Para criar um look espetacular e completo, você não pode prescindir de um atributo tão importante como o batom. Este é o elemento mais comum da cosmética decorativa que pode ser encontrado no arsenal de todo fashionista.
Já se foi o tempo em que as mulheres pintavam os lábios com uma mistura de óleos vegetais, óxido de ferro e argila vermelha. Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla gama de produtos decorativos para todos os gostos. Mas para se proteger de reações alérgicas, irritações e outros incômodos, na hora de comprar é preciso estar atento não só ao fabricante, mas também à composição do produto. Os produtos de qualidade devem conter exclusivamente cera de origem vegetal, óleos e corantes naturais e sabores seguros para o corpo humano.
Referência. Para reduzir o custo dos cosméticos, algumas marcas utilizam parafina, extraída da destilação do óleo, em vez de cera natural. É mais durável, mas menos ecológico. Cria uma película densa na superfície dos lábios, privando a epiderme de oxigênio.
Óleos vegetais
O segundo ingrediente, não menos importante, incluído nos produtos de qualidade. Os óleos naturais facilitam a aplicação do produto e nutrem profundamente a epiderme, deixando a pele bem cuidada, macia e elástica.
O mais comum:
- rícino. É obtido a partir de frutos de mamona por prensagem a frio. É encontrado com mais frequência do que outras opções na composição de diversos produtos para os lábios, pois é composto por 90% de ácidos saturados. Não oxida em contato com o ar, portanto não perde sua consistência original. Hidrata a epiderme, evitando a formação de descamação e microfissuras.
- Manteiga de karité. É obtido a partir dos frutos da árvore de mesmo nome. A composição inclui ácidos oleico e esteárico, que proporcionam hidratação, nutrição e leve rejuvenescimento.
- Coco. É obtido por prensagem a quente da fibra de coco seca. Rico em substâncias úteis - vitaminas A, E, C, ácidos graxos. Retarda as mudanças relacionadas à idade e tem um leve efeito peeling.
A última etapa são os testes de qualidade e segurança, após os quais os produtos acabados são enviados às gôndolas.
Ao adquirir qualquer produto cosmético ou de cuidado, deve-se estudar cuidadosamente a embalagem, prestando atenção especial aos termos pouco claros ou latinos - é assim que o fabricante pode disfarçar substâncias perigosas. Não se esqueça das características individuais do corpo, pois o produto pode causar uma reação alérgica. Uma escolha acertada o ajudará a evitar problemas de saúde, a proporcionar os cuidados e a atratividade necessários.