. Apesar da variedade de modelos, esse tipo de chapéu não é muito popular entre as pessoas.
Em diferentes momentos, o chapéu cloche foi usado por Marlene Dietrich, Greta Garbo, Marion Davis, Angelina Jolie, Sarah Jessica Parker e Victoria Beckham. Dê uma olhada nesses modelos. Talvez seja justamente um acessório como o chapéu cloche que falta no seu guarda-roupa.