Todas as nações têm suas próprias roupas nacionais, cujos detalhes refletem a história de sua origem. Os cocares receberam um lugar especial na aparência: quanto mais brilhante e rico o cocar parecia, mais nobre a pessoa parecia. O solidéu une várias nações, cada uma delas tem suas diferenças de corte, altura, formato e imagens, mas tem um nome. Costuma-se fazer 4 tipos diferentes, para ocasiões da vida; para casamentos fazem-se ouro, para funerais fazem-se preto, para leitura de orações fazem-se brancos. Há um século, era possível distinguir um guerreiro de um pastor, o chefe de uma aldeia de um pária, pelo chapéu. Você pode criar seu próprio cocar com suas próprias mãos, usando papel e tintas.
Fase preparatória
Antes de iniciar a produção prepararemos o material e ferramentas; para isso você precisará de:
- papel;
- tesoura;
- tintas e pincel;
- cola de papel ou cola em bastão;
- conjunto de papelaria (régua, lápis, borracha).
Importante! Prepare sua área de trabalho mantendo tesouras e cola fora do alcance das crianças.Verifique o funcionamento da tesoura em qualquer papel, se estiver cega rasgará o papel, estragando a peça.
Que papel escolher para um solidéu
Na hora de escolher o papel para produção é preciso estar atento à sua densidade, o papel não deve ser muito grosso, mas nem muito fino. O papelão pode ser usado na borda interna, mas não em toda a peça. Na falta de papel colorido, pode-se usar papel branco comum, bastando pintá-lo na cor desejada.
Modelos de solidéu de papel
Qual é a diferença entre os solidéus tártaros e uzbeques?
No mundo moderno entre Cocares tártaros, Kalyapush, um cocar em forma de cilindro baixo com borda dura, tornou-se mais comum. É feito de veludo, mas antigamente existiam outros tipos de tecidos. A cor é principalmente escura, azul, preta, verde escura, decorada com bordados de vários elementos, além de miçangas e pérolas. Quanto mais cara a decoração do chapéu, mais nobre é a pessoa e mais respeito ela goza.
Outro aspecto importante no cocar tártaro é a costura do forro: na costura dos dois tecidos é usado um encaixe de linha torcida, e anteriormente era usada crina de cavalo. Isso torna o aro mais apertado.
Calota craniana uzbeque Ao contrário do tártaro, tem formato quadrado e topo em forma de cone. O tipo mais comum de cocar Chust é feito apenas de tecido preto para os homens e branco para as mulheres. O ornamento aplicado significa proteção contra espíritos e, segundo a lenda, confere força e longevidade.
Outra definição de calota craniana é uma yurt; a habitação do povo uzbeque corresponde totalmente à forma do cocar. Os chapéus masculinos não são multicoloridos, ao contrário dos chapéus femininos, que podem ser decorados com todas as cores do arco-íris.
Como fazer um solidéu tártaro de papel
Para produção precisaremos de:
- uma folha de papel grosso (papelão é aceitável);
- tesoura;
- tintas e pincel;
- lápis;
- fios grossos brancos e um furador;
- medidor de alfaiate (para medir o tamanho da cabeça).
Em uma nota! Se não houver linha grossa, pegue uma linha simples e torça-a em várias camadas. Neste caso, você pode substituí-lo por cola.
No papel desenhamos um esboço do futuro produto, com base nas dimensões retiradas da cabeça. O cocar tártaro tem formato cilíndrico, portanto é necessário um círculo para a parte superior e uma faixa retangular para criar a borda.
Recorte as peças e pinte-as de escuro. Após a secagem, com linha e furador, costuramos os elementos com uma costura externa, o que dará um enfeite ao produto. Você pode fortalecer o aro inserindo uma tira adicional. Pinte padrões na borda e na parte superior do chapéu.
Como fazer um solidéu de origami uzbeque sem papel com suas próprias mãos
Para criar um cocar você precisará de:
papel (um pouco grosso);
- lápis;
- tesoura;
- cola;
- medidor de alfaiate.
É necessário fazer um molde do modelo em uma folha de papel, é composto por 1 parte, que posteriormente é montada em um cone. Tendo previamente medido o tamanho da cabeça, utilizando um medidor.
Então você precisa colar os componentes para formar um polígono. A decoração do chapéu é baseada no próximo evento, podendo ser com padrões dourados ou brancos. A cor do modelo em si é dividida em preto para homem e branco para mulher.
Esquema para fazer um solidéu de papel usando cola
Além do origami, você também pode fazer um solidéu com cola. Para fazer isso, siga as instruções.
Em uma folha de papel grosso, desenhe um círculo com diâmetro de 18 cm e um retângulo com largura e comprimento de 5 * 56 cm. Você pode fazer 2 ou 3 tiras e colá-las em uma se não tiver uma folha grande .Adicione linhas de dobra em toda a circunferência do círculo, em forma de dentes, que posteriormente serão fixados no aro. E também desenhe um recorte para dar um formato cônico.
- Recorte os detalhes. Conecte o círculo ao longo da linha de recorte com cola, formando um cone plano.
- Conectamos o cone e o aro, para isso dobramos os dentes e cobrimos com cola. Aplicamos uma tira ao longo de toda a circunferência do cone. Cole as pontas da tira.
- Decoramos o solidéu resultante usando recortes de papel de vários padrões. Não se esqueça que cada enfeite aplicado carrega seu próprio simbolismo.
- Em papel colorido ou papel branco comum, recorte detalhes para decoração. Use padrões ondulados na faixa de cabeça. A parte superior do cocar é decorada em forma de padrões rochosos.
- Usando cola, fixe o enfeite no chapéu.
Como decorar um solidéu de papel
Para aplicar um enfeite em um cocar, é possível usar desenhos de papel e linha. Diferentes tipos de padrões são usados para diferentes nações, cada símbolo carregando um certo significado.
Usando cola, você pode fixar as contas nas partes superior e lateral. Você pode usar linha para criar um enfeite separado, bem como ocultar os pontos de colagem.
Aplique padrões no topo do cocar de acordo com os requisitos nacionais.