Padrão Kokoshnik

padrão kokoshnik A primeira menção de um cocar extravagante na Rússia remonta ao início do século X. Naquela época existiam diversas variedades desta decoração. E somente nas crônicas do final do século XIV foram designados como um único tipo de cocar. O traje das mulheres russas da época incluía necessariamente um kokoshnik. Diferia em suas formas, métodos de fabricação e decoração.

IMPORTANTE! Apenas as mulheres casadas eram obrigadas a usar kokoshniks. Naquela época, quando era considerado um item de uso diário e não festivo, o kokoshnik era um certo indicador de status social.

Formas de Kokoshnik

Dependendo da área, tinha diferentes formas.

formulários

  • Na parte central países este crescente. Simples ou figurado, como pétalas de flores, borda. Às vezes na forma de um triângulo.
  • Nas terras do norte Foi Rus' chapéu cilíndrico de topo plano.
  • Nos condados do sul é predominantemente cone.

IMPORTANTE! Com qualquer formato de kokoshnik, ele necessariamente tinha um tecido leve cobrindo o cabelo.Ou a parte superior era coberta com um lenço preso sob o queixo.

Hoje em dia, este cocar também não perdeu relevância. Ainda sendo parte obrigatória do traje folclórico, é necessária nos concertos, nas produções teatrais de contos de fadas, no cinema e nas festas folclóricas. É por esta razão que hoje muitas pessoas se perguntam como fazer elas mesmas um kokoshnik.

Isso não é difícil de fazer. E explicaremos como costurar um kokoshnik para uma menina com as próprias mãos.

Materiais e ferramentas para fabricação

materiaisPode ser fabricado de acordo com um esquema simplificado ou um tanto complexo. Nesse caso, algumas habilidades artísticas e de costura não serão supérfluas, mas o resultado será maior.

Para funcionar, você precisará do seguinte.

  • Cartão grosso.
  • Fio metálico durável.
  • Veludo, cetim.
  • Tecido chiffon ou véu. Tule também funcionará.
  • Uma máquina de costura ou a capacidade de costurar pequenos pontos à mão.
  • Lápis, tesoura e alicate.
  • Miçangas, pérolas artificiais, contas de vidro, strass, fios de prata ou ouro. (Sua contraparte artificial, é claro). Trança em relevo.

Como fazer um padrão

Nosso padrão ficará assim.

padrão

Visualmente, o padrão consiste em duas partes.

  • O semicírculo inferior com proporções de 14 por 15,6 cm é a parte suprafrontal.
  • O elemento superior em forma de meia-lua é o principal.

IMPORTANTE! Este padrão é universal. Por exemplo, as pétalas são desenhadas ao longo da borda superior. Mas você pode criar qualquer outro quadro.

Fazendo um kokoshnik

Opção simples

  • fabricaçãoO padrão deve ser transferido para papel transparente e traçado em papelão.

ATENÇÃO! O semicírculo inferior é a parte supra-testa, deve ser confeccionado em tecido acetinado. Não pode ser transferido para uma base de papelão.

  • Recorte a parte resultante. Esta será uma estrutura principal pronta se fizermos de acordo com um esquema simplificado.
  • Aplicamos nossa base de papelão no avesso do veludo. Trace e recorte. Deve haver dois desses espaços em branco.

IMPORTANTE! É necessário adicionar alguns milímetros de tecido ao padrão existente como margem de costura.

  • Costuramos pelo avesso, deixando a borda inferior aberta.
  • Viramos nosso acabamento de veludo para o direito e inserimos o formulário, ou seja, um pedaço de papelão, dentro.
  • A parte suprafrontal do cocar, que transferimos para papel transparente, mas não transferimos para papelão, é copiada em tecido de cetim. Processamos as bordas. É apropriado usar uma máquina especial, se não estiver disponível, você pode recortá-la com pontos perfeitos à mão.
  • A borda inferior do kokoshnik, reforçada com uma folha de papelão, é cuidadosamente costurada com pequenos pontos. Costure na parte suprafrontal.
  • Fazemos fitas, para isso cortamos o cetim em duas tiras largas e costuramos.
  • Alisamos e costuramos cada fita nas bordas do cocar, que se encontram na parte de trás da cabeça. Com a ajuda dessas fitas ele será fixado com segurança.

O jeito difícil

  • armação de arameQuando fabricado de forma mais complexa Usamos arame de metal em vez de papelão como moldura.
  • Disponibilizamos em torno de uma placa de papelão e garantimos que as formas e proporções sejam mantidas com um alicate. Claro, isso requer certas habilidades e destreza. Mas o produto será mais durável e resistente às intempéries.

ATENÇÃO! Ao trabalhar em um projeto complexo, não fazemos a parte suprafrontal em tecido.

Decorando o kokoshnik

Jeito fácil

Se aderirmos ao método de fabricação leve, então Será o suficiente para aparar as bordas com trança.

decoração

Costure ou cole miçangas, vidro colorido, pérolas artificiais ou strass no próprio produto na forma de qualquer formato ou elemento individual.

ATENÇÃO! Se, na hora de decorar, você pretende bordar padrões com fios análogos prateados ou dourados, isso deve ser feito com antecedência. A decoração é feita na parte frontal do nosso padrão de veludo antes de conectá-lo à parte traseira.

Opção complexa

Para uma produção complicada, será necessária resistência e paciência. A parte principal do produto acabado pode ser decorada, como no primeiro método.

decoração complexa

Mas com base em arame, o produto, como você lembra, não possui parte supra-frontal. Precisamos criá-lo usando colares de miçangas ou pérolas artificiais. Você pode amarrá-los em fios de seda compactados, cuja extremidade inferior é presa com uma grande conta em forma de gota. E prenda a extremidade superior ao produto. Eles precisam ser posicionados horizontalmente, perpendicularmente em toda a área da parte frontal.

Mas Este método causa transtornos, as contas vão se mover e tocar o cabelo.

No original, esses fios são entrelaçados com uma malha em forma de pequenos losangos. Isso é um pouco mais complicado, mas o resultado é praticidade e aparência estética.

IMPORTANTE! Independentemente do método de confecção da moldura (base de papelão ou arame), o verso do kokoshnik deve ser forrado com tecido (chiffon, brocado fino, tule).

O kokoshnik está pronto. Agora podemos usá-lo para o fim a que se destina e ficar lindo em qualquer festa à fantasia!

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano