Máscara antivírus DIY feita de material não tecido

Você já percebeu que durante o aumento sazonal da incidência de ARVI, a máscara médica se torna um dos produtos mais populares nas prateleiras das lojas e farmácias? Assustados com a invasão de outro vírus, os compradores varrem tudo em questão de dias, às vezes horas. Mas o que fazer se você chegar a uma “análise head-by-side”, ou seja, tudo já foi comprado antes de você? Então só há uma saída: fazer uma máscara com as próprias mãos.

Como costurar você mesmo uma máscara protetora

Quando tive coceira e não tinha onde comprá-lo, abordei esse assunto de perto. Acontece que você só precisa gastar algum tempo (não mais que uma hora) comprando tudo o que precisa e alguns minutos no processo em si.

Qual tecido?

A maioria dos produtos é feita de material não tecido de três camadas. Decidi não entrar em detalhes sobre a camada intermediária com o nome interessante meltblown e decidi que, como último recurso, ficaria sem ela.

Ao fazer compras, lembrei-me de duas coisas importantes:

  • as plantas são revestidas com material não tecido, o que significa que está disponível em lojas de jardinagem;
  • A partir dele são feitas fichas médicas para ultrassom, então há um motivo para procurar na farmácia.

Não me atrevi a ir à “Horta” local porque lá normalmente ficam rolos de tecido no chão. Quanto custam e quanta poeira assenta sobre eles, não descobri experimentalmente e por isso fui direto à farmácia mais próxima.

Para ser honesto, eu esperava comprar um grande campo cirúrgico azul com um buraco, como comprei alguns anos atrás. Não estava lá, mas o farmacêutico ofereceu outra opção - uma fralda de 30 rublos medindo 90x60 cm, fiquei chateado, mas peguei. Quando cheguei em casa, dei uma boa olhada e percebi: é o que preciso e tem três camadas. A camada interna absorve bem a umidade, a externa repele e a do meio é muito parecida com um filtro.

01

O que mais é necessário?

Além do material, precisei de:

  1. Régua, caneta e tesoura.
  2. Máquina de costura.
  3. Dois elásticos de papelaria (bancários) para cada máscara. Comprei um pacote desses na papelaria por 36 rublos.

02

Ações passo a passo

Como as bordas da fralda não tinham camada interna, resolvi cortar alguns centímetros em todo o perímetro.

Depois de medir e cortar um pedaço de fralda de 20x15 cm, descobri que havia uma fina camada de algodão entre as camadas externas. Como o algodão era fofo e saía sempre, tive que processar as bordas da futura máscara em zigue-zague.

03

Coloquei um elástico na borda lateral, fiz uma dobra de cerca de 1 cm e costurei. Fiz o mesmo com a segunda borda.

04

Atenção! A camada externa é bastante “vulnerável”. Para evitar danificá-la, o degrau da máquina deve ser ajustado para o maior.

Resta franzir um pouco o tecido no elástico e experimentar. Voilá! O nariz e o queixo estão fechados, você pode respirar livremente.

5

Quanto custa uma máscara médica? Mínimo de 15 rublos, se for um lote grande. Os pequenos são mais caros. De uma fralda fiz 18 máscaras. Levando em consideração todas as despesas, o custo de 1 máscara foi de cerca de 3,5 rublos. Ao mesmo tempo, o empacotamento dos elásticos praticamente não diminuiu. Portanto, se você precisa urgentemente de proteção contra vírus, tente este método. Eu consegui e você também pode.

Críticas e comentários
A Anastasia:

Eles podem ser lavados?

Tatyana Kruchinina:

Olá! Eu tentei: a camada interna do filtro se quebra durante a centrifugação e rola como penugem em uma jaqueta. Então é melhor não fazer isso. Se quiser uma máscara reutilizável, faça tudo igual ao artigo, mas com material não tecido comum, que se vende em loja de jardinagem. Role em 2-3 camadas dependendo da espessura, ziguezagueie nas bordas e siga as instruções. Antes de costurar ou antes de usar, é melhor lavá-lo com sabão (nunca se sabe onde o tecido acumulou poeira até comprá-lo). Boa sorte, não fique doente!

N Natália:

Por favor, diga-me de que é feita a camada externa da sua fralda? Ele deixa passar ar? Como comprei uma fralda e a camada externa era de polietileno, comecei a duvidar.

Tatyana Kruchinina:

Olá, Natália! Na minha embalagem estava escrito “película protetora” sobre a camada externa. Talvez seja polietileno, mas embora tenha usado máscaras durante vários dias de doença, não tive problemas respiratórios. O fato é que na parte superior, sob os olhos, perto da ponte do nariz (o rosto não é plano), o ar penetrará em seu interior. Isso se aplica a qualquer máscara que você mesmo faça: gaze de algodão ou qualquer outra. O que eu gosto nessa camada externa é que ela não deixará você entrar se alguém espirrar ou tossir em você, nem sair se você estiver doente. Mas em caso de dúvida, existe outra opção: 1. Depois de cortar as laterais da fralda, faça espaços em branco não 15*20, mas 30*20 (2 vezes maiores). 2. Separe com cuidado a camada que você “não gosta” – polietileno. 3. Dobre a peça de trabalho ao meio com o filtro voltado para dentro. Agora suas camadas externas serão as mesmas e o filtro interno será um pouco mais grosso. Depois você costura as bordas e continua de acordo com as instruções. Basta lembrar que a maioria dos vírus não vive no ar, mas em superfícies. Se você ajustar ou remover a máscara, lave as mãos. Depois de visitar qualquer local público onde você se agarre a corrimãos, maçanetas, etc. - a mesma coisa. Cuide de você e de sua família.

COM Sergei:

Qual é o sentido de tal máscara se o ar penetra nas fissuras e não através da camada de gaze de algodão???

P Paulo:

Nem uma única máscara, mesmo farmacêutica, se ajusta perfeitamente ao rosto, mas quando não há outras opções, mesmo a proteção parcial é útil.

Materiais

Cortinas

Pano