Desde a história antiga, as pessoas usam chapéus. Hoje se conhece um grande número de variedades, utilizadas tanto para complementar trajes estilizados quanto para o uso diário. Eles diferem nos materiais de que são feitos, bem como nas formas e estilos. Você deve escolhê-los com base nas características de aparência, bem como na funcionalidade atribuída a este cocar.
Chapéu - o que é isso?
Um cocar que possui uma coroa que cobre a cabeça e abas de larguras variadas é chamado de chapéu. Eles são projetados para proteger do vento, do frio e das intempéries ou da luz solar direta. Cada acessório é individual, difere em estilo e método de costura. Freqüentemente, materiais diferentes são usados para dar ao cocar uma determinada forma.
Freqüentemente, os chapéus são decorados com vários elementos decorativos na forma de fita de cetim ou seda, lenço, pena ou miçangas. O capacete adiciona elegância a qualquer conjunto escolhido.
O principal é escolher o estilo de acessório certo para o seu guarda-roupa. Um cocar escolhido incorretamente pode arruinar completamente todos os esforços para montar um conjunto original.
As primeiras menções aos chapéus surgiram na época da Grécia e Roma Antigas. No dia a dia, homens e mulheres andavam sem chapéu, mas nas viagens, para se protegerem do sol escaldante, usavam produtos de feltro com aba média.
Os primeiros acessórios de palha com abas de várias larguras surgiram nos séculos XV-XVI. Desde então, começou a era do seu uso ativo por homens e mulheres. Passaram a ser utilizados como elemento decorativo do guarda-roupa, e não apenas para proteção das intempéries.
Variedades, propósito
Hoje, graças aos esforços dos designers de moda modernos, um grande número de estilos é conhecido. Os mais populares deles são:
- palha de aba larga (confortável, cobrindo o rosto e a maior parte do corpo dos raios solares, antes usado apenas por camponeses pobres dos países do sul);
- Panamá (um acessório confortável e macio que pode proteger do sol escaldante e ser um excelente complemento para o seu look do dia a dia);
- jogador de boliche (um chapéu clássico que confere elegância à imagem e denota o gosto impecável de seu dono);
- fedora (um fedora modesto e simples permite obter um look casual estiloso, que se distingue pela excentricidade e originalidade).
Os estilistas aconselham a escolha de um produto com base nas preferências estilísticas do vestuário e de acordo com as necessidades funcionais da futura proprietária do acessório de moda. Um cocar selecionado incorretamente pode arruinar completamente todo o seu visual.
Você só precisa tomar a decisão de escolher um chapéu depois de ajustar cuidadosamente e pensar nos looks com elementos do seu guarda-roupa existente.
Materiais de fabricação
O material tradicional para fazer chapéus é o feltro. É uma fibra quente e confortável feita de pêlo de coelho ou penugem de ovelha. Esses produtos mantêm bem a sua forma e protegem bem do vento e das intempéries.
Hoje existem diversas tecnologias para confecção de acessórios de feltro. Eles são costurados com fibra natural ou são usados aditivos de fios sintéticos. Além disso, o feltro pode ser feito inteiramente de materiais sintéticos, o que torna o produto final mais barato.
Além disso, os chapéus vêm de:
- canudos (geralmente de aba larga, protegendo do sol e permitindo que o couro cabeludo “respire” sem impedimentos);
- têxteis (material leve e respirável é ótimo para modelos de verão);
- couro (material pesado e difícil de deformar, geralmente são feitos chapéus com ele, estilizados para lembrar algum tipo de fantasia).
Os têxteis também são feitos de tecidos artificiais com tratamentos químicos adicionados para melhorar a funcionalidade do chapéu. A tecnologia é bastante simples e não requer grandes investimentos. Os chapéus tornam-se mais acessíveis para compra como resultado dos preços mais baratos.
Os chapéus são geralmente decorados com vários elementos na forma de fitas ou laços. Geralmente é uma fita de cetim que combina com o cocar. Mas também existem modelos originais que utilizam penas, miçangas, laços e muito mais.
Como usar?
Hoje, os chapéus estão no auge da popularidade. Porém, muitos ainda acreditam que este produto não é para todos. Isso é um equívoco, pois agrada a todos se combinar corretamente com a aparência do proprietário e com o conjunto que ele escolheu.
Você pode usar chapéus com qualquer coisa e como quiser. Um look empresarial rigoroso será perfeitamente complementado por um chapéu clássico de aba pequena, ligeiramente curvado para cima. E o estilo urbano descontraído vai bem com cocares octogonais. Um look casual mais clássico pode ser facilmente combinado com chapéus de palha, enquanto os looks de verão ficam bem com chapéus de palha, tecido e feltro de abas largas.
Qualquer versão do cocar escolhido pode ser combinada qualitativamente com itens de guarda-roupa existentes, obtendo um visual elegante e original. Da grande variedade de acessórios apresentados nas lojas, qualquer pessoa pode escolher exatamente o que gosta. O chapéu está na moda hoje, então fique à vontade para montar looks estilosos para o dia a dia e partir para conquistar esse mundo.