Todos os anos, em meados de maio, quase metade do globo está nas telas de TV. Tudo por causa do concurso de música Eurovisão, que os residentes da Europa, Rússia e países vizinhos assistem e torcem pelos seus artistas favoritos. Todos os anos, entre os concorrentes há aqueles que são lembrados pelo público não só pela música inusitada, mas também pelos trajes extraordinários. Hoje falaremos sobre os malucos da moda da Eurovisão de diferentes anos.
Roupas que chocaram o público
Há muito que todos sabem que na Eurovisão as pessoas são saudadas pelas suas roupas. Uma boa voz não é suficiente para vencer a competição - apresente um número e figurinos inusitados. Os representantes da nossa classificação escolheram as roupas mais chocantes.
Dana Internacional, Israel (1998)
No final do século passado, a cantora israelense fez sucesso no palco da Eurovisão: pela primeira vez um transexual entrou no concurso de música. Alguns anos antes, Sharon (nome verdadeiro da artista) mudou seu gênero de masculino para feminino.
Naquela época, esse fato foi percebido como algo novo e até então não divulgado para todo o mundo. O público gostou muito não apenas das habilidades vocais de Sharon, mas também de sua imagem brilhante. O vestido sexy enfatizava a figura esguia da cantora, e a parte superior era enfeitada com um bolero irreal feito de inúmeras penas brilhantes.
Verka Serduchka, Ucrânia (2007)
O showman Andrei Danilko é conhecido em todo o CIS graças à imagem de Verka Serduchka - uma estrela incendiária em todos os sentidos. No Eurovision 2007, em Helsinque, a artista tinha uma enorme estrela prateada na cabeça e seu vestido brilhava tanto que cegou quem estava sentado no corredor. Apesar de Verka ter conseguido apenas o 2º lugar, ela foi lembrada na Europa. Este ano ela apareceu novamente na competição, ainda que como convidada.
Turquia Dustin, Irlanda (2008)
Em 2008, a Irlanda foi representada no concurso não por uma pessoa, mas por um personagem fantoche. O boneco de peru Dustin, popular na televisão irlandesa, com a música “12 pontos para a Irlanda” não subiu na classificação - a pontuação mais alta (7) foi dada ao filhote pela Estônia. O peru estava vestido com uma fantasia brilhante, garotas com penas na cabeça dançavam ao redor dele, mas isso não ajudou Dustin a chegar à final.
Cigano, República Tcheca, (2009)
Você encomendou um super-herói? Em 2009, a República Checa tinha um verdadeiro Super Cigano no seu arsenal! A banda tcheca Gipsy surpreendeu o público com a aparência chocante do vocalista de meia-calça vermelha e longa capa de chuva. Havia uma abreviatura roxa brilhante no peito do artista.
Os integrantes do grupo nunca esconderam a sua origem cigana e desta vez decidiram apenas enfatizá-la. Os caras ficaram em último lugar, ganhando 0 pontos. Desta vez não foi possível se destacar.
Thea Garrett, Malta (2010)
À primeira vista, você não consegue dizer o que há de errado com o figurino da artista Thea Garrett. A cantora apareceu diante do público com um vestido cinza até o chão com alças finas, decorado com renda. Tudo ficaria bem, mas quando a idade de Thea foi anunciada, descobriu-se que naquela época ela tinha apenas... 18 anos!
Então, ninguém ainda entendeu por que os estilistas escolheram uma roupa e um penteado para a jovem que a faz parecer ter 30 anos.
Conan Osíris (Portugal) (2019)
Este ano, o público do concurso lembrou o representante de Portugal - Conan Osiris. O artista apresentou sua composição com um manto de penas brancas e uma máscara dourada no rosto. Em uma das mãos do músico havia afiadas garras douradas. Pela originalidade e apresentação inusitada do material, Conan já foi apelidado de “o bárbaro de Portugal”.