Como é chamado o chapéu vietnamita?

Chapéu vietnamitaMuitas vezes o cocar é o cartão de visita do país. Quando você ouve a palavra “Vietnã”, você imediatamente imagina campos verdes e camponeses com cocares originais de cores claras colhendo arroz. Qual é o nome do chapéu que desde tempos imemoriais protegeu os trabalhadores vietnamitas do sol e da chuva e continua a fazê-lo até hoje - sobre isso em nosso artigo.

Chapéu vietnamita

Um cocar cônico feito de grama seca ou folhas de palmeira é chamado de não. O material para tecer são folhas largas de plantas tropicais, que o sol quente seca com varas de bambu brancas e tratadas. Está firmemente fixado na cabeça com uma fita de seda.

Chapéu não la

Existem dois tipos de chapéus:

  • Não la – chapéu de folha, modelo mais comum.
  • Não bai embora - chapéu-poema. É assim chamado porque o mestre aplica poemas na superfície externa, que só pode ser vista na luz.

Importante! As variedades de não-chapéus não são apenas cônicas; o non kuai thao, comum no norte do país, é plano e tem uma aba pequena.

Non la é tecido apenas à mão e a habilidade do artesão deve ser alta, caso contrário as falhas ficarão visíveis para todos. Algumas aldeias vivem deste comércio. As crianças aprendem com os pais como limpar, secar, prensar, dispor e costurar folhas. Resumidamente, o processo pode ser representado da seguinte forma:

  • coleção de folhas verdes de palmeira;
  • passá-los em metal aquecido;
  • tratamento com queima de enxofre contra mofo, insetos e fixação da cor branca das matérias-primas;
  • conectando 16 aros de bambu para a moldura do chapéu;
  • colocação passo a passo das folhas e costura com linha forte.

Um cocar vietnamita sempre parece não ter sido tocado por uma mão humana, mas um mago desconhecido criou tal perfeição. Os pontos são uniformes e precisos, as juntas nunca são visíveis, o formato não la e o comprimento dos campos são ideais.

Referência! Existem chapéus semelhantes em outros países asiáticos: China, Coreia, Japão, Camboja. Tem um nome diferente, mas o formato cônico é o mesmo para todas as variedades.

História de origem

A aparência do estilo original do chapéu está associada a uma antiga lenda. Conta a história de uma certa mulher, alta e bonita, que apareceu em diferentes povoações. A natureza era favorável às viagens: quando se aproximava, em vez de nuvens e chuva, um clima maravilhoso se instalou imediatamente. Na cabeça ela tinha um chapéu maravilhoso feito de folhas e bambu.

Garota com chapéu vietnamita

Os vietnamitas aprenderam com ela como cultivar campos, cultivar árvores, vegetais e frutas. Chegou um momento que a mulher parou de aparecer, desapareceu, e ninguém sabia por que isso aconteceu. Mas todos tinham certeza de que a feiticeira estava agora no céu.Para se proteger do calor e do mau tempo, das adversidades e das doenças, os habitantes do país começaram a fazer os mesmos chapéus da sua padroeira. A crença em seu poder milagroso ainda vive entre as pessoas.

Chapéu asiático nos tempos modernos

Non la é conveniente, prático e ajuda em muitas situações da vida:

  • protege do sol escaldante;
  • servirá de guarda-chuva na chuva;
  • vai disfarçar o espelho na parte interna dos chapéus de algumas meninas;
  • usado como cesto para frutas e legumes;
  • após imersão em água levemente espremida, esfriará o calor;
  • se tornará, se necessário, um recipiente para transferência de água.

Chapéus vietnamitas

Até agora, a grande maioria da população permanece fiel ao cocar nacional. Certamente, O chapéu vietnamita é querido principalmente pelos residentes das províncias. Jovens e velhos nas cidades e aldeias vão para não-la. Os jovens o usam para declarações de amor - uma garota encontrará notas e poemas em um chapéu doado, ou um non bai tho com versos românticos é imediatamente comprado para seu amado. Os jovens das grandes cidades se vestem de maneira diferente. O cocar nacional é usado em feriados ou datas. Afinal, é muito conveniente se esconder dos olhares dos transeuntes ao beijar.

Chapéu vietnamita para uma garota moderna

Os turistas ficam sempre felizes em comprar non la e trazê-lo de suas viagens como lembrança. Os cocares originais inspiram os designers a usar esses itens no interior e a criar lâmpadas estilizadas grandes e pequenas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano