O chapéu é um item glamouroso e fofo para meninas e mulheres, que, sem dúvida, sempre chama a atenção de outras pessoas. Além disso, protege do vento e de precipitações inesperadas, ao mesmo tempo que combina perfeitamente com a imagem escolhida.
Mas como entender essa variedade de espécies diferentes? Como escolher um chapéu perfeito para você? Você aprenderá sobre tudo isso neste artigo.
História dos chapéus
Os primeiros chapéus que surgiram na Idade Média na Europa eram de abas largas.
Segundo a lenda, serviam para proteger as cabeças dos habitantes da cidade do fluxo de resíduos, que naquela época era atirado pelas janelas direto para a rua.
Mas já no século XIX, os chapéus perderam o significado original e se transformaram em um acessório de moda que ainda hoje é popular. Os aristocratas os usavam para proteção do sol, indicando assim sua origem nobre.
Diferentes modelos de chapéu
Aba larga
Os já mencionados chapéus de abas largas - versão clássica, que pode ser combinado com quase todas as roupas. Por exemplo, com jaquetas de couro, casacos ou suéteres.Os modelos de feltro são usados com jaquetas biker, complementando o look com salto.
Importante! Observe que meninas com sobrepeso não devem escolher esta opção - um chapéu pode enfatizar quilos extras e parecer ridículo. Mas o modelo é ideal para fashionistas esguias, valorizando a elegância de seu formato.
Gaúcho
Este chapéu de borda plana e coroa plana era extremamente popular na década de 1970. Este modelo combina com um look urbano chique ou com um traje clássico de negócios. Será um belo complemento para um traje de escritório, graças ao seu rigor e design lacônico.
O gaúcho também pode ser usado com roupa de noite, complementando com sapatos de salto baixo.
Fedora
Este modelo possui bordas suaves e não muito largas. A coroa, que tradicionalmente tem três dentes, é enrolada com fita.
Essa opção combina bem com looks “ousados” e jovens. Uma excelente solução seria usá-lo no verão para se proteger do sol e deixar seu look mais fashion e estiloso.
Uma das variações do fedora é o tribble. No início, esse acessório era considerado exclusivo para homens, mas depois de um tempo ganhou o reconhecimento da metade feminina da humanidade. Na maioria das vezes pode ser encontrado em tons marrons.
Cloche
O nome deste chapéu traduzido do francês como “sino”, que seria sua descrição ideal.
A coroa deve ser entrelaçada com uma fita, que antes tinha um significado especial - com sua ajuda era possível saber o estado civil da mulher.
No nosso tempo este modelo está em tendência, O estilo retrô está constantemente ganhando popularidade devido à sua discrição, mas ao mesmo tempo originalidade duradoura.
Tábua
Este tipo de chapéu é muito fácil de reconhecer mesmo para quem desconhece completamente esta área - não tem aba e é preso à cabeça com grampos de cabelo ou grampos. Geralmente tem formato redondo ou oval.
Em momentos diferentes, esses modelos foram introduzidos na moda por duas celebridades diferentes - primeiro Greta Garbo e depois Jacqueline Kennedy. Muitas mulheres admiravam essas pessoas, prestando homenagem ao seu gosto e elegância.
Panamá
Este chapéu de palha leve é perfeito para os meses mais quentes porque protege do sol e combina bem com roupas de verão. Além disso, é muito despretensioso no transporte.
Vestidos leves, camisetas, sandálias - todos esses são os melhores amigos do Panamá. Mas você não deve usá-lo com roupas ou ternos clássicos estritos - essas coisas pertencem a estilos diferentes e juntas parecerão desarmônicas.
Jogador
Outro modelo comum é o chapéu-coco, que pode ser usado com casaco ou com jeans.
Na maioria das vezes, esses chapéus são feitos de feltro. A moda para eles veio dos uniformes policiais., e depois difundido entre a classe média.
Uma boa opção seria combiná-lo com roupas de negócios - seria apropriado usar esse chapéu no escritório ou em uma reunião importante.
Torta de porco
Chapéus desse estilo foram ignorados imerecidamente pelas mulheres por muito tempo. Têm copa reta e baixa e aba curva, lembrando uma torta de porco.
Eles ganharam popularidade graças aos artistas de jazz do século XX, que frequentemente apareciam com esses chapéus em seus shows. Este modelo pode ser usado com quase todas as roupas, tanto com camisas e calças clássicas, quanto com camisetas da moda.
Homburgo
O modelo Homburg apareceu pela primeira vez na Alemanha.Seu diferencial é o vinco na coroa e a fita semi-seda. O material desse chapéu geralmente é de feltro.
É perfeito para looks retrô e românticos. Combina com jeans, tênis e camisas de verão.
Chapéus tiroleses
Este modelo original vem do Tirol Alpino. Há um cordão na coroa e uma pena ou borla está presa de um lado. A cor comum deste chapéu é verde.
Combina bem com casacos escuros e botas clássicas de salto.
Agora você sabe que tipos de chapéus existem, quando surgiram e o que é melhor usá-los. Assim, fazer a escolha pelo melhor modelo será muito mais fácil, e o resultado certamente não irá decepcioná-lo.