Para as crianças e adolescentes de hoje, existe uma grande variedade de diversões e tipos de artesanato. Bordados de diamante, tricô, bordados, tecelagem e muito mais. Na década de 80 a lista era bem menor, mas também havia opções interessantes que praticamente não são utilizadas hoje.
Artesanato do século passado: como foi?
Se você perguntar às nossas mães e avós o que gostavam de fazer na adolescência, com uma expressão sonhadora no rosto, elas vão falar sobre artesanato e formas de preencher o lazer com bordados. Naquela época não existiam lojas especializadas, que vende tudo que você precisa já em conjunto.
Para quem tricotava ou costurava, o processo era verdadeiramente criativo. Afinal, eles criaram um esboço e deram vida a ele.
Eles usaram objetos e materiais improvisados que já atendiam ao propósito pretendido. Apesar de tudo, temos coisas realmente exclusivas, que você não encontra nas lojas hoje.
Peixes e demônios de conta-gotas
Os tubos de dispositivos médicos provaram ser um material útil e conveniente. Com eles, as costureiras faziam lindos peixes com barbatanas longas. Geralmente eles eram pendurados sob um lustre para que a nave “flutuasse” nos raios da luz elétrica.
Muitas pessoas gostaram da ideia, então logo apareceram várias figuras feitas de tubos transparentes e macios. Na maioria das vezes eles faziam um demônio - a tecelagem densa no centro criava a ilusão de um corpo, e os braços e as pernas eram macios. O brinquedo pode ser pendurado ou colocado em uma prateleira.
Caixas feitas de cartões postais
Cartões grossos e coloridos na década de 80 do século passado quase tudo foi recolhido. Quando criança, adorava folheá-los, olhando os desenhos coloridos que enfeitavam os materiais impressos.
Os artesãos foram mais longe e decidiram criar uma caixinha a partir de cartões postais. As bordas foram costuradas com fios contrastantes em uma costura simples. As laterais e a tampa eram convexas e o produto parecia original. As meninas adoravam guardar seus “segredos” ou suas primeiras decorações neles.
Eles foram orgulhosamente exibidos em um lugar de destaque - na penteadeira.
Bolas e cortinas de ano novo em cartões postais
Quando havia cada vez mais cartões comemorativos e não adiantava guardá-los, as costureiras começaram a fantasiar e crie decorações originais para árvores de Natal com suas próprias mãos. Além disso, naquela época era difícil comprar lindos bailes de Ano Novo.
É importante destacar que devido à escassez, muitas famílias criaram elas próprias decorações para suas férias favoritas, a partir de materiais improvisados.
Quando a árvore foi decorada, eles começaram a criar cortinas a partir de pedaços de cartões postais em clipes de papel. À medida que surgiam cartões desnecessários, o número de fios na cortina aumentava. Com menos frequência, as donas de casa criaram uma cortina improvisada por tecelagem complexa, sem uso de clipes de papel.
Chinelos para pentes
Em muitas casas, até recentemente, no espelho do corredor era possível encontrar um pequeno chinelo feito de tecido ou fitas de cetim. Pentes foram mantidos nelepara não esquecer de pentear o cabelo antes de sair.
As costureiras teciam alegremente artesanatos semelhantes para si e para seus parentes, a fim de criar um conforto especial na casa e colocar o atributo necessário perto do espelho.
Edifícios de palito de fósforo
E isso já é um hobby para os meninos, embora muitas meninas também fizessem bordados semelhantes. Multinível incrível castelos e palácios foram construídos com fósforos comuns. É um material barato e de alta qualidade, ecologicamente correto, mas muito pequeno. É difícil trabalhar com ele. Além disso, foi necessário um local separado para não destruir a obra-prima resultante durante o processo.
Bolas e pingentes de arame
Eles foram criados a partir de densos fragmentos multicoloridos. Eles poderiam ser dobrados e usados como uma pulseira ou pendurados em um cordão em vez de um pingente. A tecelagem original deu ao produto um apelo especial.
Macramé
Não é muito popular hoje em dia, mas nos tempos soviéticos, o artesanato podia ser encontrado em quase todos os apartamentos. Eles criaram suportes suspensos para vasos, porta-pentes, bolsas e outros acessórios que deram aconchego ao lar.
Cunhagem
Os homens estavam envolvidos neste ofício e alguns até faziam pinturas sob encomenda. O princípio de funcionamento era extrusar um ornamento em uma chapa de metal usando uma ferramenta especial.
Para iluminar o local selecionado, por exemplo, para realçar os rostos das pessoas representadas, usei uma pasta especial. Esses artesanatos decoravam os apartamentos e casas dos cidadãos soviéticos.
Esgotamento
Artesanato favorito dos pioneiros soviéticos. A máquina especial ainda é vendida hoje, mas de pouco interesse para a geração de tecnologia informatizada. Enquanto isso, com a ajuda dessa criatividade, pinturas originais são criadas em um material ecologicamente correto - a madeira.
Cada artesanato é individual e Para entender qual é o mais adequado, é preciso tentar bastante. De qualquer forma, os produtos dão conforto ao lar e o enchem de amor.